01 abril, 2012

A directoria do Porto Canal será masoquista? Ou andará a dormir?

Esqueçamos, ou melhor, descontemos para o caso aqueles nortenhos desintegrados, sem espinha dorsal nem raízes, que não sentem mas tudo consentem aos centralistas, porque são tão bons ou piores do que eles. Não os ignoremos no entanto, e registemos na nossa memória, para justiça futura, os seus rostos e os seus nomes. 

Já agora, aproveito para recomendar à actual direcção do Porto Canal uma reflexão profunda sobre aquilo que pretende fazer do projecto de televisão para o Norte, porque ao que vejo, anda de portas escancaradas para esse tipo de criaturas, enquanto as mantém fechadas para pessoas que nunca renegaram as suas origens nem se venderam ao centralismo. Só para citar um caso [negativo], sugiro que não repita a gracinha de convidar o socialista Renato Sampaio e outros como ele, para falar sobre a regionalização, visto não ter deixado dúvidas a ninguém sobre a aversão que tem à causa, conhecidas que são as suas posições de apoio ao anterior governo PS, tão centralista como o governo actual do PSD.

A citação ao Porto Canal, parecendo a despropósito não é. De facto, continuamos a não usar o canal para denunciar determinado tipo de condutas anti-democráticas que a RTP - canal pago com o contributo dos contribuintes -, continua a praticar com o FCPorto. Estas condutas vergonhosas continuam a ser uma constante na RTP, e contudo, parecem passar despercebidas à direcção do Porto Canal. 

Hoje, no telejornal da noite, o jornalista começou a informação desportiva informando o resultado do jogo do Sporting com o União de Leiria acompanhada de algumas imagens. Logo a seguir, quando anunciava a victória do FCPorto sobre o Olhanense, e olhava para o monitor esperando pelas respectivas imagens, as que apareceram nos écrans foram as do jogo entre o Benfica e o Braga e os comentários da praxe do bajulado treinador dos vermelhos de Lisboa. A seguir, passou ao automobilismo e do FCPorto, nada! Nem um pedido de desculpas.

Ontem, durante a transmissão do "programa desportivo" onde participam João Gobern e Bruno Prata, aconteceu algo hilariante: o resultado entre o Braga e o Benfica mantinha-se ainda empatado 1-1, quando inadvertidamente, as imagens mostraram o anafado comentador benfiquista a levantar com inusitada exuberância [via-se que se sentia em casa] o braço pelo golo que acabaria por dar a victória ao seu clube, provando a quem tinha dúvidas, o facciosismo reinante naquela casa, paga também com o dinheiro dos contribuintes de outros clubes...

Se comportamentos deste nível não são suficientes para se ter uma ideia do sectarismo instalado impunemente na RTP, não imagino quais podem ser. Mas, o Porto Canal, mais uma vez, deixou passar...Não há dúvida, somos Porto. Mas que Porto?

8 comentários:

  1. Relativamente aoPORTOCANAL ocaminho faz se caminhando e a massa que o Portocanal pretende "conquistar" não é toda portista ou toda futeboleira,portanto nada de demasiadas pressas e julgamento precipitados.

    ResponderEliminar
  2. Se efectivamente, quem paga e manda no Porto Canal é o FCPorto, francamente, não entendo esse tipo de informação! povavelmente é de gente que lá está a mais. Nós não queremos gente que lá esteja a mais, nós queremos gente que sirva o clube e a região.
    Gostava de saber, o que é que esse Júlio Magalhães lá anda a fazer?! a mamar mais uns euros, a fazer que faz... eu ainda não vi nada de novo no Porto Canal.
    Vamos continuar aguardar.

    Vitoria do FCP sobre o Olhanense de 2 a 0, num dos melhores jogos que eu vi este ano, vai-me deixar sempre expectante até o final do campeonato, pelas razões que todos nos já conhecemos.
    Vamos à frente e já não é a primeira vez, agora tudo depende de nós. Gostava de ser feliz aguardemos.

    Quanto a esse Balão de Ar Quente, um tal gobern da qual eu desconheço a raça: eu assisti ao programa e achava estranho que o bicho estava sempre olhar para o lado e a ralar-se pouco com os comentários que estava a fazer! mas depois, de se manifestar com o golo da vermelhada!... bom, esse senhor é um mau profissional, um porco, que só pode fazer aquilo porque a Vara que manda nos programas são da mesma raça. Estes f..... da, só podem estar a gozar com o meu dinheiro e do resto dos contribuintes que não são vermelhos.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO

    ResponderEliminar
  3. O caminho faz-se caminhando, "conquistando" quem nos tem andado a lixar e enchendo o canal de benfiquistas, que é para sermos meninos bem comportados, não é, caro anónimo?

    Assim como faz a RTP que é mais futeboleira que o Canal Benfica, vivendo à custa dos impostos dos cidadãos, não é sua eloquência? Sempre dentro das vossas regras, não é?

    Fosse eu a dirigir o Porto Canal e eu dizia-lhe o que fazia aos que lá chegassem com esse "discurso"...

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui Valente:

    Acredito que ambos pretendemos a mesma coisa (nós e não só)que oNorte e oFCP tenham verdadeira VOZ neste país lamentavelmente centralista.

    Divergimos é como lá chegar.

    No entanto não me parece que uma estratégia a fugir para o fracturante seja omelhor caminho tendo em conta sobretudo o contexto.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo,

    depreendo que você é daquelas pessoas que dá a outra face se alguém o agredir. Desculpe mas tenho uma dificuldade tremenda em compreender quem alinhe em esquemas falidos de como se chegar a qualquer lado.

    Não imagino que idade terá, mas o Salazar que governou Portugal com mão de ferro, que foi acusado de ditador, permitia assim mesmo que bancos e grandes empresas e companhias de seguros abrissem as suas sedes no Porto. Actualmente, em democracia [dizem eles]isso acabou, e os empresários do norte abrem as suas sedes em Lisboa para «não terem problemas» e estarem mais perto dos órgãos de decisão.

    É essa a linha que você propõe para o Porto Canal? Você ignora que o FCPorto é co-proprietário do canal e que tem toda a legitimidade para reclamar tempo de antena para o desporto [não é só futebol, como disse]. Eu acho inacreditável tanta ingenuidade! Ou então, você ainda não percebeu o que se está a passar.

    Pois fique a saber: se o Porto Canal seguir as mesmas "regras" dos outros canais, vai à falência! Escreva o que lhe estou a dizer, e depois passe por aqui.

    ResponderEliminar
  6. Finalmente,o porto canal falou do caso gobern, no programa "somos porto" mas foi muito soft para o meu gosto,mas sempre é melhor que nada,estes comentadores são muito fracos, o porto canal ou muda de rumo ou então,estou de acordo consigo, quando diz que o canal vai à falencia!
    Um abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  7. Estes anónimos, bonzinhos, com espírito cristão, que, não tenho dúvidas, são filhos de boa gente, mas não se sentem, serão capazes de explicar porque o tema Gobern foi colocado na agenda e discutido ontem? Porque reagiu hoje o F.C.Porto à vergonhosa capa do panfleto da queimada?
    Será que quer regressar ao passado do clube porreiro, desportista, fidalgo, mas que não ganhava nada?
    Com essa filosofia nunca aqui tínhamos chegado.
    A blosgosfera movimenta milhares de portistas e a grande maioria subscreve a teoria do Rui...

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Zé da Póvoa03/04/12, 19:17

    De facto o Porto Canal, neste momento, está a ser uma decepção. Tenho esperança que algo esteja a ser feito internamente para mudar o perfil da programção. Todavia não tenhamos ilusões, nunca será um "canalbenfica" de azul e branco. Tem que ter uma forte componente comercial, de outro modo
    torna-se inviável.
    Ontem à noite estava a dar um debate político cujo painel era constituido por 3 deputadas (1CDS;1PSD;1BE). Como é possível realizar um debate com intervenientes com este perfil? E os outros (PS e PC)
    não representam uma parte significativa da população? Assim acabou por ser mais um comício dos partidos do governo, pois a representante do BE, apesar da sua inconformidade habitual, acabava sempre por ser abafada pela dupla que chafurda no pote!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...