03 abril, 2008

THE DARK SIDE OF JOSÉ MOURINHO...

Estas Eminências Pardas do Poder Central, construtores de opiniões silicónicas, adoram, como os caracóis, quando faz sol, exibir os seus delicados apêndices, mas ao contrário do molusco gastrópode preferem pôr-se nos cornos da lua, o que vale dizer, fazem muita questão de ser excessivamente gabarolas.

Estas peneirices, como é sabido, costumam sair-lhes caras e virar-se contra elas.

Quando José Mourinho se fez treinador para o Mundo, no Futebol Clube do Porto, e levou o nosso clube às glórias europeias que se conhecem, depois de ter sido corrido pela porta do cavalo pelas néscias administrações benfiquistas, estes, com a dôr de cotovêlo típica dos maus perdedores, detestavam-no. Os defeitos do homem eram tantos, que bastavam para se realizarem todo o tipo de debates que se possa imaginar. Ora por que era arrogante, ora porque deixa, ora porque põe, José Mourinho não prestava.

Qual fenómeno do Entroncamento, a partir do momento que saiu do FCP, passou rapidamente de vilão a herói e, como é prática corrente no léxico benfiquista, a ter o Mundo na boca, a ser o melhor do Mundo. Como o Benfica...Fiéis às suas convicções e com um sentido nacionalista excepcional, consta que o amor por José Mourinho ainda não arrefeceu.

O que lhes falta agora explicar, ponto por ponto, sem correrem o risco de sufocarem com a previsível toxidade de argumentação, é o enquadramento entre as "reconhecidas" valências de Mourinho e as supostas manobras de alteração da verdade desportiva de que é acusado o Futebol Clube do Porto, na pessoa do seu Presidente. Ou seja, explicar, durante as 18 jornadas dos respectivos campeonatos ganhos pelo FCP, incluindo competições europeias, quais foram aquelas em que o mérito foi do treinador, e aquelas em que o resultado foi adulterado.

Receio bem, que uma lupa não sirva, e o microscópio tão pouco, para poderem detectar vestígios convincentes de corrupção. A não ser que estejam na disposição de abdicar desse estranho motivo de orgulho que agora muito gostam de fazer alarde e deixar de considerar José Mourinho o Maior Treinador do Mundo.

Lá dizia o outro: "o que é verdade hoje, amanhã é mentira".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...