08 outubro, 2012

Foi bom, mas podia ter sido melhor

OBRAJACKSON!
  • Depois queixem-se dos "generalismos", senhores jornalistas [se os há honestos, por que permitem isto?].

Nunca tive dúvidas, mas eles tratam de as reforçar: a RTP tem nos seus quadros, talvez o maior número de vigaristas por metro quadrado da comunicação social portuguesa, embora não esteja sozinha nesta maratona, como é público.

Apesar de saberem que os golos sofridos e marcados contam para a classificação geral, ontem, em vez de dizerem que o FCPorto liderava o campeonato [como aliás fizeram quando o Benfica estava na mesma situação], disseram que o FCPorto se "colou" ao Benfica na classificação, o que não é a mesma coisa.  O FCPorto passou para a frente. Mas, é assim que anda este país, os escroques são mais que as galinhas, mas menos prestáveis...

  • Apesar de merecer ganhar o jogo contra o Sporting [que ainda não percebeu que as queixinhas não ganham troféus], o FCPorto voltou a acomodar-se ao 1-0. Sobre isto apenas tenho a dizer o seguinte: se o treinador não percebe porque é que isto continua a acontecer, é porque não sabe lidar com o problema, o que é preocupante, não só para a equipa, como para os adeptos. No meu conceito sobre o que deve ser um treinador completo, cabe também a liderança dos aspectos psicológicos. Como adeptos, devemos apoiar o treinador, mas não é escondendo o que pensamos [e tememos] que o faremos melhor. É preciso dar o alerta antes que seja tarde. É que se os jogadores são quem decide, então talvez seja mais coerente - e fique mais em conta - abdicar do treinador.

Lamento dizê-lo, e não me quero armar em visionário, mas com esta alternância na postura e no rendimento da equipa, com esta instabilidade exibicional, não acredito que haja um único portista que se sinta confortável nesta situação e não fique em cada desafio com um travo amargo de insegurança em relação ao futuro. Mas, descansem os mais puristas que não serei eu que me servirei dum eventual fracasso para dizer: eu não disse, eu não avisei? Não! O que eu gostava apenas, era de ver corrigidas algumas debilidades, antes que seja tarde. 

Como diria o saudoso Robson: depois de conseguir o 1º. golo, é preciso partir logo à procura do 2º, e se possível controlar o jogo, depois do 3º... Ele dizia-o, mas não se contentava com isso, obrigava os jogadores a obedecer-lhe, nem que para isso tivesse de os mandar dar umas voltas ao relvado, depois dos jogos!

PS-Antes que algum "perfeccionista" me lembre que o FCPorto ganhou por 2-0, lembro eu que só conseguiu chegar ao 2-0 através de um penalti, que apesar de justo, até podia nem ter sido marcado, caso o árbitro fechasse os olhos, como é habitual no Jorge de Sousa... Já sabemos: nós não podemos contar com os humores favoráveis dos árbitros...

5 comentários:

  1. Na primeira página da sua edição de hoje o anti-FC Porto, jornal desportivo A Bola, um jornalista pró-slb, cretino e intelectualmente desonesto, escreve que Jorge Sousa inventou um penalti a favor do FC Porto! Claro, se fosse favorável ao seu clube do coração, o Benfica, seria um penalti mais que justificado.
    Estes energúmenos não param de destilar o seu ódio visceral contra o clube do Dragão!

    Cumprimentos,
    Armando Monteiro
    www.dragaoatento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Valente!

    Mais uma vez totalmente de acordo com o que escreveu...!
    Acredito que ser exigente não é de modo nenhum denegrir o clube

    Cumprimentos

    Armando monteiro

    ResponderEliminar
  3. Silva Pereira08/10/12, 17:18

    Boa tarde,
    Estou geralmente de acordo com as suas ideias, acho até que é o melhor que conheço a exprimir sobre o Norte e suas raízes.
    Relativamente aos média há muito que acho que isto só pode mudar quando as pessoas que discordam deixem de consumir esses produtos. Mais uma vez vou cancelar pelo menos estes 15 dias a SPORTV (dualidade dos comentários é uma coisa que raia o escândalo, ver o exemplo daquele Lobinho de Vila do Conde que comentou o FCP – PSG
    Mas o que me leva a escrever este comentário é talvez (?) o afrouxar do FCP, tivesse como origem 2 razões:
    1ª A saída de Maicon e a consequente entrada de Mangala. Relativamente à lesão 2 reparos 1 do lado SCP não lançou a bola fora e o mais grave para mim a distração dos jogadores do FCP que quando recuperaram a bola não fizeram o mesmo.
    2ª Foi notório que os jogadores diminuíram o ritmo do jogo em consequência do registado no ponto anterior e ao tremendo desgaste do jogo com o PSG que penso que esteve na origem das lesões do Maicon e Alex.
    Quanto ao jogo reparo que voltou o JM a marcar as bolas paradas e daí não origina nada. O ser um bom pianista não quer dizer que toque bem harpa.
    Quanto á tão falada arbitragem mais do mesmo, quando são marcados penaltis a favor do FCP mesmo podendo ser interpretado a favor ou contra, os mesmos de sempre fazem um alarido do costume, quando os penaltis não são marcados a nosso favor (Gil Vicente, Rio Ave, etc.) aí não há alarido. Imaginem que o penalti marcado aos 83 minutos (10 contra 10) fosse por acaso aos 7 minutos e o lance do Jackson aos 83 minutos o que se diria. Enfim é o mesmo de sempre.

    Uma nota: tem que se treinar o Jackson a ser mais rápido a reagir e rematar mais. Eu sei que veio de um país da pachorrice e da sesta mas é tempo de acordar

    ResponderEliminar
  4. Eu até posso aceitar que não há dois jogos iguais, o que eu não posso aceitar, é que atitude dos mesmos jogadores não seja a mesma.
    Claro, que o sr treinador em vez de dizer que os adeptos do FCP estão mal habituados, deve sim, dizer aos jogadores que o FCP tem que jogar bem e concentrado para se ganhar e agradar aos adeptos que já estão habituados há muitos e bons anos a jogar à Porto.

    Os Choringas Sportinguista vinham à espera de quê! ganhar depois de não estarem dar uma para a caixa no campeonato. Agora passaram a ser umas porcas ofendidas com o arbitro! então não foram grandes penalidades! e uma até falhada.
    O problema dos Climeros é não saberem quem manda no clube e estarem todos tesos.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  5. Rui, sobre o jornalismo. Ouvi isso na RTP e o meu pensamento foi, até tu... É que o rapazinho que fez a peça até é dos mais equilibrados, mas como a Norte manda o benfiquista de Paredes, será que é mais um a tentar agradar?

    Sobre o conformismo dos jogadores, não acho que a responsabilidade maior seja do Vítor Pereira e amanhã vou dizer alguma coisa sobre o assunto.

    Abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...