24 maio, 2010

O Nariz na porta [de Jorge Vilas, JN]

 
Clicar sobre a imagem para ler

Post inserido também no blogue As Casas do Porto

8 comentários:

  1. Esta questão da degradação urbanística do Porto é um problema tremendo que constitue o maior desafio que a cidade enfrenta. Dinheiro e determinação da Câmara não são suficientes, penso que seria necessário também uma mudança de mentalidade dos portuenses. Seja como for,quando vejo turistas a mirar as ruinas em que se tranformou grande parte da Baixa tradicional do Porto, confesso que me sinto envergonhado como portuense que sou.(Já experimentaram olhar para as traseiras dos prédios a partir dos andares altos do estacionamento do Via Catarina?).

    ResponderEliminar
  2. Já,já, caro Rui Farinas,e a paisagem é aterradora!

    ResponderEliminar
  3. Força Rio, tu vais conseguir, daqui a dois anos quando saires, o teu legado será um enorme monte de lixo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. O Porto e a sua parte antiga e histórica, como a maoir parte das cidades portuguesas além de preocuapante é assustadora.
    A gula, a mesquinhez e a falta de visão incentivou a nova construção desmedida e desproporcionada e nunca olhou para a reconstrução quer como necessidade quer como oportunidade. Intimamente ligado a estes factores, o falso rigor da legislação do licenciamento de obras nas zonas históricas além de afugentar quem eventualmente pensar nisso, torna qualquer projecto praticamente inviável e impossível de planear em termos temporais.
    Talvez estemos à espera de um desastre, natural ou não para podermos intervir.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Não é facíl, mas podia ser melhor por parte da autarquia e do governo
    e até dos senhorios, haver leis mais duras para os edíficios que estejam degradados nas cidades.
    Alguém já disse, que a maiorias dos propritários que por aí têm edifícios degradados, deviam de ser obrigados a vender ou fazer obras, caso contrário eram penalizados com aumento de impostos todos os anos.Se um senhorio não tivesse possibilidades financeiras de fazer obras, devia de serem as câmaras a fazer e alugar até serem compenssadas.
    Eu sei que tudo isto não é assim tão simples!... mas os TGVs e aeroportos megalomanas se não se fizesse, de certeza que estes dinheiros eram mais bem investidos.
    A BEM DE TODOS:

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO:

    ResponderEliminar
  6. Quando se fala da degradação do casco antigo de grande parte das cidades portuguesas, é da mais elementar justiça mencionar o caso da cidade de Guimarães, que fez uma recuperação espectacular do seu centro antigo,que hoje em dia está um exemplo daquilo que um município pode e deve fazer na valorização do seu património, e que eu pessoalmente não me canso de mostrar a todos os amigos estrangeiros(e não só) que me visitam. Quando comparo com o caso do Porto, até fico doente de inveja! Mas como há quem pense que o presidente que temos é que é bom,tudo bem...!

    ResponderEliminar
  7. caro Rui Farinas,

    Esta "paixão" assolapada de alguns eleitores por Rui Rio, é como o amor: tem razões que a própria razão desconhece .

    O pior, é que quando as coisas dão para o torto, a culpa é "de TODOS nós"...

    ResponderEliminar
  8. ...Esta "paixão" assolapada de alguns eleitores por Rui Rio, é como o amor: tem razões que a própria razão desconhece .

    Acredito que é mais devido à disciplina de voto (carneirismo) existente nos cidadãos adeptos do PSD, que são muitos aqui para estes lados,e que votam em quem o leader designar.

    Depois os responsáveis do PS também não têm actuado de molde a convencer os eleitores de que são melhores do que os laranjas.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...