12 janeiro, 2010

Pinto da Costa. O guerreiro estará de volta?

O que vou dizer é pouco simpático para a classe política e para todos aqueles que se governam na sua sombra, mas, para mim é um facto: não há nenhuma figura pública a nível nacional que admire tanto como Pinto da Costa. Isto, dito assim, é perfeito para encontrar na caixa de comentários um rol de "piropos" da parte dos inimigos de PC e mesmo daqueles que não o sendo se auto-convenceram de uma relevância que não possuem.
O apreço que tenho por PC está directamente ligado à total ausência de gente empenhada, aguerrida e defensora de causas. Só tenho pena é que PC, não possa ter vocação para outras "artes" que não a de dirigente de futebol, porque não lhe falta talento e capacidade de liderança para meter num bolso a colossal montanha de dirigentes políticos incompetentes que o 25 de Abril pariu. Nem um se aproveita! Nem sequer um Governo que tenha feito - ainda que episodicamente - pelo país o que PC fez pelo FCPorto, apesar da preciosa colaboração de José Maria Pedroto e de toda a gente de quem se rodeou.
Mas, será que [como alguns parecem espectar] Pinto da Costa só merecerá o reconhecimento das suas qualidades específicas se carregar consigo as virtudes que nem ele, nem nenhum outro homem do Mundo possui? É claro que não, porque estamos a falar de surrealismo. Não há ninguém [com o mínimo de saúde] completamente bom em todas as áreas, nem ninguém absolutamente incapaz. Há, sim, uns que são melhores do que outros. Por isso, quando falo em PC, e digo que o admiro, não estou necessariamente a afirmar que não hajam pessoas avulsas altamente qualificadas nas suas actividades profissionais, porque conhecemos alguns casos - nomeadamente na ciência, literatura e no desporto -, estou a referir-me a alguém que comanda tão só um clube de futebol, que é por coincidência a modalidade desportiva mais apreciada do Mundo e a que mais paixões [e ódios] suscita.
Se compararmos PC com qualquer político contemporâneo, não conseguimos descobrir um único que tenha sido capaz de constituir um governo suficientemente sólido e competente com reflexos imediatos na qualidade de vida do país. Nem antes, nem depois do 25 de Abril. Em Portugal, na história contemporânea, ainda não tivemos o orgulho de poder reconhecer que, do ano X ao ano Y, a maioria da população portuguesa viveu bem. Sempre vivemos com a maldita "crise" às cavalitas para servir de lixívia à inoperância dos governantes.
Pinto da Costa, conseguiu fazer aquilo que nenhum Governo fez: ombrear e mesmo superar países mais ricos e desenvolvidos. Se compararmos os orçamentos das equipas espanholas, inglesas ou italianas mais pobres com as do FCPorto, verificamos que têm quase todas muito mais dinheiro e no entanto o FCPorto já conseguiu vencer competições às mais ricas!
Alguma vez teremos a alegria de poder dizer o mesmo do nosso país e dos nossos governantes? Tenho a certeza que não! Contudo, o Luxemburgo, um minúsculo país com 2. 586 km2 e 500.000 habitantes, é "simplesmente" o país com o maior PIB do Mundo! Nós, temos 10 milhões de habitantes, uma área 92.090 km2 [quase 40 vezes maior], e o registo "glorioso" do país com o PIB mais baixo da Europa Ocidental...
Habitualmente, os governantes desculpam as suas incapacidades com o poderio económico dos outros países [o melhor paradigma é o da vizinha Espanha], mas esquecem-se do Luxemburgo... Já estamos habituados, ou não fossem "eles" do país do fado.
Ontem, Pinto da Costa, fez um convite público às autoridades "nacionais" para investigarem o Apito Encarnado. Veremos se vão continuar a fazer como o macaco da lenda: a não ouvir, não ver, nem comentar...
Benvindo à luta Pinto da Costa. Estamos contigo.

6 comentários:

  1. Para além de tudo o você disse e que retrata bem Pinto da Costa, devemos acrescentar a resistência que ele tem, para aguentar tudo aquilo porque já passou e continuar, sem vacilar, a lutar para que um dos últimos bastiões do Norte, não se vergue.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Já é mais do que tempo de o FCP passar ao ataque. Espero que este discurso de PC não seja um "fogacho" isolado,mas sim o início de um ataque continuado que se pretende demolidor e que atinja os muitos "podres" do nosso inimigo mais directo. Basta de sermos os "sacos de porrada" de toda a corja encarnada! Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Contas à moda do Porto!Responder à letra!
    Já era mais que tempo de começar a responder aos "ricos e honrados" vermelhos que apoucam os outros e são levados ao colo por árbitros, dirigentes e comunicação social. De onde vem tanto dinheiro para jogadores? Sempre há petróleo no Beato?

    ResponderEliminar
  4. Gostei de ouvir este Pinto da Costa!No entanto isto ainda não é aquilo que espero há tanto tempo ouvir!

    ResponderEliminar
  5. O que adianta bradar para uma
    panela de chulos surdos.

    Naquela casa de pseudos eleitos do povo, só sai leis sem interesse nacional.Sai leis, para favorecer lobys e algumas minorias.
    Regionalização!? pra,já!! - isso é que era bom...

    Os lampiões fazem o que querem e lhes apetece! (caso das acções sem cotação para pagar impostos, vigário que só foi preso depois de saír do clube do regime, e tantas outras barbaridades),apitos encarnados !... enquanto lá estiver esta gentinha da justiça e da política! Jamais.
    O FCP é que serve sempre exemplo
    para aplicar os castigos;- que o diga aquele palhaço que esta na liga.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  6. Estamos todos a acordar...
    Tem razão, que jeito dava ter o JNPdC a governar Portugal. Mas depois o que seria da imensidão de invejosos e medíocres que se aproveitam do "estado" das coisas?

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...