04 abril, 2012

Porto Canal, a despertar da hibernação? Se sim, ainda bem!

Enfim, já não era sem tempo! O FCPorto lá se decidiu a reagir às últimas notícias venenosas dos mesmos patifes de sempre [eufemisticamente conhecidos por jornalistas] que, como vem sendo hábito, desde há muitos anos, mais não visam do que desestabilizar o clube e o seu grupo de trabalho. A inveja tem destas coisas.

Fez muito bem Pinto da Costa, tal como nós aqui reclamávamos, usar o Porto Canal para desmascarar este tipo de situações, porque é também para isso que a televisão serve, tanto mais, num país onde a democracia a nível da comunicação social [e não só], está praticamente dominada pela mediocridade. Só ainda não morreu porque os portugueses continuam de costas voltadas para as questões de cidadania, sempre à espera que um D.Sebastião qualquer lhes resolva os problemas. Assim - custa-me dizê-lo -, têm o que merecem. A este propósito, nunca será demais recordar a petição que eu próprio lancei na Net no sentido de responsabilizar a direcção da RTP pela forma sectária e discriminatória como trata o FCPorto, e que em 3 mêses só conseguiu angariar mil e poucos votos... 

Portanto, saúda-se o regresso de Pinto da Costa à combatividade que lhe é peculiar e que fez dele o melhor dirigente português de todos os tempos e, sem exagero, um dos mais argutos do mundo. Mas, atenção, é preciso continuar esta luta, porque os nossos adversários há muito que esqueceram essa condição para se transformarem em nossos inimigos, e impiedosos. Por isso, inventaram o Processo Apito Dourado, que apesar de ter redundado para os autores num vergonhoso fracasso em termos jurídicos, não deixou de causar alguns incómodos ao Presidente do FCPorto, com cansativas deslocações a tribunais e as consequentes mossas na sua imagem. Com o Porto Canal atento e reactivo a estas frequentes investidas, talvez consigamos finalmente embaraçar seriamente os nossos inimigos. Levará o seu tempo, mas pode conseguí-lo. 

Curiosamente, ontem, Pinto da Costa falou no Porto Canal, e muito bem, nas constantes aldrabices publicadas pel' A Bola, hoje também reproduzidas parcialmente no Jornal de Notícias, onde desmentiu a saída de Victor Pereira, mas abordou igualmente as falsas notícias sobre entradas e saídas de jogadores, citando, por exemplo, o nome de Michu Pérez, jogador do Rayo Vallecano do qual diz nunca ter ouvido falar. Pois, é verdade. Mas é também verdade que a mesma notícia foi transmitida, quer pelo próprio JN, quer pelo jornal O JOGO de Joaquim Oliveira. Como se constata, mais uma vez, em matéria de comunicação social ninguém se safa, imitam-se uns aos outros para vender.

É verdade que o jornal A Bola é um nojo, e a mim incomoda-me sobremaneira saber que portistas como Rui Moreira e Miguel Sousa Tavares continuem a escrever nesses pasquins com o argumento de ser o jornal desportivo mais lido do país e como tal, poderem defender o FCPorto do lixo tóxico que lá se produz contra o clube. A mim, surpreende-me que, portistas com a credibilidade e o portismo que lhes reconhecemos continuem a cooperar com um jornal cuja linha editorial é manifestamente hostil ao FCP, e que nunca tenham pensado em se aliarem, numa acção de veemente repúdio contra esse estado de coisas, desistindo em bloco de colaborar com esse pasquim [é assim que ele é conhecido entre os portistas], enquanto o alinhamento não fosse alterado para padrões de outro nível. Sinceramente, não consigo compreender tal estratégia.

E, se os adeptos têm absoluta razão em chamar pasquim à A Bola, talvez ajude avivar a memória de alguns, ou esclarecer o grande público do que é afinal um pasquim:


1. Publicação difamatória.

2. [Depreciativo]  Jornal de baixa qualidade, sem importância. = JORNALECO




5 comentários:

  1. Finalmente alguma luz ao fundo do tunel,será que ouviram as nossas criticas,será que lêem os Blogs,particularmente o Renovar o Porto? Se sim,é bom sinal!Espero que seja o principio de uma informação/luta, ao serviço do Porto e do Futebol Clube do Porto,que bem precisam,face aos ataques dos pasquins de lisboa ao serviço do clube do regime!
    Um abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  2. Também espero que seja para valer e nos deixemos de comer e calar, armados em anjinhos. F.C.Porto forte dentro do campo, ok, estamos todos de acordo... Mas F.C.Porto atento, determinado e activo fora dele, é muito importante e nós gostamos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Lêm, lêm, caro Moutinho, e foi o próprio Pedro Froufe quem o disse no programa. Portanto, o nosso papel na blogosfera começa a ter alguma ressonância. Ainda bem.

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Vamos ter esperança.

    ResponderEliminar
  5. Já está melhor! mas ainda não chega.
    O balão de ar quente um tal J.gobern já foi dar banho ao cão; agora falta que a empregada do infantário, uma tal rouxinol de bico vermelho vá lavar pratos pra casa.
    O Porto Canal, tem ainda muito a melhorar... vamos ser pacientes e aguardar.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...