18 julho, 2012

O bispo que não se esconde

Manuel António Pina




O que o bispo D. Januário disse na TVI não foi, como clama o jornalismo de "soundbyte", que "este Governo é profundamente corrupto". Disse que "há jogos atrás da cortina, habilidades e corrupção, este Governo é profundamente corrupto nestas atitudes a que estamos a assistir". Há uma diferença essencial. E há uma desonestidade igualmente essencial quando se retiram da frase algumas palavras omitindo o resto.
Por coincidência, no mesmo dia o vice-presidente da Transparência Internacional afirmava que os envolvidos nas privatizações da EDP e da REN devem ser chamados a responder pelo que se terá passado "atrás da cortina". E, no dia anterior, fora noticiado que a PJ e o DCIAP fizeram buscas nos bancos ligados a essas privatizações, não decerto por estarem seguros de que tudo se terá passado sem as "habilidades" ou sem a "corrupção" de que fala o bispo.

A reacção do ministro Aguiar-Branco, tomando as dores dos "alguns" a quem D. Januário insistentemente se reporta, traiu-o: mandou o bispo escolher entre "ser bispo (...) e ser comentador político". O mesmo que Salazar queria que D. António Ferreira Gomes fizesse.

E imagino o que diria Aguiar-Branco se D. Januário também tivesse, como o bispo do Porto, condenado o "financismo 'à outrance'", o "economismo despótico", o "benefício dos grandes contra os pequenos", a "opressão dos pobres" e o "ciclo da miséria" hoje promovidos pelo Governo.

3 comentários:

  1. Sr Bispo D. Januário pelos vistos há muitos Embustes de Salazar neste governo, basta ver como todos nós somos tratados.
    Todos nós somos roubados pela maneira mais fácil de governar, porque estes senhores não tem ideias.
    Um sr ministro obstinado pela Troika, faz-me lembrar um tal senhor de 1640.

    Desculpem senhores governantes por sermos tão Piegas, isto é uma ingratidão para com os srs.

    Viva os Constâncios os Loureios, Limas, Sócrates e tantos outros patriotas deste país.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. neste artigo do Pina, o que tem mais piada é um quadradinho não assinado, com um torpe ataque ao bispo. Pela aragem, não ficam dúvidas de quem o escreveu.
    Cobarde e sonso como é, não assina

    ResponderEliminar
  3. Deacon Blue22/07/12, 12:30

    Acho muito bem que apareça uma pessoa com eles no sitio a falar da forma como D. Januario o fez.

    Com uma unica diferença, para mim, os actuais politicos no governo não são nem melhores nem piores que os anteriores! Para mim, é tudo igual! Cambada de corruptos, incompetentes e ladrões!

    Tudo farinha do mesmo saco como dizia a minha avó!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...