12 outubro, 2012

Ver, para querer

Marco António Costa
São recorrentes os casos em que figuras com boa reputação social e profissional, quando transitam para a vida político-partidária, e especialmente daí para o Governo, não conseguem mostrar as competências que pouco tempo antes lhes eram reconhecidas, decepcionando os cidadãos, contribuindo dessa maneira para o aumento do cepticismo que têm em relação à classe política.

O caso mais recente enquadra-se na actuação do actual Ministro da Educação, Nuno Crato. Pessoalmente, tinha uma imagem positiva deste homem. Ouvia as suas intervenções com uma atenção e um respeito que não dedico a outros, com estatuto e responsabilidades maiores. Agora, é o que se vê, um homem vencido, sem ideias, dominado pela máquina trituradora do carreirismo. Agindo assim, só não se  percebe é como querem(?) eles ser respeitados quando não demonstram coragem para assumir as suas limitações e pedir dispensa.  Sinceramente, eu gostava de os respeitar, até porque por educação, gosto de respeitar toda a gente, mas eles teimam em  não nos dar pretextos para isso, antes pelo contrário... Que havemos de fazer?

É dominado por este cenário de sucessivos flops e malogros que me vejo forçado a colocar sérias reservas a uma figura do Governo que me tem chamado à atenção pela positiva. Trata-se do Secretário de Estado da Segurança Social, Marco António Costa. Aprecio o seu estilo discreto e a sua aproximação empenhada com os mais desfavorecidos]. Pelo que me é dado saber há mais pessoas de "olho" nele. O insuspeito padre Lino Maia, Presidente da CNIS [Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade] é uma delas. Tem-lhe enaltecido a capacidade de comunicar e a arte para resolver problemas extremamente delicados. Não será apenas por oportunismo político que muitos o querem como substituto de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia. 

No que me diz respeito, prefiro manter-me comodamente no sofá de segurança chamado: "ver, para crer".

Que tristeza!

3 comentários:

  1. Bom dia Rui!
    Tenho pensado imenso em Nuno Crato.Sem duvida o unico ministro que me fez ter esperança, não só no desempenho das suas tarefas, mas como garante que o comportamento global do governo seria responsável, cordato, enfim DECENTE.
    Afinal, não só deixou um lugar onde muito se poderia esperar dele (Tagus Park), como anda por ali mais parecendo a primeira visita do futuro genro à casa dos sogros...Entre o atarantado e a "vontade de fugir"...
    Quanto ao Marco A C, não estou muito de acordo consigo... "discreto" ???? " não será apenas oportunismo" ???
    Rui, conheço a personagem, e não gosto muito de pessoas "satisfeitas até mais não por ser quem são", além de ser o genero de ambicioso, que tem na gaveta uma folha A3, onde escreve semanalmente, "que devo fazer para chegar ao cimo?"
    Lembra-se do que se dizia depois do 25 de Abril, até anos 80, do Almeida Santos ? este é o AS do PSD... só que mais trabalhador, menos rico (para já), e mais ambicioso... A rever, a sua e a minha ideia...
    Abraço, bom fim-de-semana...

    ResponderEliminar
  2. Zé da Póvoa14/10/12, 16:01

    Este MAC é um produto da JSD. Nunca fez nada de útil na vida, a não ser colar cartazes, andar de megafone na rua a excitar as multidões e aprendeu a arte da intriga como todos os que têm a mesma formação. Preocupa-se com os mais pobres na medida em que isso possa ser um bom meio para angariar mais votos. Nada mais, não vale nada! Pertende à linha Passos/Relvas está tudo dito.

    ResponderEliminar
  3. Bem, pelo que vejo as boas referências de MAC são pouco credíveis...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...