03 novembro, 2012

Quero mais!

VarelaGol
Ontem, os portistas que tiveram o privilégio de se deslocar ao Estádio do Dragão, não viram ópera, nem ballet,  não senhor [como costumam dizer os adeptos mais tolerantes aos que reclamam maior empenho da equipa], viram futebol do melhor, como há muito não se via naquele maravilhoso espaço. É para isso que servem os estádios de futebol. Para assistir a ópera ou a ballet existem o Scala em Milão e o L´Opera de Paris.

A noite de ontem é para louvar e recordar, nem deixou lugar para criticas, porque os jogadores desta vez praticaram um futebol de alta qualidade a lembrar a espaços o fabuloso tic-tac do Barcelona. Como tudo parece simples, quando os jogadores entram concentrados e com evidente vontade de jogar! Ontem, os adeptos não passaram pelo calvário de outros jogos porque a equipa não afrouxou logo após o primeiro golo, continuou a trocar a bola com clarividência com passes muito bem medidos e deslocações inteligentes deleitando o ego dos espectadores. Se o Victor Pereira for capaz de os convencer a repetir a gracinha, com mais regularidade, não só podemos estar a construir uma grande equipa, como a assistir à  derradeira afirmação de mais um grande treinador. Nem o facto do FCPorto ter jogado contra uma equipa de categoria inferior deslustra a boa exibição e o  resultado volumoso, porque é assim, se não com o mesmo brilho, ao menos com igual empenho, que os jogadores devem procurar jogar, qualquer que seja o adversário.  

Como andamos há muito tempo a assistir a exibições intermitentes, é natural que sintamos necessidade de mais alguns jogos desta categoria para assimilarmos a convicção de que a equipa se está realmente a consolidar, e a  liderança de Victor Pereira também.

No jogo de ontem tive a prova daquilo que sempre pensei sobre o futebol: as qualidades técnicas individuais dos jogadores são muito mais evidentes e produtivas quando a equipa joga enquanto tal. Como uma equipa. Falar da bomba em arco de Silvestre Varela, já se falou. Da jogada soberba que originou o 1º. golo de Jackson também. E do jogão produzido por esse magnífico jogador que é James Rodriguez, idem aspas.

Ontem, todos foram uns verdadeiros craques! E o Victor Pereira também. Só espero, é que tudo o que vimos [e gostamos], seja o início de uma grande temporada. Vamos lá Victor,  impõe-te de vez!

PS-Já sei que nem sempre podemos ter ballet, mas ontem vimos futebol [que não lhe fica atrás]... 

PS-1-Faltou-me falar do mau estado do relvado que talvez possa ter estado na origem das lesões de Fernando, Maicon e Lucho. Recordo-me que quando li que o relvado ia ser substituído por uma empresa portuguesa ter pensado: oxalá não se arrependam... Se a memória não me falha a empresa que fez o trabalho anterior era, creio que holandesa. Urge reparar este problema, caso contrário podemos aumentar a lista de lesionados.
  

6 comentários:

  1. Quando uma equipa é séria e neste caso superior, dificilmente deixará o adversário por o pé em ramo verde. Foi o que aconteceu neste jogo: entrega, concentração, e humildade, resultado 5 a 0 e grande exibição.

    Ai aquele relvado! só lesões foram três! e nós que sentia-mos tanto orgulho nos gramados... enfim pode ser que não seja nada.

    Se logo os Afonsinhos tiverem a mesma valentia do avô Don Afonso Henriques, podem dar uma porradinha nos mouros mesmo que o treinador deles seja Jesus.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.





    ResponderEliminar
  2. Mais uma vitória, a jogada do primeiro golo, é um hino ao futebol, se fosse o clube do regime,era nota artistica muito alta, como foi o melhor clube português,foi o maritimo que não jogou bem,uma coisa eu sei,jogamos futebol de primeira categoria, basta ouvir o silêncio dos que não gostam do nosso treinador, ontem não ouvi o gajo que costuma estar atrás de mim a gritar,"ó vitor pereira , vai treinar o espinho", deve estar à espera da próxima oportunidade. VIVA O PORTO
    Abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  3. O anterior relvado do nosso estádio era de origem holandesa e este é de origem nacional...talvez esteja ai a diferença.

    ResponderEliminar
  4. Silva Pereira04/11/12, 17:47

    Boa tarde,
    Excelente.
    O que me preocupa são as lesões, a este ritmo mais 2 jogos em casa e teremos que jogar com os juniores.
    Não sei se as lesões são provocadas pelo relvado, pois os adversários também estiveram nas mesmas condições ou se foi uma coincidência lastimável ou ainda um mau aquecimento.
    Mas um facto é que o relvado está péssimo.
    Relativamente ao VP, no ano passado fui muito crítico quanto à sua postura nas conferências de imprensa, por isso é com toda a justiça que digo que melhorou bastante mas ainda tem que trabalhar esse especto, aquela afirmação de que não viram o melhor do VP...não havia necessidade, como diz o JNPC não se promete faz-se.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Manuel Moutinho,

    também já tive que aturar uma família inteira de fanáticos na bancada do Dragão a insultar os jogadores, do 1º ao último minuto. É uma tristeza!

    Esta gente devia ser proibida de entrar num recinto de espectáculos.

    Quando à comunicação social é a bajulice reaccionária do costume. Uma vergonha.

    ResponderEliminar
  6. Foi, de facto, um belo jogo e sendo difícil jogar sempre bem, a atitude deve ser de procurar jogar sempre bem. Hoje não me importo de jogar pior e conseguir já a qualificação para os oitavos-de-final. Dará outra tranquilidade e confiança.

    Abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...