19 setembro, 2012

É de Mulher!

Maria Teresa Horta
O Ronaldo, ficou triste por ser multimilionário e por não o deixarem ser multibilionário. Ficou triste, por ele próprio ter cultivado a imagem de rapaz arrogante, invejoso até  [é só rever a forma como reagiu à entrega do prémio de melhor jogador do mundo a Iniesta], e por saber que há quem não aprecie o seu hábito patético de olhar para as câmaras de televisão.

Eu não peço tanto. Pela parte que me cabe, o que me entristece é viver num país onde poucas pessoas se aproveitam, muitas das quais gozando de previlégios e de estatutos da mais alta importância [imerecidos], quando eu, conhecendo-os como os conheço, nem sequer lhes confiava o meu cãozinho [se o tivesse].

Entristece-me [e muito], é que seja preciso tanta afronta, tanto derreter de salários, tanto saque às pensões de reforma, aos subsídios, ao aumento de impostos, para que o povo se tenha decidido a reagir. E mesmo assim com mansidão... 

Já me conforta um pouco saber que ainda há gente que dá algum valor, ao valor de ser pessoa. Como Homem, envergonha-me de certa maneira que seja uma mulher a ter a honra de dar um sinal de dignidade à sua existência. Essa mulher, é escritora, e chama-se Maria Teresa HortaFoi distinguida com o prémio D. Dinis por um romance que escreveu, cabendo a entrega do prémio ao 1º.ministro Passos Coelho, mas recusou-se a recebê-lo...

«Não poderia, com coerência, ficar bem comigo mesma, receber um prémio literário que me honra tanto - cujo júri é formado por poetas, meus pares mais próximos - das mãos de uma pessoa que está empenhada em destruir o nosso país».  «Sempre fui uma mulher coerente, sempre lutei pela liberdade e pelos direitos dos trabalhadores»


2 comentários:

  1. Só tenho de aplaudir. Infelizmente merece destaque, porque somos um país de cinismos e hipocrisias.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Maria Teresa Horta não é nenhuma heroína, nem padeira de Aljubarrota é uma simples mulher que escreve, mas, sensível aos problemas sociais que afectam o país, por uma gente de incompetentes que nos governa.
    Obrigada Maria Teresa Horta por não receber o prémio de mãos sujas, de gente que tão mal faz a este país.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...