04 novembro, 2016

Germano Silva - Doutor Onoris Causa

Germano Silva agradecido "a uma das mais prestigiadas Universidades do Mundo"

Na cerimónia de entrega do título, que decorreu na Reitoria da Universidade do Porto, Germano Silva emocionou-se e agradeceu: "O rapaz que andava de solipas e de calças remendadas é hoje um senhor circunspecto, de cabelos ralos há muito embranquecidos, que está na vossa frente e acaba de receber o grau de Doutor Honoris Causa que lhe foi atribuído por uma das mais prestigiadas Universidades do Mundo - a Universidade do Porto".

O Elogio foi feito pelo historiador Luís Miguel Duarte, que percorreu a carreira jornalística de Germano Silva, ao longo dos 40 anos em que este trabalhou no Jornal de Notícias. "Quando ler em algum lado que, no próximo sábado, vai haver uma palestra, uma visita guiada, vai ser lançado um livro de Crónicas do Germano Silva, irei pensar, iremos todos pensar, com incontido orgulho: Este é dos nossos! Agora é dos nossos!".

A homenagem será ainda assinalada às 15.30 horas, no Pátio das Nações do Palácio da Bolsa, com uma conferência pública e gratuita dedicada aos historiadores da cidade, mas com inscrição obrigatória.

A "homenagem à memória do Porto" é igualmente assinalada com a exposição "O Porto no coração". No Arquivo Municipal do Porto, que fica na Casa do Infante, está marcada para as 18 horas de amanhã uma visita guiada por Germano Silva.

Nota de RoP:
Merecidíssima, esta honra! Germano Silva é um exemplo para todos os jornalistas. Hoje, poucos há, como ele, lamento dizê-lo. A não ser Hélder Pacheco, uns anos mais novo, não vejo outros desta nova geração que tão bem tenham descrito a gente e a história da nossa muito amada cidade. Ambos, têm provas dadas na defesa dos valores portuenses. São jóias raras.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...