31 maio, 2014

O FCPorto estará mesmo sintonizado com o Porto Canal?

É praticamente consensual que a política de comunicação actual do FC Porto não corresponde às expectativas da maioria dos adeptos e associados. O descontentamento é quase geral e patente em todo o lado, tanto na blogoesfera e redes sociais, como nos espaços públicos.

No passado recente todos compreendiam a necessidade do clube se fechar, devido ao aproveitamento sectário e desonesto que a comunicação social fazia de qualquer assunto relacionado com o FCP, por mais comezinho que ele fosse, transformando-o logo em  intrigas, ou mesmo em casos de polícia, com o único objectivo de desestabilizar o clube. Essa discriminação ainda se mantém, e até se intensificou, mas também é verdade que as condições do clube hoje são outras. Se no passado o FC Porto dependia apenas da voz de Pinto da Costa para se defender desses ataques, hoje com o Porto Canal, já não faz muito sentido a estratégia do silêncio, nem se recomenda. No entanto, é aquela que continua a ser usada, para desespero e espanto dos adeptos...

Se politicamente o Porto e o Norte se queixam (com razões) de serem discriminados, de não terem um líder, desportivamente as coisas parecem ir na mesma direcção, coisa que paradoxalmente não acontecia antes da parceria com o Porto Canal. Ninguém compreende esta aparente contradição. Nem eu. Muito menos se compreende certas opções da direcção do Porto Canal. Uma, talvez a que me tem causado mais estranheza e que não tem merecido qualquer explicação da referida direcção, é a ausência de Rui Moreira, o Presidente da Câmara do Porto, sobretudo depois de lá terem estado todos os autarcas do grande Porto e de outras cidades do Norte e Centro do país. Júlio Magalhães nada diz sobre o assunto e o FCPorto também não lho pergunta. E a meu ver devia, quando não sujeita-se a que alguém ou algum órgão de comunicação social centralista o faça por ele...

Outra opção, para mim completamente inaceitável, é o critério de avaliação e selecção usados com alguns convidados para debates e entrevistas. Já referi alguns desses convidados em posts anteriores, portanto não vou repetir-me, agora o mais recente foi precisamente o mesmo a quem Pinto da Costa se referiu em moldes pouco simpáticos (mas merecidos), que foi António Mexia o manda-chuva da EDP.

Todos se devem ainda lembrar do que disse este cavalheiro há poucos mêses, mas não me importo de reproduzir.  Com a leviandade que tem (des)caracterizado as figuras de "relevo" deste anedótico país (incluindo a do sr.Presidente da República), afirmou publicamente que [cito]: "seria bom para a economia NACIONAL que o Benfica fosse campeão". 

Ora, se Pinto da Costa disse, à laia de resposta, que tencionava mudar de fornecedor de energia por causa destas infelizes declarações, o que terá levado Júlio Magalhães a aceitar a sugestão de Luís Filipe Menezes para bajular nos estúdios do Porto Canal aquela criatura, como se os portugueses lhe devessem gratidão pelos preços acessíveis a que pagam a electricidade?

Podem-me dizer o que entenderem, mas estas contradições só servem para atear mais fogo às fogueiras conspirativas dos inimigos de Pinto da Costa e do FC Porto. A não ser que, como já aqui admiti, Pinto da Costa não acompanhe, ou não se interesse pelo trabalho que é produzido no Porto Canal, e se assim fôr, faz mal, muito mal, mesmo.

5 comentários:

  1. Esta frase de Lincoln está genial: " Não é possivél enganar todos, durante todo tempo!" A verdade virá ao tono e este ano além de ser o maior desatre no futebol sénior, também não ganhamos porcaria nenhuma em qualquer das categorias jovens e nas modalidades tirando o crónico Andebol....nada mais! Por isso será impossivél enganar todos todo tempo... Já não era sem tempo.. O povo não dorme e em breve vão acordar... Haja coragem para dizer bem alto: Basta de enganar todos todo tempo! Esta gente está lá a mais... Sei que muitos estão controlados e "atarrachados" para não falar, publicar, dizer ou comentar... Mas o resultado desportivo diz tudo: pior era impossivél! Claro que já sei que vão falar no histórico das nossas brilhantes conquistas dos ultimos 30 anos, mas isso já cheira a discurso dos mouros, que viviam das conquistas passadas. O dia de ontém, é tanto passado como o de á um mês, um ano, dez, vinte ou trinta. Viver do passado? Viver do histórico? O histórico é que este ano foi um desastre total a todos os niveis e o presente não se mostra melhor. Dai: Não se pode enganar todos, durante todo o tempo! O Povo não dorme... Mesmo que o queiram adormecer! Mete nojo ver certas figuras a viver á custa do nosso clube quando nem portistas são. Para quando a máquina de "Propaganda" irá parar de promover quem se aproveita do clube para ganhar milhões? Atiram areia para os olhos de todos nós, mas infelizmente o resultado desportivo desta vez não deu para branquiar as "jogadas" e vai dai a oportunidade da frase! Vão ser vitimas da sua própria avidez, e gula... Vão ser corridos infelizmente, não por serem apanhados, mas sim por serem incompetentes. Os tempos que ai vêm são dificeis, mas tem a parte boa e positiva: vão ser corridos aqueles que pensavam poder enganar todos , todo tempo! Francisco Holstein

    ResponderEliminar
  2. Sr. Francisco,

    compreendo a irritação, este ano a direcção do FCP não esteve bem, é verdade. Mas, como portista, não acha exageradas as conclusões que extrai de uma época má? Não é verdade que o FCPorto tem ganho mais que todos os outros? É para deitar ao lixo o passado recente?

    Eu acho que não devia ser...

    ResponderEliminar
  3. O Porto Canal com Júlio Magalhães é mais um canal nacional pobre, a querer competir ou imitar os canais tubarões da nossa praça, claramente!

    Não sei se o FCP paga, ou quanto paga, pela a sua grelha de programas neste canal, só sei que tirando algumas transmissões directas de jogos e alguma informação do clube, o resto é tão triste, tão parolo e repetitivo, que não vale a pena perder tempo a ver semelhante mixordice. Na minha modesta opinião, a culpa é mais do FCP, do que da estação do Porto Canal. O sr Pinto da Costa e toda aquela gente que o rodeia, não vêm o Porto Canal, quase de certeza...

    O sr JM quer um canal nacional e para isso dá-se bem com Deus e com o diabo e não me admiro nada se o FCP um dia destes fizer um Canal só do Clube, que era isso que se devia ter feito, o Porto Canal, mais tarde ou mais cedo, vai ser dominado como todos os outros canais, pelos vermelhos do clube do regime, não tenho qualquer dúvida.
    Resumindo e concluindo, não sabemos infelizmente qual foi o acordo, FCP, Porto Canal, Júlio Magalhães! só sei, que o Porto Canal em relação ao FCP é pouco interessante.

    ABÍLIO COSTA

    ResponderEliminar
  4. Silva Pereira06/06/14, 17:59

    Boa tarde,

    "Uma, talvez a que me tem causado mais estranheza e que não tem merecido qualquer explicação da referida direcção, é a ausência de Rui Moreira, ...."

    Para mim não existe coincidências isso tem o dedo LVM, que aproveita o espaço que o PC lhe concedeu para bajular e arranjar um tacho. Nunca iria convidar a personagem (RM) que lhe deu um xito.
    Quanto ao Mexia não esqueço o que disse mas até posso aceitar pois a EDP Distribuição é parceira do FCP e tanto quanto eu sei tem pelo menos 2 camarotes e 2 filas de lugares adquiridos (junto ao relvado)

    ResponderEliminar
  5. Caro Silva Pereira,

    em relação ao "mistério" Júlio Magalhães/Rui Moreira, estamos de acordo.
    Quanto ao Mexia, acho que é exactamente por ter uma parceria c/ o FCPorto que devia saber conter-se, e Pinto da Costa talvez fizesse melhor figura se estivesse calado.

    Abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...