Referir o mau serviço prestado pela TAP, especialmente para os passageiros que usam o ASC, é chover no molhado. No entanto acho que convém insistir na denúncia dos casos, não vá haver quem pense que isso são coisas do passado que hoje não ocorrem mais.
Assim seja-me permitido referir, de modo sumário, uma recente experiência pessoal numa ida ao Brasil.
Os aborrecimentos começaram logo à partida do Porto. Um atraso de mais de duas horas fez-nos perder a ligação, em São Paulo, de um vôo para o sul, com os habituais incómodos associados à situações dessa natureza. Felizmente que o pessoal brasileiro da TAP é mais simpático e colaborante que os colegas de Portugal, e a sua intervenção ajudou a resolver o problema, arranjando-nos um vôo de substituição embora muitas horas depois.
Depois de seis vôos entre cidades brasileiras, todos efectuados na empresa brasileira TAM, sem o mínimo atraso, chegou o momento de regresso, a partir do Rio de Janeiro.
No quadro de partidas do Galeão o destino do vôo estava marcado como OPORTO. Cheguei a pensar que seria um vôo directo. Não era. Partimos com uma hora de atraso e o comandante desejou aos passageiros "um agradável vôo para Lisboa". Do Porto, nem menção.
À chegada a Lisboa foi o caos. Os passageiros para o Porto foram despejados no terminal 2, e aqui tiveram de se desenrascar sozinhos, pois havia dúvidas em qual vôo devíamos seguir. Finalmente após esclarecimento do problema, fomos enfiados num autocarro de acesso ao avião. Seguiu-se uma espera de mais de meia hora no interior do autocarro e posteriormente um convite para regressar à aerogare. Informações? Não havia, seriam dadas mais tarde! Nova longa espera até que, mais de três horas depois da chegada a Lisboa, lá fomos metidos num avião para o Porto. Mas a aventura não terminara. Uma longa espera no interior do aparelho sem que fosse dada a mais pequena explicação. Perguntei a uma hospedeira de que estávamos à espera. Foi-me respondido que esperávamos pelas bagagens. Quer dizer, quase quatro horas depois da chegada a Lisboa, as bagagens respectivas ainda andavam perdidas algures na Portela!
Claro que com um serviço destes, quem se sentirá entusiasmado a visitar o Porto?
Há quem diga que além de querer dizer "Take Another Plane", TAP significa "Temos Atrasos Permanentes". Têm razão.
TAP, é a última vez. A Ibéria tem um bom serviço do Porto para São Paulo, via Madrid, e a própria TAM faz vôos directos entre Madrid e São Paulo. São opções mais que válidas.
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Caro Rui Farinas
ResponderEliminarEspero que tenha aproveitado bem a sua estadia natalícia no Brasil e folgo por voltar ao n/ convívio.
Em Junho passado fui ao Rio de Janeiro através da TAP em vôo directo do Porto e, tudo correu pelo melhor. Horários e simpatia do pessoal de bordo incluídos.
Contudo, acredito que não tenha tido a mesma sorte, porque também já tive a minha dose na TAP com pessoal de terra, que, colocado perante um problema de simples resolução, preferiu por optar pela solução mais "excitante" que foi a de "não pode embarcar".
Tratava-se, de uma senhora que me acompanhava, recentemente divorciada, que foi impedida de embarcar pelo facto de não ter apresentado a respectiva autorização paternal. É claro, que não contestei a exigência legal do referido documento, mas apenas a forma policiesca e arrogante como foi transmitida a informação à senhora.
Naturalmente, como detesto estes tiques ditatoriais a funcionária teve de me "aturar" e de ouvir aquilo que porventura não estava à espera e depois de reposto o bom senso e a legalidade, lé teve de nos deixar embarcar...