03 abril, 2008

PORTOFOBIA

O jornal gratuito Global Notícias publicou hoje na secção Cartas dos Leitores este texto dum tal A. R. Pereira.

Educação no Norte■■■

“Quero deixar a minha opinião sobre o casodo taxista alcoolizado que atropelou quatro crianças no Porto e de seguida pôs-se em fuga. Eu faria o mesmo! Já é sabido que no Norte levanta-se a mão e abre-se a goela com a mesma facilidade com que se respira e, num localcomo aquele, no Porto,o condutor teria sido insultado e a sua viatura agredida pelos populares.Fariam, talvez até pior se ele ali assumisse o erro e ficasse.Estes actos disparatados a que o Norte já nos vem habituando mancham o nome do nosso Portugal. Eu sugeria investirem em cursos de ‘comoviver em sociedade’. Temos que saber ouvir e calarde vez em quando, porém, nem as notícias que recebemos das escolas doNorte são incentivo para se leccionar lá.”

A.R. PEREIRA

Em resposta escrevi eu próprio o texto que se segue. Espero que tenham a hombridade de o publicar com o mesmo destaque.

O leitor A. R. Pereira na edição de ontem, num discurso claramente preconceituoso e regional xenófobo, veio dizer-nos que, se tivesse acontecido com ele, teria o mesmo comportamento cobarde e criminoso do taxista alcoolizado que no Porto atropelou um grupo de crianças e fugiu. Segundo este leitor, a sua atitude justificar-se-ia pela suposta tradicional e generalizada tendência dos nortenhos em “levantar a mão e abrir a goela”; tendência, que ele considera uma vergonha nacional.

Recomenda-nos a ainda o leitor A. R. Pereira que tiremos cursos de como ‘viver em sociedade’, embora ele julgue que as nossas escolas, pelas notícias que lhe chegam, não sejam próprias para isso.

Caro senhor Pereira, por muito que a realidade mediática pretenda fazer parecer o contrário, os dados oficiais dizem-nos que a criminalidade grave e violenta é muito mais elevada na região de Lisboa, que é lá que estão as escolas mais violentas, que é lá que os revisores dos comboios suburbanos têm que andar acompanhados por polícias, coisa que no Porto não ocorre existindo mesmos várias raparigas a desempenhar essa profissão, algo impossível na região de Lisboa. É também no Cacém que muitos moradores dizem nas páginas dos jornais que só saem à rua armados.

Estas manifestações de portofobia, que resvalam frequentemente para o insulto gratuito, derivadas de muito ressentimento futebolístico, são cada vez mais frequentes, alimentadas por muita comunicação social, e só envergonham quem as profere. A propósito: vergonha nacional é a continuada exploração sexual dos jovens carentes da Casa Pia (a ex-provedora Catalina Pestana garante-o) e o julgamento interminável deste caso que corre nos tribunais sem fim à vista onde já se percepciona que vai acabar num absolvimento geral com a excepção dos tradicionais dois ou três bodes expiatórios de importância menor.

Vergonha também é termos uma capital cuja edilidade se revelou a mais corrupta, a mais esbanjadora e a mais desorganizada das autarquias. Isto apesar do sistema mediático nos ter andado a vender anos a fio a tese da corrupção das autarquias do Norte. Enfim, este país é dirigido há séculos por oligarquias sediadas no Sul. O resultado não se recomenda. Será uma questão de educação?

António Alves

2 comentários:

  1. Este é um exemplo acabado de que a propaganda à velha maneira do Hitler- uma mentira dita muitas vezes...-está a resultar.
    E resulta porque nós aqui não temos voz.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro dragão,

    Todos os portistas (e não digo portuenses por razões óbvias) já perceberam que actualmente a clubite do futebol não é apenas uma questão de pormenor.
    Devem ser muito poucos os portuenses adeptos do Benfica ou do Sporting que sintam toda esta diferença de tratamento para c/ a n/ cidade como nós. O problema deles, é estarem desiquilibrados na sua relação futebol/cidade e na dúvida, preferem "colar-se" aos centralistas e dificilmente a nós.

    Isto prova, que, contrariamente àquilo que nos andaram a "vender", a política e o futebol nem sempre seguem caminhos separados e autónomos. Ou se cruzam, ou se chocam.
    Daí que, talvez esteja na hora de você, sem desvirtuar o espírito clubístico do seu blogue comece a dar umas "dicas" aos seus amigos bloguistas "futeboleiros" para começarem a abordar outros assuntos importantes, como por ex. criar um lobby de apoio (por ex.) a uma nova candidaturapolítica à liderança do Porto, como a de Rui Moreira (Por ex.).

    Abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...