12 fevereiro, 2014

Lamento dizê-lo mas assim, o Porto Canal irá perder a corrida...

...caso contrário teria arranjado forma, tempo, e espaço, para, em vez de andar preocupado  na "conquista" de Lisboa/Poder Central pelo método nacional porreirista - que nunca levou o Porto e o Norte a lado nenhum -, procurar capitalizar para a estação da Senhora da Hora a presença de Rui Moreira, porque motivos é coisa que não falta. Não o fazendo (e este é um enigma que um destes dias havemos de descobrir pelas fontes menos credíveis), deixou o terreno livre para a RTP avançar, como se constatou na passada 2ª. feira no programa  de Fátima Campos Ferreira, Prós e Contras, por sinal muito bem concebido. 

Se Júlio Magalhães não perceber que a concorrência não dorme em serviço, prova que não sabe o que é o mercado em que se move. A decisão da direcção da RTP desta vez foi inteligente, ou oportunista, se quisermos avaliar o caso pelo lado mais realista.

Embora desconheça quem decidiu o local para a entrevista a Rui Moreira, a escolha da estação do Metro de Campo 24 de Agosto foi de primeira água, e a entrevista um indiscutível sucesso para o actual edil portuense. E o ambiente foi  promissor. Não conheço quem negociou o quê, sobre a realização do programa, e até admito que para Rui Moreira nesta fase fosse estrategicamente importante conceder a entrevista à RTP 1, porque goste-se ou não, é o canal público e não está condicionado pela cabo.

Além da qualidade da entrevista, Rui Moreira conseguiu duas coisas que não são comuns aos políticos tradicionais da cidade e região: "obrigou" a entrevistadora e os técnicos da RTP a deslocarem-se ao Porto, e depois conseguiu algo que, parecendo irrelevante não é, que foi mudar eventualmente o nome do próprio programa  de Prós e Contras para um feliz Porto Sentido.

Ora, tudo isto parece ter passado ao lado da Direcção do Porto Canal, o que não se compreende, tratando-se do Presidente da Câmara do Porto... Algo se passa no reino do Porto Canal... Aquela *parte da entrevista de Júlio Magalhães em que acusa Rui Moreira de ir a correr para o Correio da Manhã depois de ter sido eleito presidente, é tanto mais estranha quanto sabemos que ele mesmo se esmerou até há bem pouco tempo a escrever para o pior pasquim desportivo  que o país conhece (Record). Se isto não é gato escondido com rabo de fora, o que poderá ser? Não tarda, saberemos a côr do gato.


M&P: Piores?

«JM: Muito piores. Rapidamente se deixam enredar nas teias de poder, esquemas, lobbies. Rapidamente se esquecem de defender as suas regiões. Estou a falar de políticos, empresários, jornalistas. Mesmo os políticos do Porto têm esta tentação de governar para agradar a Lisboa. O mesmo acontece com os empresários. Isto agora tem de mudar. Porque é que Lisboa consegue ter este ascendente sobre o país? Porque tem televisão. Os ministros saem do governo e querem ir para comentadores de TV. E vão todos. A mesma coisa acontece com os autarcas de Lisboa. Não me esqueço que a primeira entrevista que Rui Moreira deu depois de ser eleito foi ao Correio da Manhã e à SIC. Foi para Lisboa a correr dar entrevistas.»


PS-Se é o Porto Canal  que tem concentrado (pelas piores razões) os temas dos meus últimos posts, é porque o optimismo de Júlio Magalhães deve estar algo desenquadrado da realidade. Ou então, serei eu que faço as avaliações mal feitas. 

1 comentário:

  1. Pedro Gavetinha13/02/14, 09:24

    Um post a enviar (desejo) para o Porto Canal para os Srs. Domingos Andrade e Julio Magalhaes.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...