29 maio, 2008

Discriminação até na publicidade à Selecção


Este comentário não é tanto para os adeptos portistas, porque esses - por razões óbvias - estão suficientemente esclarecidos, mas mais para aquelas pessoas que vêem o futebol como um fenómeno indicado para gente menor, sem qualquer valia.

Talvez esta presunção de menoridade os surpreenda se começarem a prestar um pouco mais de atenção ao futebol. Talvez se apercebam que no futebol existe uma dicriminação mais ostensiva e despreocupada do que em muitos outros sectores da vida pública. Essa descriminação tem duas faces particulares: a do insulto e da injustiça. Mais adiante explicarei porquê.
O campeonato da Europa está aí à porta e eu, que até gosto de futebol, detesto este folclore primário que a comunicação social lisboeta (não é o país, no seu todo, que domina os media) está a ensaiar junto das populações com o objectivo claro de as alienar mais do que o próprio futebol alguma vez conseguiria. A euforia é tão retrógrada e imbecilizante que os próprios suiços se espantam com tanto fogo fátuo e tratam de acautelar as devidas medidas de segurança para tanto rebuliço.

Os jornalistas lisboetas lembram-me aqueles miúdos (e graúdos) que quando têm um brinquedo novo fazem questão de o exibir aos amigos à viva força. O que eu tenho presenciado da parte de alguns envergonha-me seriamente enquanto português. Devassam a pacatez dos suiços com as perguntas mais parvas e pacóvias que se podem imaginar: "Gosta do Cristiano Ronaldo? Por quê? Não acha que ele é o melhor jogador do mundo? Tem medo dele?" Acha que Portugal vai ganhar o campeonato europeu?

Além disso, teceram considerações pouco simpáticas sobre amaneira de ser dos suiços, só porque não se deixam ir na onda lisboeto-futeboleira da idiotice e estão a tornar-se indelicados com o país anfitrião. Ora, se há coisa que nós podíamos aprender com os suiços era, por exemplo, sermos mais civilizados. Este artigo formidável de Helder Pacheco retrata o pior lado dos portugueses em geral, e dos portuenses em particular, e explica bem as causas. Aconselho vivamente a sua leitura.

Mas, os senhores jornalistas lisboetas (eles sim) totalmente alienados pela selecção, já se imaginam num patamar de superioridade tal que se esquecem que nós somos só o país mais atrasado da União Europeia, entretanto já ultrapassado pelos países caloiros da extinta esfera comunista. Pois que tenham muita paciência, mas eu não sinto Portugal dessa maneira tacanha. Nem quero. É um autentico retrocesso moral e intelectual para os cidadãos ter de ouvir as calinadas pseudo-informativas de profissionais tão rascas. Poupem-nos!

São exactamente os mesmos que ao serviço do neo-colonialismo exercem a tal descriminação de que falei no início, Promovem programas desportivos absolutamente arbitrários onde o direito ao contraditório não passa de uma miragem.

Mas, a crème de la crème da discriminação manifesta-se com fatal evidência também na publicidade. A Modelo (uma empresa do norte) e a RTP criaram um spot publicitário de apioa à Selecção onde constam jogadores como: Ronaldo, Rui Costa, Eusébio, Chalana e Futre. Destes cinco jogadores, todos, à excepção de Ronaldo, jogaram no Benfica e apenas um (que também jogou no Benfica) jogou no Futebol Clube do Porto: Paulo Futre. Nenhum jogador do FCP mereceu da FPF esta distinção publicitária, nem o exemplar Victor Baía!

Repugnante discriminação esta. Oxalá um dia seja feita justiça e tenham de pagar caro as afrontas que continuam a fazer-nos.

5 comentários:

  1. Caro Rui Valente, o Modelo( e o Continente..)uma empresa do Norte? Essas organizações não têm pátria. Se fosse do Norte não se associaria a uma campanha com símbolos quase exclusivamente benfiquistas, escolhidos certamente pela Federação. Se a selecção é "nacional" teria de ter símbolos pelo menos dos "três grandes".

    Lamento, mas esta selecção dita nacional está tão dominada por Lisboa que vou torcer para que não consiga passar da fase de grupos. É triste mas é assim desde que o gang Madail-Scolari se apoderou da selecção.

    ResponderEliminar
  2. É triste é, mas nós podemos estar de consciência tranquila, a culpa não é nossa é de quem vem semeando ventos...

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que os nortenhos não deveriam dar qualquer mostra de solidariedade relativamente à selecção portuguesa.
    Quem não se lembra do Vitor Baia, que foi excluido para por lá um Ricardo?
    Porque é que não convocam Maniche mas metem lá jogadores brasileiros(selecção nacional?!??!)
    Além disso este selecção é um simbolo do Portugal lisboeta, não do Portugal profundo.
    Por minha parte torcerei para que esta selecção não tenha qualquer sucesso para que todos nós(nortenhos) deixemos de estar estupidificados pelo futebol "nacional" e viremos a atenção para os problemas que nos afligem.

    ResponderEliminar
  4. O pior de tudo é que não têm vergonha de os colocar já velhos e gordos...Se isto é publicidade positiva vou ali e venho já...Se houvesse critério justo certamente estariam ali figuras de proa como Fernando Gomes -biBota de Ouro- ou Figo...Mas não, metem o Chaladix, o Eusébio -que eu aprovo, por incontestável- o Rui Costa que não mostrou em lado nenhum ser melhor que o Figo e o Futre que em Portugal, só brilhou um ou dois anos, precisamente no Porto. É realmente escandaloso!

    ResponderEliminar
  5. Concordo.
    Acho deprimente esta onde de euforia à volta da selecção como se fosse algo muito bom, como se todos tivessemos ganho o euro-milhoes e estivessemos super ricos e super felizes.

    É ridicula esta atitude fanatica para com a selecção. Olhando esta atitude e a atitude dos países do Norte da Europa, podemos ver que até no apoio à selecção fazemos figuras tristes e estamos no fim da lista.

    Achei super ridiculo o que se fez neste domingo. As TVs a organizarem eventos musicais para a despedida da selecção e depois filmar a selecção a chegar ao aeroporto, a entrar no aviao, a levantar voo, a chegar, etc.
    So faltava mostrar os jogadores a ir à casa de banho e dizer que estão a mover um pé, e depois estão a mover a mão e bucejaram, etc.

    Ridicula também uma noticia no telejornal que afirmava que Scolari tinha ido a uma aldeia pedir alfaces.

    Enfim, não ha palavras. Isto é do mais ridiculo que há e só podia acontecer neste ridiculo país.

    Quando o Norte ou a Galiza tiverem uma selecção, em conjunto ou separados, ai eu apoio, pois será a minha nação.
    Agora uma selecção com o Norte de Portugal (Galego) + Mouros da Lusitania + Mouros do Al-Gharb, não, desculpem mas mesmo que tratem bem o Norte, não os apoio de maneira alguma. Não me vendo aos outros.

    Não apoio nem Espanha, nem Portugal.

    Que no futuro o Norte seja independente e tenha uma selecção.
    Aí apoiarei sempre, mesmo que o Norte trate mal a minha cidade.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...