29 setembro, 2014

Dêem as mãos cavalheiros, lutem contra quem nos anda a lixar!



Alfinetadas de Pinto da Costa a Rui Moreira na entrevista do Porto Canal que podiam ser evitadas:

"Já conversámos muitas vezes. Conheço-o [Rui Moreira] há muitos anos. O outro [Rui Rio] nem conhecia - pelo FC Porto nada fez e pela cidade pouco mais. Se a zona das Antas está como está, deve-se ao FC Porto. A hostilidade desapareceu, mas, em termos práticos, não beneficiamos nada com a mudança. Somos amigos, mas, em termos de ligação do FC Porto à cidade, não tem sido nada positivo."

"[Rui Moreira] Disse que deixou de ser portista, passou a ser portuense; não entendo e fico triste. Deixou de escrever num jornal do Porto, o 
JN, por causa do cargo, e depois passou a escrever num jornal de Lisboa, o Correio da Manhã"


Se Rui Moreira quis afirmar-se politicamente como o "presidente de todos os portuenses" quando proferiu estas declarações, separando os portistas dos não portistas, então, fez mal. E fez mal justamente por tê-lo dito, embora me pareça que a intenção seria uni-los, e não separá-los. Diga-se o que se disser, ao fazê-lo, os portistas viram nessas palavras a continuação "anti-promiscuidade" entre o futebol e a política iniciada por Rui Rio. Por sua vez, os não portistas agradeceram em silêncio, e os anti-portistas rejubilaram com a almofada de conforto... Por isso, teria sido mais feliz se tivesse falado apenas em portuenses.

Mas Pinto da Costa não devia atirar pedras a um conterrâneo seu, igualmente portista, porque também foi infeliz, ao falar extemporaneamente deste assunto, quando toda a gente sabe que a razão deste desaguisado infantil se prende com o apoio (falhado) da candidatura de Luís Filipe Menezes à C.M.Porto, que está aliás na origem do arrufo. Por outro lado, embora deteste o Correio da Manhâ (nunca o li, mas fiz-lhe há muito o raio X pelas parangonas), Pinto da Costa também usou muitas vezes a RTP para falar (e os outros canais)  e todos sabemos o anti-portismo que lá se respira e pratica, apesar de pertencer ao Estado. Além disso, não me parece que Rui Moreira continue a escrever para aquele pasquim.

O que lá vai, lá vai. Agora, o que ambos deviam fazer era darem as mãos, cooperarem, respeitarem-se mutuamente e lutarem pela mesma causa: o Porto. Sem complexos nem ressentimentos. 

8 comentários:

  1. Entre a RTP e o CM vai uma grande diferença?

    Até RM poucos meses antes das eleições, chegou a declarar que LFM era o melhor, para se candidatar à CMP.

    E existem 3 políticos a quem o FCP deve alguma gratidão num país ferozmente centralista (convem lembrar) : LFM; FG e NC (engº).

    ResponderEliminar
  2. Anónimo,

    duvido muito mesmo, que LFMenezes seja anti-centralista. Como todos os outros, "era-o", antes de chegar ao poder. Depois, mudou a cassete, também com as desculpas do costume: não era oportuno...

    Foi por ter metido a regionalização na gaveta quando chegou à inebriante capital que eu lhe fiz uma cruz como político.

    Quanto ao apoio que deu ao FCPorto, é outro assunto. Elogiei muitas vezes o trabalho que fez em VNGaia, apesar de saber que estava a contrair dívidas mas nunca pensei que tivessem a dimensão que hoje sabemos.

    ResponderEliminar
  3. Parece-me que por parte de RM há um bocadinho de ciumeira por o PC apoiar FM, mas também ninguém pensava que RM iria ganhar, e o apoio do PC a FM talvez fosse um apoio de gratidão.

    Agora eu não sei qual das partes está mais sentida, mas sei que o sr RM presidente da Câmara municipal do Porto tem a maior marca da cidade que é o FCP e depois o vinho do Porto ou vice versa como queiram, e, tem que se deixar dessas parolices.

    Pinto da Costa tem feito algumas asneiras, mas, é melhor presidente desportivo desta país, e que deu muitos títulos ao FCP e a Portugal. Pinto da Costa neste momento é o presidente, mas olhando à sua idade e ao problema de saúde que tem, há que por alguém do clube a defender a honra do clube e as roubalheiras das arbitragens que fazem ao FCP.

    Tem que haver grande entendimento entre presidentes e ambos combaterem o centralismo bacoco deste pobre país.

    Temos que fazer obra nesta cidade, o mercado do Bolhão bem no centro da cidade está a cair de podre. Já lá vai um ano de presidência de RM e pouco ou nada fez, e o tempo passa depressa.
    Indepêndentemente das pessoas ou dos cargos, do que eu gosto mesmo e amo, é a cidade e o FCP...

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  4. Abílio,

    Sem querer tomar a defesa de Rui Moreira, lembre-se que ele assumiu a Câmara na pior das alturas: crise global, a troika a controlar e os orçamentos das autarquias (sem dinheiro).

    Portanto, não esperemos por grandes obras de fachada porque nunca como agora foi tão difícil governar uma Câmara. Mas, se acompanhar bem o percurso de RM, na cultura por exemplo, escolheu a pessoa indicada.

    Tem tomado pequenas iniciativas, mas não está de braços cruzados, vai fazendo umas coisas. Com o Bolhão é a mesma coisa, mas estou convencido que lhe vai dar uma solução.

    Não me parece boa ideia entrarmos pelo caminho infantil que eles tomaram. È preciso apelar à união e não a birrinhas pueris.

    ResponderEliminar
  5. Devo dizer Rui, que Rui Moreira me desiludiu para já, no discurso e nesta aparente animosidade para com o FCPorto.
    O presidente da CM do Porto deveria estar sempre com os clubes da cidade e deveria vestir a camisola, sempre.

    A chamada de atenção para os desvios do QREN não teve seguimento noutras atitudes públicas de afirmação regionalista que deveriam ter acontecido e não aconteceram.

    Isto de agradar a gregos e a troianos nunca funcionou para nada prático. Funciona para quem não quer mudar nada. Rui Moreira apareceu como um regionalista, mas não actua como tal. Não tem dureza suficiente para tratar determinadas questões.

    Gostava de ver Rui Moreira a tomar a iniciativa para construir alguma coisa de positivo com o FCPorto. Não é o FCPorto que tem que dar o primeiro passo, embora já o tenha feito.

    LFM é um animal politico que favorece aquilo que o promove politicamente e quem lhe dá votos. Não é nenhum anti-centralista, está muito longe disso. Mil vezes Rui Moreira, em vez de LFM.

    Rui Rio é apenas um homem fechado, com ódios de estimação e sem visão empreendedora. É um dos muitos indivíduos limitadíssimos com um discurso austero que dá ares de rigor financeiro, que pululam pela politica portuguesa. Está a pensar na direcção do partido e esperará pela derrota deste desgoverno para avançar.

    Enfim, o Porto dá tiros e mais tiros nos pés. E quando pensa que não os está a dar, aparecem estas desilusões.
    Tinha melhor impressão de Rui Moreira e não esperava este atrito.

    Pinto da Costa é igual a si próprio, defende o FCPorto que é a sua vida. Rui Moreira é quem tem o poder apesar, de como diz o Rui e bem, nunca ter sido tão difícil gerir uma autarquia como a do Porto.

    ResponderEliminar
  6. Soren,

    São duas personalidades diferentes. Mas deviam ultrapassar as divergências e unirem-se num mesmo objectivo.

    Cada um na sua área e dimensão, têm provas dadas. Pinto da Costa como Presidente do FCP não tem que provar nada, embora nestes últimos anos tenha patinado em algumas decisões que tomou.

    Rui Moreira destacou-se na Associação Comercial do Porto e mais tarde como comentador desportivo (pessoalmente aquilo que mais apreciei nessses programas foi o dia em que bateu com a porta...). É um portista como nós, só precisa é de ser mais afirmativo com o poder central. Temos de lhe dar tempo. Apesar de tudo já deu alguns passos que Rio nunca mostrou capacidade para dar. Se aturamos estes anos todos Rui Rio, que não sejamos nós portistas a fazer-lhe a cama antes do tempo, como alguns já estão a querer fazer com o Lopetegui...

    Um abraço

    PS-Soren, o s/ paradeiro agora é onde?

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Só para registar que, pessoalmente, entendo que Rui Moreira, ENQUANTO PRESIDENTE DA CÂMARA DO PORTO, seja portuense e não portista. Aliás, creio mesmo que não poderia ser de outra forma, sob pena de desiludir as «Gentes da Cidade» que não é adepta do FCPorto. Ele tem que ser o presidente de todos os portuenses e não só de todos os portistas...por isso, entendo e não condeno as suas declarações.
    E não duvidem, Rui Moreira é um enorme portista...ahhh...e nada ganha com isso.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  8. Augusto,

    é tudo uma questão de bom senso e de habilidade política que R. Moreira não soube mostrar. A sua tese tem duas interpretações. Se ele disse que não era portista para não melindrar os não portistas, então optou por melindrar os portistas, tomou um partido. Melhor seria estar calado.
    Eu tentocompreendê-lo, mas sinceramente não gostei.

    Pinto da Costa tem um grande ascendente sobre Rui Moreira em termos de currículo, face à especificidade dos respectivos cargos que ainda estamos por saber se Rui Moreira atingirá nas funções de Presidente da Câmara. Para já só vejo contas de subtrair, e queria vê-los a somar (leia-se: vê-los unidos).

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...