17 outubro, 2018

Porto Canal não gosta de dar explicações. Será aquilo um principado?


Entretenimento

É desagradável para qualquer um ser-se objecto da crítica de outrem. Ninguém gosta de ser criticado, e eu não fujo à regra. Mas aceito opiniões contrárias às minhas, desde que sustentadas em argumentos sérios, e pragmáticos. Com fanatismos, ou convicções mal fundamentadas é que não se convence ninguém. Estou com esta conversa porque ainda não consegui convencer certos leitores mais precipitados, que quando se critica o funcionamento de uma empresa, de um governo, ou uma equipa de futebol, não significa forçosamente que os que lá trabalham sejam todos maus. Um governo, ou qualquer outra actividade colectiva, deve ser avaliada pelos resultados do grupo, não pelo individual. Se assim fosse, não haviam maus governos, más empresas, nem maus clubes de futebol.

Espero que os leitores habituais não pensem que é para eles este discurso, porque não é. Refiro-me a um pequeno número de comentadores que nem sempre compreendem o que escrevo,  que distorcem as coisas, ou por pura ignorância, ou por malvadez. É importante compreendermos que quanto mais exigentes formos com nós próprios, mais apurados serão os nossos gostos. 

Dou como exemplo do Porto Canal, órgão de comunicação que venho censurando há algum tempo. Qualquer espectador atento terá percebido que algo de estranho se está a passar naquela empresa. Eu também sou um deles, e tenho-o demonstrado aqui. O objectivo não é dizer mal, só por dizer. Não! Eu aponto para o que está a funcionar pior, e neste caso trata-se de desleixo, de desorganização, e alguma falta de brio profissional. Se fosse um canal de Lisboa era-me indiferente, porque são tão medíocres, tão enfadonhamente previsíveis, que nunca estive preocupado. Agora, o Porto Canal preocupa-me, e porque é do Porto quero que seja sempre melhor, para poder impor-se económica e qualitativamente.

O Porto cidade e o Porto Clube não pode dar-se ao luxo de deixar à deriva um negócio tão difícil de rentabilizar como a televisão.

Para melhor entenderem onde quero chegar, e para que não se confunda a árvore com a floresta, passo a explicar:

Programas do Porto Canal  por Áreas

  • Desporto: Universo Porto de Bancada, Universo Porto, Desporto em Directo, Nas 4 Linhas, (20, no total)
  • Informação: Jornal Diário, Jornal das 13, Jornal da Noite, Último Jornal, Revista de Imprensa, Jornal de Desporto (20, no Total)
  • Entretenimento: Consultório,Olá Maria, Portugal Fashion, Glitter Show, (21, no total)
  • Cultura: Caminhos da História, Nota Alta, Radioativo, Gente com História, A falar é que a gente se entende, (21, no total)
  • Bem Estar: Imperdíveis, Filhos e Cadilhos, Beleza em Paris, (8, no total)

Os programas mais importantes para mim (apenas a minha opinião), são os que estão sublinhados. Neste momento, deixaram de transmitir muitos deles em todas as áreas. Antes, passavam 4 telejornais, agora transmitem apenas o da Noite. Auto-desvalorizaram esta área importantíssima! Os melhores programas culturais estão a ser afectados por exaustão causada às audiências (repetições sucessivas), o que é péssimo para os respectivos criadores e também para o Porto Canal. 

Um negócio como a televisão, não é uma fábrica de conservas, é um trabalho exposto todos os dias aos consumidores. Daí, requerer mais respeito e subtileza com os potenciais clientes. Deixar uma imagem de amadorismo é perder investidores.   


PS-Admitindo a hipótese de estar a ser elaborada a nova programação para a época 2018/2019, é inadmissível que nem uma nota de roda-pé tenha sido apresentada para acabar com especulações. É assim que elas se fomentam.




  


7 comentários:

  1. Burgueses da foz. É o que são.

    ResponderEliminar
  2. O Porto Canal não evoluí nada antes pelo contrário. É uma vergonha que neste grande momento que cidade atravessa e o norte, não tenhamos um Canal de televisão a sério.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  3. Deacon Blue18/10/18, 19:44

    Caro Rui,

    É por demais evidente que estamos com falta de gente com vontade e competência para dar a cara pela cidade, pela região.
    Como se isso não fosse suficiente, a situação não é melhor nas restantes cidades e regioes sobretudo a norte......
    Como diz a musica, tá tudo bem, se você está bem, eu também estou bem......

    Existem “2 países em Portugal”! Lisboa e o resto.

    O Porto, segunda cidade do país, tem responsabilidades no desenvolvimento económico e na dinâmica do país que há muito tempo não assume! Não podemos estar à espera, temos de avançar para a luta, dar a cara, afrontar com determinação e sem medo o actual estado de coisas.
    Ou seja, somos uma vergonha de gente neste momento, a norte! Uns mansos! Nao temos líderes com “pedigree” com cojones como se diz por Espanha.
    O Porto canal é um reflexo do que acabo de dizer, é um canal que transpira amadorismo qb.....
    O FC Porto, baluarte histórico nesta luta contra Lisboa, anda a deriva e actualmente até parece a Santa casa da misericórdia! Não há, e não é de agora, respeito pelos sócios e adeptos.

    Repito, sinto uma amargura intensa por tudo isto!

    Deacon

    ResponderEliminar

  4. Deacon,

    a sua amargura não é única, pode ter a certeza. O curioso é que ainda
    haja tipos que se dizem portistas que só lhes falta dizer que o Terreiro do Paço não tem responsabilidades nenhumas com o centralismo...

    São esses que não estão disponíveis para enfrentar o "touro pelos cornos", Perderam completamente o sentido cívico, a noção de que é possível e legítimo lutar contra esta pouca vergonha. Têm o mesmo medo que tinha o povo antes do 25 de Abril. É espantoso! Pensam que
    é a Liga ou a Federação que nos vai resolver os problemas. Ou o Sérgio Conceição...

    ResponderEliminar
  5. Ainda não entendi porque é que o presidente da Câmara do Porto Rui Moreira vai pouca vezes ou nenhumas ao Porto Canal falar do Porto cidade e do País, o mesmo se passa com o sr Pinto da Costa, mas esse pouco ou nada tem para dizer depois do momento difícil financeiro do Clube e do aumento aos srs da SAD o homem foge a perguntas como o diabo da cruz.
    Não há uma grelha no Porto Canal para divulgar obras ou projectos actuais ou futuras da cidade,e se calhar até teria muita audiência!.. Mas não deve dar muito jeito o melhor é entrevistas do Juquinha a alguns cromos de Lá de Baixo.
    O Porto Canal pouco ou nada tem para dar, ou seja não, têm ideias nem pachorra para melhorar a Estação Porto/Canal.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  6. A direção do Porto Canal e a direção do FCP estão bem uma para a outra e o seu destino devia ser o mesmo,ou seja RUA com eles. A incompetência abunda nos dois lados. Admira-me como os accionistas de referência da Sad assistem sem se manifestar a todo este descalabro. É por estas e por outras que o centralismo lisboeta domina a seu bel prazer. Só sabemos fazer queixinhas quais calimeros ,mas agir???? Só temos o que merecemos.

    ResponderEliminar
  7. Francisco Paulos,

    Instalou-se no Porto Canal uma mentalidade de patrão serôdio que é um equívoco. Primeiro porque o patrão maioritário é o FCPorto, não é uma sociedade privada e independente. Depois,
    porque o gosto pelo serôdio é próprio dos patrões sem nível e mal educados, daqueles que acham que não devem dar explicações a ninguém. Digo mais, acho que também no FCPorto o estilo é o mesmo. Há uma arrogância mal disfarçada que não condiz com um clube. A SAD actua como se fosse
    uma sociedade privada de grandes investidores, quando é um clube cujos recursos mais significativos são obtidos na venda de jogadores, coisa que nos últimos tempos não têm sido famosos.

    No dia em que o Porto Canal se tornar numa cópia dos canais de Lisboa, fecho a loja,

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...