14 outubro, 2018

Eles vão trepando enquanto a justiça dorme

Compreendo a brincadeira, acho é que não resolve nada 



É uma chatice que, para não ser mal entendido, tenha de repetir constantemente o que aqui escrevi, ou não escrevi, sobre o assunto bê, ou cê. É a única maneira de calar a boca dos que só sabem avaliar as coisas conforme lhes dá mais jeito, e não como deve de ser, com rectidão.






É assim: tenho-me como um tipo civilizado, que gosta da ordem, do respeito, e é a contra a violência. Mas só acredita na rotina e na prática desses valores quem vive num regime democrático, e se esse regime funcionar como exemplo. Não o fazendo, é inútil acreditar em milagres, quer dizer, ficar à espera que alguns  cidadãos sejam tratados impunemente acima da lei, e outros mais civilizados pagarem pelas suas ilegalidades.  Vale isto por dizer que os portuenses portistas estão cansados de ser tratados como gente menor, quer a nível político, desportivo, ou mesmo social.  Os tripeiros são gente boa, mas não gostam de ser desconsiderados. Quando isso acontece, e se sentem injustiçados perdem a confiança, e são capazes do pior.  

Ora bem. Apesar de não querer acreditar que todos os benfiquistas se revejam nos hábitos do seu presidente, nem na organização criminosa em que se tornou o Benfica, a verdade é que, publicamente, só vi duas pessoas a insurgirem-se contra o que está a acontecer. Dois! Um foi Victorino de Almeida, e o outro não me lembro do nome. É muito pouco, e vergonhoso. Quando eles *forjaram o não "caso" Apito Dourado, pensando que podia tratar-se de uma coisa séria, escrevi aqui que se fossem provadas as acusações a Pinto da Costa, eu seria o primeiro a censurá-lo por isso. Felizmente, e ainda que os testemunhos fossem ridículos e muito propagados pelos mídia, veio a descobrir-se que a montanha tinha parido um rato, e mais recentemente um clube de espiões e malfeitores, como se espera vir a confirmar, se a Justiça fôr efectivamente cega. 

Vamos ao que interessa. Antes, e a propósito, aconselho novamente os sócios do FCPorto que comecem a pensar seriamente (nas próximas eleições do FCP) numa presidência nova, com dirigentes sérios e destemidos, porque a idade de Pinto da Costa tolheu-lhe o dinamismo necessário para o momento actual, como se constata. Digo isto, porque o tempo do politicamente correcto esgotou-se e é ineficaz como sabemos. Não basta elogiar a postura civilizada dos adeptos e o apoio incansável que continuam a dar ao clube, é preciso também ajudá-los a encarar os problemas porque passa actualmente, nomeadamente as dificuldades financeiras e a gestão descuidada que nos impediu de construir uma equipa mais sólida evitando assim um clima de instabilidade com os atletas. A manutenção de jogadores como Herrera e Brahimi tornou-se mais problemática devido à sua tardia resolução. Jogadores que já não eram muito assertivos antes, é difícil que agora o sejam. Veremos.

A importância de imprimir outra dinâmica de gestão, mais abrangente e prematura é inadiável porque temos de saber lidar com outros obstáculos. O Benfica continua a actuar com excesso de confiança na sua milionária equipa de advogados, e nem por isso desistiu da sua campanha de intoxicação onde quer que seja. Nem o Governo nem o Presidente da República deram sinais de inquietação sobre o assunto. O que é gravíssimo. Ambas as instituições sabem no que o Benfica se meteu, conhecem como nós os indícios de prova criminal que deixou por todo o lado. No entanto, até hoje, optaram por não interferir no caso. O Presidente da República tem até mais liberdade nesse aspecto que é exercer a famosa magistratura de influência, coisa que ainda não fez. Entretanto, essa postura do PR (e do PM), pode ser interpretada pelos mafiosos do Benfica como um voto de confiança e levá-los a abusar ainda mais da tolerância cúmplice dos mídia,  Se compararmos a agressividade do Benfica, acusado de múltiplos crimes gravíssimos, com a passividade do FCPorto demasiado confiante na Justiça, parece que é o FCPorto o suspeito... O Porto Canal anda completamente à nora, a programação praticamente vive de réplicas, o jornal da tarde não existe, vive praticamente do desporto, de entrevistas gravadas, enfim anda muito mal. Só alguns portistas sem sentido crítico parecem contentar-se com o que está a ser feito. Parecem não saber ler os sinais, o que é péssimo.

Ora, entretanto o Benfica vai trepando e abusando, fazendo pela vida, aldrabando, manipulando e investindo em tudo o que mexe. A última pérola foi a abertura de uma loja no Mar Choping. É simples perceber, por mais que o Benfica acredite no gigantismo dos seus adeptos, que a área metropolitana do Porto está a abarrotar de portistas, portanto é muito natural que como aliás já aconteceu, um dia destes se cruzem adeptos dos dois clubes e haja qualquer incidente. O Mar Choping é uma estrutura comercial, mas tem obrigação de conhecer a rivalidade que há entre o FCPorto e o Benfica, de mais a mais agora, que um tenta ilegitimamente dominar o outro. Ambas as equipas têm adeptos em vários pontos do país e nas cidades que representam, mas parece-me insensato abrir uma loja vocacionada para o futebol numa área comercial frequentada maioritariamente por portistas. O Mar Choping parece ter optado pela prepotência da SportTV, arriscando-se a perder clientes que não gostam da brincadeira. Um deles serei eu de certeza!

Por fim, o Sr. Presidente da República e o sr. 1º Ministro, arriscam-se a ser responsáveis pelo que de pior eventualmente vier a acontecer. A violência e a vigarice é típica dos benfiquistas, mas os portistas sabem também dar esse tipo de resposta, se fôr necessário. Não é? Deixem-nos fazer o que querem, depois venham-nos pregar a moral cínica do costume.

Pergunta-se: estará o FCPorto interessado em responder na mesma moeda? Ou permitir-lhes tudo? Por que não abrir uma loja do FCPorto em Lisboa no Colombo, ou no Vasco da Gama? Era giro, não era?

*essa forja foi miseravelmente comandada por Ricardo Costa, alguém que não devia estar em lugares
impróprios para gente como ele. Uma vergonha para a Justiça que se preza.

2 comentários:

  1. Abrir uma Loja do FCP no Colombo era a mesma coisa que construir uma Igreja Cristã no meio do Fundamentalismo Islâmico. Isto de ter que sermos um país democrático é só para os outros porque eles não são nem nunca foram. Os pulhas agora andam a tentar meter umas asas no Polvo para se disfarçarem de Anjo da Guarda do futebol.
    Esta Praga Vermelha para alem de investirem na Liga, na Arbitragem, na FPF e em tudo que mexa no futebol, também andam a investir balurdios em Advogados, vê-se que é um Clube com o Cu bem apertado e com o rabo entre as pernas. Ai, se este País fosse justo com uma Justiça de verdade onde esta gente já estava,

    Abílio Costa e Silva.

    ResponderEliminar


  2. Pois é, isto não vai lá com democratas de sargeta.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...