03 março, 2014

Paulo Fonseca chegou ao fim da linha. Esticá-la será um erro.

"É inadmissível o que aconteceu?"
Mas, Paulo, é inadmissível para quem?
Não sou dos que gostam de malhar em alguém que já está por baixo, como é o caso de Paulo Fonseca. Contudo, será prudente lembrar que a obstinação nem sempre é amiga do sucesso, e Paulo Fonseca, não obstante ter colocado o lugar à disposição a Pinto da Costa, terá de compreender que não tem mais condições para aceitar a confiança que o dirigente portista lhe vem dando. Naturalmente, devia ser o próprio Presidente o primeiro a reconhecer que desta vez se equivocou e não forçar a continuidade de um treinador psicologicamente debilitado e que tem dado provas evidentes de não saber treinar, e ainda menos liderar, o grupo de trabalho que lhe foi confiado. O facto de haver alguns jogadores que até nutrem simpatia pelo treinador (como é o caso de Jackson Martinez), pouca expressão terá na sua capacidade de liderança. Por vezes, é preferível um maior distânciamento com os jogadores desde que compensado com uma forte liderança técnica e mental. Ora, liderar é algo que Paulo Fonseca não tem dado sinais de saber fazer, quer para o exterior, quer para os próprios jogadores que devem ver nele mais "um gajo porreiro" que o homem a quem têm de ouvir e obedecer e que os pode guindar a grandes victórias.

Antes da responsabilidade de Paulo Fonseca, há a responsabilidade maior da Direcção portista, incluindo do seu homem principal, Pinto da Costa, que não teve o esmero (ou/e a sorte) do costume na escolha do treinador. Talvez o sucesso - em cima da linha da meta - com decisões idênticas no passado recente (Victor Pereira e outros) tenha gerado em Pinto da Costa um excesso de confiança, ou talvez um atraso inusitado na resolução destes assuntos possam explicar a desorientação actual no clube. Seja como for, algo desta vez falhou, disso parece não haver dúvidas. Sendo verdade que as chamadas chicotadas psicológicas nunca foram solução para casos desta natureza, o certo é que considerando a incapacidade flagrante de Paulo Fonseca para lidar com os problemas da equipa - até porque ele próprio é parte deles -, o argumento de "ainda se poder ganhar qualquer coisa" esta época também não colhe, porque o homem, sem o assumir abertamente, já se deu por vencido em várias ocasiões e os jogadores, sem o dizerem, também já não acreditam nele. Portanto, Pinto da Costa não pode continuar a assobiar para o ar, insistindo na manutenção de um treinador mentalmente derrotado que só pode é contagiar ainda mais os jogadores e alastrar a crise a todos os sectores do clube, incluindo o Porto Canal.

Por isso, nesta situação seria tolerável investir numa solução de recurso em alguém que pudesse restaurar os índices de confiança aos jogadores e reformular todas as noções técnicas e tácticas de treino, de forma a ajudar os jogadores a sair desta desorientação e desmoralização colectiva. Não sei como poderá travar-se esta nau desgovernada se não se perceber que o piloto não sabe, ou já não quer mais navegar. Que Paulo Fonseca não pode continuar sem se correr o risco de deitar tudo a perder, isso é que não pode. 

2 comentários:

  1. Silva pereira03/03/14, 18:34

    Boa tarde,
    Foi um fim-de-semana desgraçado.
    A equipa de andebol não consegue ganhar aos lagartos em jogos a eliminar, já vão 3 anos seguidos. A equipa de Moncho também perdeu. A minha tristeza diminuiu com os pupilos do Luís Castro, que sem jogadores da equipa A vai ganhando (se isso fosse lá para mouraria não faltavam parangonas), se calhar por isso mesmo. Eduardo saiu da B e fez uns jogos interessantes com o tempo a passar e ficou igual aos seus colegas da A. Na minha opinião o FCP/JNPC (como fez o Barcelona) deveria substituir PF pelo Luís Castro, pelo menos até ao fim desta época.
    Como não gosto de criticar sem que as pessoas possam provar o seu mérito (ou desmérito) ou enquanto acho que o FCP tem hipóteses de lutar para vencer, reservo as minhas impressões para um futuro.
    Como acho que desde Janeiro PF já tinha mostrado o que valia e comprovado a minha tese de que, quem não tem ADN de campeão como atleta ou como treinador (ajunto)não tem atributos para comandar uma equipa como o FCP, com atletas que cada vez mais acham que valem mais do que realmente valem. No fim da época passada PF foi ao programa (Mais Futebol-TVI) mafioso da Cláudia Lopes e na altura não gostei. PF foi um autêntico mouro muito elogiado e com muita brilhantina na cabeça. Veio para o FCP e passou a ser glosado (é certo que se pôs muitas vezes a jeito) e alvo de chacota o que me leva a confirmar a ideia que PF não conhecia o FCP. Mas também achei estranho o FCP não tomar isso em consideração. Normalmente as primeiras impressões confirmam-se no futuro.
    Enfim, se o FCP substituir o PF talvez se ganhe uma equipa para o ano e se consiga garantir pelo menos o 3º lugar (Estoril está a 4 pontos que se convertem em 3).Por culpa da equipa técnica e também por muitos jogadores estarem a pensar no mundial e outros como o Helton a não arriscar (para manter o lugarzinho) nada e a tentar evidenciar (exagerando) em lances para a plateia. Já era tempo de dar lugar ao Fabiano, talvez uma das razões para tanta insegurança na defesa passa pelo Helton.
    O serão de Domingo acabou por ser amenizado ao ver a excelente final do torneio de Gales em que O’Sullivan não deu hipóteses a Ding Junhui e terminou o torneio com uma tacada máxima (147). Soberbo.

    Nota: uma chapelada para Miguel Cadilhe que no PC deu uma entrevista referindo aceitou ir por ser um canal do Porto e que não tinha pachorra para ir Lisboa dar entrevistas (que sirva de lição para o Juquinha)

    ResponderEliminar
  2. Foi uma má aposta em Paulo Fonseca, e o sr Pinto da Costa tem que o reconhecer o erro e ter a coragem de pedir desculpa aos sócios.
    Não é preciso ser grande conhecedor de futebol para se perceber que a equipa é uma manta de retalhos. Não há bússola, é uma equipa de baratas tontas sem qualquer sentido, há indisciplina em alguns jogadores, alguns até parece que desaprenderam de marcar golos, caso de Jackson.
    O treinador é fraco, mas tudo isto também se deve a alguns interesses de gente que por lá anda a gravitar com interesses neste ou noutro jogador, e outros que pensam que aquilo é uma monarquia e que têm direitos de linhagem, enfim, é muita gente a meter nojo.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...