18 setembro, 2009

T G V

Vai acesa a discussão sobre o TGV na campanha para as eleições. Infelizmente, como é hábito no nosso país, reinam a falta de rigor e a consequente confusão. Suponho que só uma ínfima percentagem de portugueses, por muito que todos queiram opinar sobre o assunto, possui o mínimo de informações necessárias para poder ter uma opinião coerente e realística. Falando por mim, confesso que estou confuso, mas o pouco que sei permite-me dizer que notícias como as referentes à viagem que Sócrates efectuou ontem entre Paris e Bruxelas, só servem para espalhar a desinformação.

As notícias dizem que Sócrates viajou de TGV. A verdade é que há uma grande confusão em relação a esta designação. TGV, para além de ser, creio, uma designação comercial francesa, refere-se, como o nome indica, a "muito alta velocidade" ou seja velocidades de cerca de 350Km/hora. Ora a verdade é que desconfio que Sócrates não viajou de TGV, pela simples razão que ele não existe entre Paris e Bruxelas. Como é do conhecimento de quem já fez essa viagem, existem sim comboios com a designação comercial de Thalys, que ligam os 310km entre as duas cidades em 1 hora e 25 minutos, sem paragens intermédias. Deve portanto tratar-se dum comboio de prestações inferiores às do chamado TGV, que já vi designado em Portugal por comboios de "velocidade elevada". Designar as duas variantes pelo mesmo nome de TGV, só leva a confusões. Por outro lado já vi escrito que uma linha de "muito alta velocidade" não aceitará composições de mercadorias a 350km/hora devido aos exorbitantes custos de manutenção que essas composições originam. Verdade ou mentira? Também somos levados a crer que o troço Madrid-Badajoz está a ser construído para "velocidade elevada" enquanto Portugal fará o troço Lisboa-Badajoz em "muito alta velocidade". Verdade ou mentira?

Como é habitual quando os governantes - e a própria imprensa - falam de grande velocidade, é como se só existisse Lisboa-Badajoz. Concursos públicos já foram lançados. Por contraste Porto-Vigo é ignorado, não existe, parece virtual. E no entanto penso que esta linha será economicamente muito mais importante para nós que a outra. Os produtos do Norte exportador necessitam de rápidas ligações ferroviárias com a Europa. Neste troço Porto-Vigo não haverá dúvidas sobre a velocidade, na medida em que os espanhóis recentemente definiram e calendarizaram a ligação Madrid-Ourense-Coruña, e estabeleceram que a velocidade máxima será de 250Km/hora, o mesmo ocorrendo no ramal Ourense-Vigo. Estranhamente, nas notícias sobre este assunto que li na imprensa galega, não havia qualquer menção à ligação de Vigo ao Porto. Será que não acreditam que Portugal faça a parte que nos cabe, ou simplesmente nos ignoraram?

Outro aspecto que ainda não percebi e se calhar a maioria dos portugueses também não, é a falta de decisão definitiva do governo quanto à linha Porto-Lisboa. Ou ando distraído, ou o governo não sabe o que fazer. Será que o ministro Mário Jamé Lino está com medo de decidir, ou andará ocupado a limpar a sua mesa de trabalho no ministério, dado que, de uma maneira ou de outra, certamente não a utilizará mais a partir do fim do mês?

4 comentários:

  1. Eu sobre o TGV também não opino, pois antes do TGV gostava que todas as linhas estivessem em condições e que no Inverno, quando chove mais um bocado, por exemplo, a linha Porto/Lisboa não tivesse de ficar interrompida várias horas. Mas gostava de opinar sobre as relações, P.República, seus acessores, Público, etc. Pena que não tenha merecido um post.

    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. Caro Vila Pouca,

    pela minha parte,reconheço que ultimamente não tenho estado muito activo a postar, mas já dei conhecimento das razões. Ainda não estou com a disponibilidade que queria, mas futuramente não faltará assunto para abordar. Antes não fosse assim!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Com TGV ou não TGV, a cidade do
    Porto tem urgência de um meio
    transporte de Caminhos Ferro rápido
    para toda a Galiza.Assim tirava-se partido de grande rentabilidade de galegos para o aeroporto de Sá
    Carneiro.

    Porque a opção pelo avião vai ser
    sempre maior.

    Penso eu; onde o TGV vai ter maior interesse; é nos transportes de
    mercadorias.

    Estou informado que o TGV espanhol
    chega mais cedo á Galiza; que a
    Badajóz.
    Sendo assim já deviam estar a trabalhar aqui no Norte.

    O PORTO È GRANDE VIVA O PORTO

    ResponderEliminar
  4. Existe mesmo TGV entre Paris e Bruxelas.Foi inaugurado há poucos meses.Mas que existe ,existe,porque já andei nele,só que como disse foi inaugurado há pouco tempo.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...