15 outubro, 2018

FCPorto e Porto Canal, bloqueio partilhado?


Por favor, não me venham contar histórias . Esta cisma de proteger o senhor Pinto da Costa incondicionalmente, está a tornar-se  numa perfeita tolice, num hábito passível de criar grandes problemas ao FCPorto. 

Há pessoas que parecem ainda não ter percebido que os elogios devem ser sinceros e assentes no mérito. Uma coisa é um elogio momentâneo e circunstâncial - como por exemplo achar alguém muito simpático, culto, ou bem educado -, e outra coisa mais importante é elogiar um ministro, ou um Presidente de clube. Nestes casos, o elogio exige tempo, não pode ser ocasional, requere às vezes alguns anos de avaliação. Foi o que aconteceu com Pinto da Costa. Se mereceu tantos encomios dos portistas (e ciumeira dos adversários), foi porque desempenhou bem o seu papel. Opções emocionais não são as mais indicadas para soluções racionais.

Assim sendo, estaremos todos de acordo se dissermos que racionalidade foi o que mais faltou nos últimos 4/5anos de gestão do FCPorto! Já há muito tempo que venho alertando os portistas para a necessidade de pensar na renovação da SAD e de Pinto da Costa, e não comecei ontem nem há um ano. Os sinais de declínio eram evidentes. Se por um lado é compreensível a contenção dos associados, evitando crises precipitadas e instabilidade, por outro não tivemos a correspondência dos responsáveis. Pinto da Costa e a sua equipa da SAD leram esse comportamento como um sinal positivo de continuidade. O resultado foi o que se viu. O Relatório e Contas está a ser discutido na praça pública com algum cepticismo e a negociação de alguns jogadores tem sido desastrosa, a  ponto de poder desestabilizar o rendimento da equipa nos próximos tempos.

Mas, sem o sabermos, podemos ter à vista outro problema, resultante da tendência que temos para canalizar a nossa atenção para o Futebol Clube do Porto. Parece andarmos esquecidos com o Porto Canal como se nada tivesse a ver com o FCPorto. E tem.  Ao que consta, o FCPMedia detinha  de 98,8% das acções do Porto Canal, e pouca ou nenhuma informação foi dada aos sócios àcerca dos custos que são pagos pelo próprio canal e os que são suportados pelo FCPorto. Fechou a temporada de 2016/17 com 2.571 milhões de euros. Seria portanto muito importante esclarecer esta dúvida.

O Porto Canal parece trabalhar em regime de part time. As gravações e repetições de programas aumentaram e outros deixaram subitamente de ser transmitidos sem que fosse dada a mínima informação aos espectadores. É mau de mais para um negócio de exposição e de serviço público. O silêncio mantém-se como se nada estivesse a acontecer. Curiosamente, muito ao estilo do FCPorto...

Será preciso dizer mais? 

2 comentários:

  1. Ora bem, eu gosto do porto canal que com mais ou menos dificuldade de ser o unico canal a norte sem grandes apoios, la vai remando, nao posso esquecer que e repito Braga e guimaraes por exemplo sao norte mas preferem lisboa e portanto.......
    Depois em relaçao a Pinto da Costa e sempre a mesma treta, o problema do porto começou depois da vitoria na liga europa, percebia se que o benfica estava a tentar tudo començando por fragilizar a unica voz no clube , o presidente que nao esqueçamos ate teve largos anos a camara do porto, imaginem contra ele e o clube, NAO ME VENHAM COM HISTORIAS DA CAROCHINHA, NAO E POR ACASO QUE POR EXEMPLO A ESCOCIA E A CATALUNHA NUNCA SERAO INDEPENDENTES, E FACIL PERCEBER QUE DENTRO DESTAS REGIOES MUTISSIMOS PREFEREM MADRID ( BARCELONA NUNCA FOI INDEPENDENTISTA ) E LONDRES. Estou a referir isto porque ? porque parece que muito portista pretende o mesmo, estar mais 19 anos sem ganhar nada e bater pallmas a eusebio, coluna e simoes, e vieira, e paulo gonçalves e etc.
    Afinal nao e o sporting que esta falido? de quem os jogadores fugiram? mas eles contentam se em ganhar um em cada 4 e era esse o designio de vieira, afinal os lampioes tem assim as finanças tao bem? entao para que ter um plano para controlar a justiºa e ate o presidente da republica? PARECE PELO QUE LEIO POR AQUI E VARIAS VEZES QUE COMEÇA A SER ESTRANHO ( TOUPEIRAS ?? JA NAO DIGO NADA )QUE A BTV E UM EXEMPLO SO DA PROGRAMAS OTIMOS embora nao precisem pois tem a tvi24, a sic noticias, a cmtv, a rtp, QUE OS LAMPIOES TEM UMA GESTAO A SERIO, que sabem promover os seus jovens, que controlam a comu social de lisboa, os arbitros, a disciplina, fernando gomes esse portista cujos ares de lisboa o confundiram nas preferencias, PORRA!!!!!!!!!!! MAS AFINAL COMO E QUE NAO ESTAMOS JA FALIDOS E O BENFICA A COMPETIR SOZINHO E A GANHAR TUDO?? SO PODE SER MILAGRE.
    O presidente tem 80 anos e mantem a mesma estrutura de ha 30 anos, obviamnete que o dinamismo, a agressividade, as horas dedicadas ao clube diminuiram , ele sabe que tera de abdicar um dia e sabe que o porto mudara muitissimo, tera de ter outra forma de comunicar, hoje com os meios de difusao da comunicaçao era impossivel um presidente tipo pinto da costa, hoje o sistema e o de vieira, haver seja ele quem for que se suicide qual jhiadista pela causa mantendo a cabeça do polvo a tona, primeiro a causa e so depopis a familia, os amigos , o pais. O BENFICA GOVERNA HOJE COMO O PS OU A MAFIA OU MELHOR TENTOU COPIAR O MODELO, PRIMEIRO O PARTIDO, DEPOIS O PARTIDO E EM YTERCEIRO O PARTIDO QUEM FOR OBSTACULO E ``MORTO`` um caso como no sporting nao e possivel no benfica, os sousa cintras, ricciardis e etc imolavam se para salvar o grande lider, para salvar a causa, provavelmente metiam bombas aqui e ali, ou toupeiras, ou o que seja. EM PORTUGAL UM DIA QUE O DAESH OU COISA DO GENERO QUISER TOMA ISTO TUDO NUMA SEMANA, AQUI TUDO E PERMITIDO, NADA FUNCIONA, O FUTEBOL E SO O EXEMPLO MAIS MEDIATICO, basta ver as armas de tancos.

    ResponderEliminar
  2. Vidente Mor,

    Você tem uma forma de avaliar as coisas muito rígida e pouco precisa. Ou seja, o que está bem, está bem porque sim. Criticar o que você gosta é uma coisa má. E elogiartambém tem de coincidir com as suas preferências.

    Afinal, não foi capaz de responder objectivamente às questões que levantei. Não diga coisas que eu não escrevi, argumente em função do que lê.

    O Porto Canal tem alguns bons programas, e podia apontar-lhe uma série deles. A questão não é essa, é saber aproveitar e incentivar os autores de programas de qualidade, isso sim.

    Como a programação é pobre (no preenchimento do tempo de emissão), a régie acaba por desvalorizar a qualidade com repetições exageradas, umas atrás das outras. É uma falta de respeito pelos espectadores.

    Se você não se percebe isso, é mau sinal, é como contentar-se em comer todos os dias a mesma coisa, passe a comparação! A organização do PCanal é péssima, e desmazelada a informar os espectadores. É facílimo prová-lo. Quando há alterações de horários ou de programação, raramente informa os espectadores.

    Vou-lhe dar apenas um exemplo: não sendo pessoa de hábitos religiosos, gostava de ver um programa que era transmitido ao domingo chamado "A falar é que a gente se entende" e que não aborda apenas temas religiosos, é muito mais abrangente. Quando pensava vê-lo este fim de semana, o PCanal optou por transmistir outro que tinha passado no dia anterior (repetição). Isto é chatear o público!
    Não é fazer o trabalho de casa completo, é improvisar, é deixar o espectador com a sensação que lá dentro não há controle.

    Isto não vai lá com clubites, vai com rigor e competência. Por fim, pode ter a certeza que esta rebaldaria impressiona muito mal os espectadores atentos e pior que isso, os próprios protagonistas dos programas, porque ao contrário de si, sabem que impingir-lhes doses industriais do mesmo programa produz um efeito negativo a quem o vê.

    Quanto ao resto, dá pano para mangas. Cada caso, é um caso. Sobre o FCPorto e Pinto da Costa está tudo dito. E sobre a Catalunha, é outra conversa.


    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...