07 setembro, 2012

RTP, mas onde está o serviço público?

Como diria o meu saudoso amigo e colaborador de blogue, Rui Farinas*, quando a conversa inclinava demais para a lamuria, bradava com humor, naquela voz metálica que o catacterizava: "já estou a ficar deprimido!". Por mais que tentássemos evitar, lá estávamos nós outra vez  a voltar ao mesmo, falando embora de vários assuntos. 

A incompetência, a irresponsabilidade [e mesmo a desonestidade]  dos nossos governantes ocupavam como lapas praticamente todos os temas abordados. O problema não era de Rui Farinas - que até tinha um sentido da vida muito pragmático e não era nada dado a lamechices -, nem era nosso [meu, e do Vila Pouca], era o país onde nascemos. O país? Nós? Todos? Da mesma maneira? Com igual  responsabilidade? Ou, mais de alguns, que de muitos outros?

Falemos sério. É claro que não são os cidadãos que vão para o executivo, são os que eles elegem para  desempenhar tais funções. Aniquilemos de vez essa conversa de que a "culpa é de todos", porque repetí-lo, é perpetuar uma mentira que não é nossa, e que só serve para desculpabilizar os governantes e seus compadres das asneiras que vão fazendo. É importante não esquecermos isto. É que se tivéssemos plena consciência do nosso grau de responsabilidade no destino do país, talvez hoje fossem outros a pagar a crise...

A facilidade com que os portugueses pegam num falso assunto e o propagam,  é impressionante. Os portuenses em particular, e mais genericamente os próprios nortenhos, sabem por experiência própria que a RTP nunca foi verdadeiramente uma televisão de serviço público. Durante muitos anos a RTP dispôs de dois canais abertos [a RTP1 e a RTP2] e nos últimos tempos mais 4 canais por cabo [RTP Internacional, RTP África, RTP Informação e RTP Memória]. Apesar disso, nunca dedicou um canal às Regiões e ao Norte, como está agora, por exemplo, o Porto Canal a fazer [e muito bem]. 

No campo desportivo, mais propriamente no futebol, a RTP geminou-se e até superou em centralismo e facciosismo, as 2 estações privadas [SIC e TVI], desprezando levianamente o papel de televisão subsidiada pelos contribuintes. Inclusive, usa o canal 2 para passar desporto, privilegiando sem pudor as modalidades onde o Benfica está presente [futsal] e ignorando aquelas onde o FCPorto tem brilhado [o basquete, o hóquei e o andebol], alterando as transmissões consoante o êxito ou o insucesso das respectivas modalidades do clube de Lisboa. Daqui  poder-se inferir sem sombra de dúvidas que nem mesmo a RTP 2, o mais estatal dos canais da televisão do Estado, presta serviço público com a isenção e o rigor a que devia estar obrigada [vêm, como não é a nós que compete ordenar o cumprimento das obrigações dos órgãos do Estado?].

Resumindo: não é o facto de a RTP ter o privilégio de viver sob a tutela do Estado que lhe confere o estatuto de servidora de conteúdos de interesse público, mas a noção rigorosa do que isso é, e representa. Além de que concorre de forma desigual com as estações privadas, sem no entanto as superar em probidade e  isenção. Para se destacar destas e hoje merecer a solidariedade de todos os portugueses, teria de gozar de boa reputação, de um cadastro acima de qualquer suspeita.  E não goza. Pela minha parte, sou totalmente contra o tipo de serviço que me tem prestado, e até agradecia que alguns dos seus dirigentes e funcionários fossem irradicados, porque são maus profissionais, são desonestos e geradores de conflitos.

Mas desenganem-se aqueles que pensam que a privatização da RTP vai torná-la melhor e menos onerosa. Ainda a privatização não foi consumada e a desonestidade mantém-se: o Governo tenciona(va) transferir para a empresa privada que eventualmente ficar com ela as taxas de audio-visual que nós pagávamos pelo serviço público, o que além de ser um abuso, não prenuncia nada de bom em termos de ética e de seriedade. Por aqui, podemos imaginar o que o futuro nos reserva.       

* Fez no passado dia 6 dois mêses que nos deixou.

8 comentários:

  1. À hora que vou fazer o meu comentário, está a falar nos diversos canais de televisão o Mentiroso, Incompetente, o colono de Sócrates a mendigar e a preparar os portugueses para mais roubos que aí vêm, e, que foi sempre o que ele soube fazer desde que está no Governo. Nem o ouço, só lhe dou o meu desprezo, porque sei que vou ser outra vez vitima da sua incompetência.

    A RTP, foi sempre um ninho para muitos administradores e jornalistas ganharem fortunas.
    Todos nós, quer sejam cegos, surdos, e mudos, temos que pagar para toda esta gente. Tem gente a mais!? provavelmente! mas quem são os responsáveis.

    Há algo que me diz, que estes srs do Governo já sabem a quem vão entregar o Tacho, quer sejam a privados, ou não, os amigos desses srs do governo podem estar descansados, que têm o seu tacho. É para isso que servem os amigos. E nós o povinho, vamos continuar a pagar na mesma a factura. Claro, que eles vêm mais uma vez, com uns truques de linguagem, para nos acalmar e enganar.
    TRISTE SINA A NOSSA...

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Com as medidas ( Seg.Social, Legislação Trabalho,Nivel salarial,Impostos, saude,educação etc) que têm sido tomadas pelos UltraLiberais, estão lançadas as bases para uma vida de miséria ( ou algo proximo) para as proximas decadas, para uma grande maioria de portugueses ???

    ResponderEliminar
  3. Farinas é uma saudade e quando, como ontem, um incompetente e mentiroso compulsivo, nos entra pela casa dentro para nos roubar, escolhendo um timing cobarde - antes de um jogo da selecção -, a coragem e o exemplo do RF - mesmo doente, mesmo não tendo grandes problemas...-, faz com que a vontade de desistir seja esquecida. A RTP, é mais um caso de falta de vergonha e de pudor.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez, esta espécie de 1º ministro psicopata, fundamentalista da extrema direita, antes de um jogo de futebol armado em Chico esperto com tiques de ditador, vem falar aos portugueses só para informar que vai aliviar a carteira dos patrões e pôr os trabalhadores escravos a pagar a crise, sejam eles trabalhadores no activo, reformados ou pensionistas.

    A Besta, que provavelmente saiu das entranhas do diabo, tem uma alergia a todos os trabalhadores que criaram e criam riqueza neste país.
    Este doente obcecado, continua a roubar os parcos ordenados dos portugueses, que estão na cauda penico da Europa, como uns pobres coitados.

    Só há uma solução, ou este incompetente se demite, ou então o banalidades do presidente da república o demite. A oposição, os sindicatos e todos os portugueses que se sentem espezinhados, lesados, devem se unirem, e terem a força para mandar este espantalho, mentiroso, incompetente para a Rua, antes, que o nosso país a nossa pátria seja vendida a um qualquer Chinês, Africano só para pagar a pseuda/dividas a uma qualquer Matrona alemã.

    Somos um dos países mais velhos da Europa, e não vai ser um Vasconcelos qualquer, que nos vai tirar a independência.

    Rua deste país, a todos governantes ladrões que lesam a nossa pátria e nos desgovernam.

    VIVA PORTUGAL LIVRE DOS VENDILHÕES.

    PS:
    Peço desculpa, mas era aqui que eu queria pôr o meu comentário.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  5. Eu também fui defensor da RTP estatizada,mas com o tempo fui mudando de opinião,e quando ouvimos os funcionários da rtp a que chamam jornalistas,discriminar o Porto e o FCP, em detrimento de lisboa e do clube do regime,então percebi que estava do lado errado da barricada,e prefiro que esta seja privatizada,NÃO OFERECIDA,aos amigos do relvas e Cª,também acho que para continuar a manter chulos como,o benfiquista de paredes,gobern´s,pratas,hugos gilbertos,etc,etc, já chega.PRIVATIZEM,MAS NÂO ROUBEM MAIS UMA VEZ O POVO PORTUGUÊS.
    Cumprimentos
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  6. Rui:
    Peço desculpa mas só hoje vim aqui e vim porque me chamou a atenção noutro espaço, a sua referência a Rui Farinas.
    O meu profundo lamento pela sua morte.

    ResponderEliminar
  7. Meireles,

    Obrigado pela sua atenção. É a vida. Rui Farinas era uma pessoa muito especial de facto.

    ResponderEliminar
  8. Só soube ontem e pelo seu comentário.
    Lamento imenso, o meu profundo respeito.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...