16 julho, 2012

A "vida fácil" dos outros




Os números são relativos a 2010, ainda antes do PEC 1, PEC 2 e PEC 3, do memorando da "troika" e do Governo PSD/CDS: 18% dos portugueses, segundo o INE, e 25,3%, segundo o Eurostat, estavam em "risco de pobreza", eufemismo estatístico que significa que viviam com menos de 421 euros/mês, ou seja, que eram pobres.

Entretanto, Passos Coelho chegou a primeiro-ministro, clamando que "os portugueses não podem suportar mais sacrifícios". Afinal, podiam: em pouco mais de um ano, o desemprego subiu de 10,8% para 15,2%, foram drasticamente reduzidas as prestações sociais, confiscados, contra todas as promessas eleitorais, os subsídios de férias e Natal a funcionários públicos e pensionistas e aumentado o IVA para 23%, subiram para valores incomportáveis as taxas moderadoras no SNS, reduziram-se até à irrelevância as deduções no IRS e IRC e as isenções no IMI, aumentaram brutalmente os transportes, a electricidade e o gás, despedir tornou-se fácil e barato, multiplicou-se o trabalho precário e sem direitos, regressou o trabalho infantil...

Hoje há 1,4 milhões de pensionistas a viver com menos de 500 euros/mês, 550 mil trabalhadores com 485 euros (431,6 após os descontos) e 416 mil desempregados não recebem subsídio de desemprego. Tudo isto, como explicou Cavaco Silva a um jornal holandês, porque foram "demasiado negligentes e estão hoje a sofrer as consequências de "uma vida fácil".

4 comentários:

  1. O maior negligente,foi ele cavaco,que destruiu a agricultura,as pescas,a industria,deu cabo do país a troco de uns subsídios que alguns receberam,os mesmos que agora continuam a viver à grande,os amigos dele cavaco,os tais que dizem agora que o país vivia acima das suas possibilidades,tenham vergonha e vão-se embora que nós cá nos havemos de arranjar,eu fui trabalhar com dez anos e meio.ia a pé da areosa para a boavista ou para o pinheiro manso,ou para outros locais,para onde o patrão mandava,com uma caixa de ferramenta às costas mais pesada do que eu,e sobrevivi,vêm agora estes politicos de merda falarem em viver acima das possibilidades,só tenho pena do meu filho e dos meus netos!
    Abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  2. Cavaco, tem razão, fomos negligentes, devíamos ter partido para os insultos, os assobios, os apertões, muito mais cedo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais estes nossos políticos após o 25 de Abril foram todos uma cambada de maus governantes, com lutas pelo poleiro para ver quem ganhava mais tacho.
    Nestes últimos anos com fugitivos à responsabilidade, caso Durão Barroso, Victor Constâncio. Aldrabões, incompetentes como Sócrates, Passos Coelho, este último é uma peste a governar. Que credibilidade tem esta dama das Camélias o presidente da república que nem bolo/rei sabe comer! fazer afirmações estúpidas!...só diz disparates.
    Os portugueses a levar com esta gente, não vão a lado nenhum.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO

    ResponderEliminar
  4. Rui,
    Hoje o excelente MAPina, conta mais sobre o Cavaco (entrevista)... será possivel 11 milhões serem presididos por tal personagem ?

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...