18 agosto, 2009

Lista do PS à CMPorto

Eis a lista do PS à Assembleia da Câmara Municipal do Porto:

  • Teixeira dos Santos (Cabeça de lista e actual Ministro das Finanças)
  • Teresa Lago (Ex-Presidente da Porto 2001 e 2ª.cabeça de lista)
  • Pedro Abrunhosa (Pianista, 3º. cabeça de lista)
  • Renato Sampaio (Líder da Distrital)
  • Arquitecto Correia Fernandes (activista da Plataforma de Intervenção Cívica)
  • Ricardo Pais (Ex-director/encenador do Teatro S. João,e mandatário)
  • Luciano Vilhena Pereira (residente do Instituto dos Vinhos do Porto e Douro)
  • Manuela Vieira (Responsável pela Associação Empresarial de Portugal/Gestão Europarque)
  • Alexandre Quintanilha (Cientista)
  • Fernanda Rodrigues (Coordenadora do Plano Nacional de Inclusão)
  • Rui Azevedo (ex-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional)
  • Pedro Couto (economista e Deputado Municipal)
  • Teresa Andresen (Arquitecta Paisagista)
  • Pedro Burmester (músico)

Elisa Ferreira qualifica esta equipa de excepcional. E nós, teremos razões sólidas para ter a mesma opinião?

Pela parte que me diz respeito, há um homem que por esta altura se encostou a "apoiar" a candidatura de Elisa Ferreira, em quem não deposito a mínima confiança, chama-se Renato Sampaio. É uma nulidade, o verdadeiro yes man, sem qualquer interesse para o Porto. Elisa Ferreira pode agravar a sua já titubeante candidatura permitindo a colagem deste político carreirista, sem fibra nem ideias, à sua imagem, ainda credível.

Pedro Abrunhosa, não é um Zeca Afonso, um José Mário Branco, nem um Adriano Correia de Oliveira, e outros mais, da década de setenta. Nem tinha de ser. Os tempos são diferentes, e a necessidade de cantores de intervenção à causa da Liberdade, aparentemente,"não faria" muito sentido. Mas faz sentido, para outras causas, como a Justiça e a qualidade da Democracia. Pedro Abrunhosa não se afirmou na defesa destas causas com a irreverência e a frontalidade precisas. Limitou-se a dar umas entrevistazinhas a criticar o Rui Rio, e pouco mais. Não foi, o que podia ter sido, como muitos outros não foram. Hoje, todos temem falar de mais, ninguém está disponível para correr riscos...

Acho positivas as escolhas de Teresa Lago, de Ricardo Pais , Alexandre Quintanilha. e Pedro Burmester Todos os outros, exceptuando o actual ministro das Finanças, são para mim ilustres desconhecidos. Espero que Elisa Ferreira os conheça melhor do que parece conhecer Renato Sampaio, caso contrário, a lista «excepcional» vai ficar curta...

Mas, o lado cinzento do cenário, é que se Elisa ganhar [o que me agradaria], e o PS vencer as próximas legislativas, tenho imensas dúvidas que ela possa fazer o que perspectiva para o Porto. Nem sei se isso se fará notar muito, caso seja o PSD a vencê-las...

Assim mesmo, prefiro esse quadro, a continuar a ver à frente dos destinos do Porto um bota de elástico como o Rui Rio.

5 comentários:

  1. Ó Rui nada é perfeito e não há listas perfeitas, mas parece-me uma boa lista.

    Quanto ao resto que ela ganhe e depois vai-se ver o que acontece.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Estou convencido que não é por gosto que EF tem Renato Sampaio na sua lista.Certamente que sabe o cromo que ele é,mas há imposições e acordos a que a candidata não pode fugir.

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui, não voto PS, mas considero esta lista uma boa lista, excluindo "os homens do Partido" que obviamente estão a mais...Tem nomes com muito impacto e de boa qualidade pessoal, atendendo às áreas em que estão inseridos.
    Pedro Abrunhosa é um homem de lutas e de causas, é um homem da Cidade do Porto, recordo um caso muito publicitado, o do Coliseu do Porto, mas a sua intervenção é muito mais alargada -lembro-me no período Cavaquista, do "talvez f..."-, provavelmente o Rui não conhece bem esta faceta...

    ResponderEliminar
  4. Meus caros,

    já sei que temos de "viver" com o que temos, mas estar mal acompanhado num governo ou autarquia, é tão ou mais importante do que ter maus jogadores numa equipa de futebol. Renato Sampaio é um jogador, mas no pior sentido.

    Quanto a Pedro Abrunhosa, eu sei que ele vai dizendo umas coisas incómodas nalgumas das suas "baladas", mas é manifestamente pouco para o tanto que o Porto precisa. Hoje, até os artistas - que antigamente se caracterizavam por estar na vanguarda da luta contra o situacionismo -, estão acomodados, preconceituosos e aburguesados. Pedro Abrunhosa será o menos mau de muitos, mas podia ter explorado este "filão" anti-Porto a favor da cidade e de si próprio.

    ResponderEliminar
  5. Rui, até estou surpreendido que ele -Abrunhosa- tenha aceitado entrar na lista do PS, não era e creio continuar a não ser, a tendência natural dele...E não sendo fã da maioria das suas músicas, não fazem o meu gosto, algumas baladas compostas por ele teem muita qualidade...Aparte isso sempre o considerei pessoa com coragem, não é um Zeca Afonso, nem poderia ser...Mas comparativamente com outros artistas do Porto, ele tem marcado posição pela Cidade, mormente contra a política cultural de terra queimada promovida pelo RRio no pós PS, talvez por isso ele tenha embarcado neste navio, talvez ele queira ser mais eficaz e objectivo, sabendo como qualquer outra pessoa sabe, que noutra corrente política que não a dos dois Grandes, será sempre subalternizada a sua posição.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...