22 abril, 2009

Grandes Aeroportos ou Elefantes Brancos?

A Boeing, depois de ter efectuado estudos exaustivos de mercado, após o 11 de Setembro, irá lançar, nos próximos anos, o novo avião, de baixo consumo de combustível, o 787 Dreamliner (200 a 300 lugares) para voos de longo curso, apostando na opção de voos ponto a ponto (o mesmo procedimento das Low Cost num raio até 2300Km), em vez de utilizar os aeroportos Hub. É uma estratégia diferente da Airbus, relativamente ao A380, que foi projectado antes do 11 de Setembro de 2001. Após esta data, as apertadas medidas de segurança levam o mercado a privilegiar as ligações ponto a ponto, em detrimento dos aeroportos Hub, o que poderá colocar em causa a estratégia que propõe a construção dos grandes aeroportos, o que será o caso de Alcochete.

Veja esta apresentação da Boeing com data de Novembro de 2006

2 comentários:

  1. Muito bem apanhado.
    Aliás, há muito que se percebeu que o aeroporto lisboeta é fruto dos habituais tiques de novo riquismo e centralismo lisboeta ao máximo expoente. Os fascistas do estado lisboeta querem ajudar uns amiguinhos do eixo lisboa-cascais e o buraco negro que querem impor ao país devia ser combatido por toda a nação. Mas, como diria Guerra Junqueiro, para além daqueles "loucos" do Condado Portucalense, a nação é burra e seguidista de folclore.
    Acredito, todavia, que é hora de lançar veementes esforços para impedir a construção o mega-aeroporto de alcochete.
    Já agora, a propósito, gostava de saber porque existe ainda no orçamento de estado dinheiro para o alargamento da linha de metro lisboeta para a portela? Aliás, as obras avançam a olhos vistos...

    ResponderEliminar
  2. Acompanhe em directo a inauguração do Dragão Caixa

    À imagem da cobertura que outros momentos de eleição da história do F.C. Porto têm merecido, o site oficial do clube vai colocá-lo em contacto privilegiado com todas as emoções inerentes à inauguração do Dragão Caixa, novo pavilhão das modalidades azuis e brancas.

    A gala tem lugar esta quinta-feira, a partir das 21h30, e será transmitida em directo em www.fcporto.pt.

    Depois de o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa ter lançado, há precisamente dois anos, a primeira pedra do pavilhão, numa cerimónia simbólica que marcou o arranque do sonho, é chegada a altura de vislumbrar a grandiosa obra azul e branca em toda a sua plenitude, em mais um evento de puro entusiasmo.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...