21 março, 2015

FCPorto que não sabe aproveitar os erros dos adversários


Um FCPorto bipolar é o que temos visto esta época. Uns dias depois de uma jornada europeia espectacular contra o Basileia  e  posterior victória sobre o Arouca, com alguma dificuldade, que fez renascer a confiança aos portistas, o FCPorto não teve arte nem engenho para aproveitar a escorregadela do Benfica em Vila do Conde e ficar apenas a um ponto do rival regimental.

Para não me alongar mais, porque estou naturalmente insatisfeito com o resultado e com a exibição da equipa - lenta e pouco determinada -, cheguei à conclusão que, se equipas com um plantel muito inferior conseguem dificultar tanto a vida ao FCPorto, então se o Bayern de Munique quiser, nem precisa de atacar, basta fechar-se muito bem na defesa para passar nas calmas as duas eliminatórias. Isto, se o Bayern fosse equipa para se remeter à defesa, que não é de todo, como toda a gente sabe. Portanto, cuidado, podemos ter uma decepção muito grande...

Sem querer extrapolar para outras condicionantes, a verdade é que este ano, esta bipolaridade parece transmitir-se  a todas as modalidades (Andebol, Hóquei em Patins e Futebol Júnior). Parece faltar estofo e moral às equipas para, quando estão em vantagem no marcador, saber gerir essa situação e tirar partido dela sobre os adversários.

Só falando de hoje, vi os juniores sub-19 perderem a poucos minutos do fim com o Guimarães por 2-1, depois de estarem a ganhar por 0-1,  vi  o andebol com a equipa dinamarquesa do Skjern em que o FCPorto também esteve a ganhar por 23-20 e a poucos minutos do final deixou-se derrotar por 23-24. No hóquei o ambiente parece também não ser o melhor, e talvez tenhamos a confirmação já este fim de semana contra o Benfica para a Liga Europeia.

Ninguém de boa fé me pode garantir que a liderança frouxa e atípica de Pinto da Costa das últimas épocas não tenha reflexos no comportamento dos atletas. Na minha opinião, tem. Isto, já para não falar da permissividade do líder portista, quase cooperante  com as arbitragens hostis e abertamente sectárias com o FCPorto. 

Cada vez me convenço mais ter chegado a hora de Pinto da Costa passar o testemunho...


9 comentários:

  1. Alguns jogadores muito fatigados.

    Lopetegui devia ter feito substituições mais cedo e alguma rotação.

    Quintero fraquíssimo.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente consigo, o FCP é uma equipa Bipolar, Tem jogos bons, ou razoáveis, e tem outros em que não há Alma nem força, é jogo do deixa andar, e depois, tem resultados destes, contra um clube como o Nacional que joga pouco. Parece-me que o FCP não se dá bem com os ares da Madeira.

    Ás vezes sr Lopetegue, questione-me se você é o treinador de levar o FCP algum lado. Já deu para entender, que continua a conhecer muito pouco da realidade do futebol português.

    Dependente do resultado dos Lampiões, este resultado do FCP foi miserável para quem tem algumas pretensões.

    Realmente este fim de semana foi triste para os portistas. Nos sub 19 perdemos a jogar contra dez; no Andebol mais uma derrota, porque nos fartamos de errar; Amanhã o Hoquei acredito pouco, o Tó Neves, nestes jogos decisivos dificilmente ganha.

    Quanto ao sr Pinto da Costa nem sei se ele ainda anda por aí, não lembro de o ver...

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  3. Tudo isto, juntamente com a porcaria da corrupção que domina o país, é péssimo para a saúde...

    É mau demais para ser verdade.

    ResponderEliminar
  4. Um país cheio de corruptos, de governos como este, incompetente, lesa pátria e a sugar o povo até ao tutano. Nem o FCP com jogos e resultados destes, nos faz levantar o Ego, bem pelo contrario... Hoje foi mais um dia para esquecer.

    Abílio Costa

    ResponderEliminar
  5. Vamos à luta como é timbre de portistas, pois o FCP nunca teve vida fácil, neste país.

    ResponderEliminar
  6. So queria dizer as pessoas para serem justas...o quintero e o k sempre foi culpa tem o timoneiro em depois de assassinar o jogador dar lhe um regalito de x em x jogos.esquecam o quintero ja morreu pro nosso clube mas hoje alguem pensou que ainda daria alguma coisa...na play talvez mas os jogadores nao sao robotes.tem juizo lopetegui

    ResponderEliminar
  7. Deacon Blue22/03/15, 10:39

    Boas!

    Acho que é importante nestes momentos termos uma visao mais larga das coisas, ou seja, nem tudo estava bem e nem tudo está agora mal ou perdido.
    O que me parece é que, muito ao jeito do futebol, a malta embandeirou em arco nos últimos jogos e isso é sempre precipitado.
    Por muito valor que queiramos dar ao Braga (vi e gostei sobretudo da atitude da equipa), Sporting (primeira parte péssima que passou ao lado da critica...)ou Basileia (nao vi mas acredito que tenhamos feito grande jogo), sao adversarios que estao longe de permitir concluir que o trabalho de conctituiçao de uma nova equipa está acabado.
    Os altos e baixos desta equipa sao diría que normais (últimamente menos, atençao...) e acho até que o trabalho nao fica finalizado este ano! Saidas e entradas se avizinham com as consequencias conhecidas...
    Espero que seja só um fine tunning na próxima época.

    Se muitos dizem que sao do tempo das "vacas magras", entao eu digo que em apenas cerca de 6 a 8 anos aprendi a ajustar-me e a interiorizar que este FCPorto nao é o guerreiro e muro de betao que foi nos anos 80 e 90 com o epilogo em 2003/2004.

    Nao estou a desgostar do trabalho ao nivel do futebol este ano mas as criticas que a malta vem fazendo à direcçao e a P. da Costa nao as podemos todos meter na gaveta quando se ganha. É na minha opiniao algo estrutural e que vem de tras esta nova forma de estar e gerir o clube com os resultados que se vao vendo...

    Os nossos adversarios estao mais fortes, abriram o olho, mal era que nao fosse e a nivel internacional estamos cada vez mais perto, à escala, de um clube nacional por exemplo como o Guimarães que todos os anos ou sempre que tem bons jogadores, é obrigado a vender com as consequencias conhecidas.

    Uma equipa que nao tem um plantel estabilizado pelo menos 2 ou 3 anos vai andar sempre nesta inconstancia.

    Finalizando para dizer o seguinte, este Porto com esta equipa nova este ano, caso elimine o Bayern, seria o gozo generalizado para com todas as teorías futeboleiras!

    É a minha opiniao!

    Deacon


    ResponderEliminar
  8. Ontem o FCP até parece que foi fazer um jogo amigável à choupana, nunca meteram a quinta jogaram sempre ao replantio e com as cores daquelas camisolas faz favor mesmo a condizer.
    Ó senhor presidente qual é o seu papel no FCP que nem vai, nem deixa ir, corte-lhes a mesada a todo esse tribo de borboletas.
    Faça, João Pintos, Paulinhos, Andrés e outros à Porto, esses é davam o litro pela camisola, alguns destes não passam de mercenários.

    Coração de Dragão.

    ResponderEliminar
  9. Deacon,

    Creio não poder haver visão mais alargada que a que acabo de expor: a gestão presidencial não é a mesma. E não me refiro às questões de mercado, porque contra essas podemos muito pouco e até damos lições aos (des)governos.

    Há sim, toda uma política de comunicação por rever, inclusivé do próprio presidente, que este ano está simplesmente irreconhecível.

    Quanto às oscilações de opinião dos adeptos, isso é tão natural como reconhecer que está frio num dia frio...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...