28 setembro, 2014

A entrevista de Pinto da Costa ao Porto Canal



Como era previsível e escrevi nos posts anteriores, Pinto da Costa finalmente saiu da hibernação a que parecia remetido e foi falar ao Porto Canal. Nunca pensei é que fosse já (apesar de tarde).

Devo dizer que não fiquei optimista com o teor da entrevista. Achei-o demasiado conformado, mesmo quando abordou as questões das arbitragens. Não quero acreditar que a cópia de um desses posts que enviei para o site do FC Porto tenha tido qualquer influência na decisão para só agora aparecer, mas talvez tenha ajudado. Este Pinto da Costa está a perder o sentido de oportunidade nas suas intervenções, coisa em que, num passado recente era mestre e fazia estremecer os adversários da 2ª- circular. Agora, mostra-se muito efusivo com a recepção e os abraços dos adversários e até já fala da marca Benfica com estranha afabilidade, um clube cujos dirigentes tão mal o trataram. 

Além da constatação de factos - sobejamente conhecidos dos portistas -, a entrevista não passou de um mal disfarçado acto de contrição da consciência, pois poucas garantias deu de mudança. Também nada se disse (e também nada lhe foi perguntado), sobre o futuro do Porto Canal. Nem uma palavra. Muito bem. Talvez seja eu que não estou a ver a coisa... Talvez pensem que os Ricardos Coutos e as Marias cheguem para alimentar a pasmaceira intelectual dos espectadores, digo eu. Vejamos se vamos precisar de ser comidos como lorpas mais uns joguitos e perder mais uns pontitos, para voltarmos a ver Pinto da Costa no Porto Canal a fazer o papel de naufrago agarrado a bóia, quando o barco já estiver encharcado de água. 

Em suma, não gostei da entrevista, nem da sua postura de senador aposentado, por uma razão muito simples, não o vi disponível para o "combate". E por muito que admire Pinto da Costa, creio que já não é o que era, já não mostra capacidade para se antecipar aos problemas. Será da idade? Talvez, mas então talvez tenha chegado a hora de repensar a sua disponibilidade para o cargo. Acima dele, estará sempre o FC Porto. Dele, e de qualquer outro.

8 comentários:

  1. Deacon Blue28/09/14, 21:43

    Boa noite Rui,

    De acordo com a globalidade da sua anàlise.

    Relativamente à atitude actual de PC, eu até dou de barato que ele pretenda ter uma vida mais calma e que já nao esteja disposto a "estas guerras" do futebol. E, veja bem, nao me choca que ele agora, mesmo enquanto presidente queira ter uma vida mais recatada.
    Todavía, PC está a cometer um erro enorme em nao entender e nao fazer o que lhe compete para que alguém do clube faça o papel que agora se exige, para ser mais preciso, PC deve de tratar/pressionar para que o clube tenha um "testa de ferro" para a luta que o FCPorto necesita travar com os media e com os intereses instalados na Federaçao, Liga, Arbitragem, etc...Eu até acho que lhe daría um gozo enorme formar um individuo
    nessa area tal o leque de conhecimentos e sensibilidade que acho que lhe ficaria bem partilhar, delegar e ficar na sombra a gerir...
    Ninguém lhe levará a mal e entao sim, o papel de Presidente, conselheiro, senador como diz, ok, perfeito, nenhum problema.
    Mas nao me cheira que vá por ai, parece que estamos a pagar uma divida e temos de ficar calados.

    Outra coisa, nao sei se raparou no que ele disse sobre o Rui Moreira, surpresa para mim, nao devo condicionar a minha opiniao sobre RM ao futebol, mas fiquei muito surpreendido e até apreensivo pois parece-me que o FCPorto vai de novo passar por uma fase de nao-relacionamento com a CMP.

    Abraço
    DB



    ResponderEliminar
  2. Também concordo c/ o seu comentário. Depois da obra que PC ergueu no FCP ninguém lhe pode negar o direito a uma vida mais calma. Mas para isso, devia delegar em alguém o papel de testa de ferro para as questões mais polémicas.

    Embora algumas das suas quezílias por causas fúteis pudessem ser evitadas. E Rui Moreira também não precisava de "imitar" Rui Rio para mostrar que é o presidente de todos os portuenses, bastava ser ele próprio. Pior que assumir a genuidade é copiar fracos modelos.

    Resumindo: nem um, nem outro, dão sinais claros de quererem combater o centralismo.

    No Porto Canal instalou-se a bajulação ao JetSet da capital mais bacôca que jamais pude ver. Só para falar de um caso específico de uma entrevista da Maria Cerqueira a um cozinheiro, já tive oportunidade de a "ver" para aí umas 6 vezes! É um nojo! Até a Maria C. Gomes foi empurrada para o lado do Ricardo Couto e já uns tiques de vedeta parecidos c/ as colegas TVI & Cª.

    Parece que no Porto não há gente para entrevistar, nem mais nada para se fazer.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Completamente de acordo em tudo que diz em resposta a um comentário no seu blog, sublinhando uma, mais que evidente: Nem um, nem outro, dão sinais claros de querem combater o centralismo.

    Um abraço

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  4. O Futebol mudou nos últimos anos em Portugal.

    Nada pode ser feito como à 10 ou 12 anos atras.

    PC pode ser ainda muito importante para o FCP como ideólogo (embora não deva ser só ele a dar essa contribuição).

    Mas é evidente que este FCP vitima de país ferozmente centralista (pelos vistos até os presidentes de camara e vereadores têm algum receio de se assumir mesmo como portistas...)precisa de uma estratégia eficaz para a "intoxicação social", outra estratégia para tudo que é estrutura do futebol (incluindo arbitragem) e por aí adiante, mas tem que ter no "terreno" pessoal habilitado que protagoniza convenientemente essas estratégias que não convém ser PC (por varias razões).

    E já agora qual é o Manuel Tavares, Rui Cerqueira e outros que por lá andam ???

    ResponderEliminar
  5. Falta Irreverencia (inteligente) ao "GRUPO" FCP.

    ResponderEliminar
  6. Raul,
    O Manuel Tavares (ex-director do JN) foi nomeado director geral da FCPortoMedia e não faço ideia se tem algum projecto de interesse para a áera desportiva.

    Se fôr como o PortoCanal, estamos conversados. Muita parra e pouca uva, nâo é de todo a imagem de marca do FCPorto...

    ResponderEliminar
  7. Deacon Blue29/09/14, 19:12

    Caros!

    Atençao que o receio que os Presidentes da CMP têm em ter relaçoes cordiais com o FCPorto, nao estao em conformidade com o que acontece na capital do imperio!Lá é tudo às claras e em ambiente de festa!
    Faz lembrar aquele distanciamento que os partidos têm com elementos do partido indiciados/condenados em casos diversos.

    O Rui Moreira ao adoptar a atitude que agora se sabe.....nao sei nao.....
    Se calhar alguém la debaixo disse-lhe que era melhor ele ter alguma distancia....
    Será por isso que o FCPorto anda calado? Será esse o preço para readquirir o FCPorto "a sua dignidade".

    Onde isto chegou!

    DB



    ResponderEliminar
  8. A grande e verdadeira promiscuidade é entre a politica e a economia.

    A outra, entre o futebol e a politica foi uma TANGA para ser aplicada apena na cidade do Porto e ao FCP.

    É só ver o que se passa em Lisboa, Guimarães, Braga, Madeira etc

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...