28 outubro, 2010

O "Jamé" das cunhas

Cunha de Lino a favor de Godinho pode dar processo


Nelson Morais, Nuno Miguel Maia
e Jesus Zing [JN]

Declarações da ex-secretária de Estado sobre uma alegada "cunha" do ministro Mário Lino para a resolução de um diferendo do sucateiro Manuel Godinho com a Refer podem originar novo processo. Ontem, foram acusados 34 arguidos no caso Face Oculta.

Ana Paula Vitorino terá relatado que foi contactada pelo então responsável pela pasta das Obras Públicas e Transportes e também pelo ex-ministro Armando Vara. O objectivo seria a satisfação dos desejos de Godinho: fazer com que Luís Pardal, presidente da Refer (empresa responsável pela rede ferroviária nacional) não provocasse problemas à firma "O2", que mantinha um diferendo em tribunal.

Aquando das detenções iniciais no processo Face Oculta, há um ano, recorde-se, a PJ de Aveiro e o Ministério Público aventavam a suspeita de que Manuel Godinho teria procurado Armando Vara para, a troco de quantias em dinheiro - numa primeira ocasião 10 mil euros em notas, mas posteriormente com 25 mil euros como contrapartida -, exercer influência junto de membros do Governo com vista à demissão do líder da Refer.

O processo ficou anteontem concluído e na acusação do Ministério Público da Comarca do Baixo-Vouga foram incluídos 34 arguidos e ainda duas empresas. Vão responder por crimes de associação criminosa, corrupção activa e passiva, tráfico de influências, burla agravada, furto qualificado, participação económica em negócio, corrupção activa e passiva no sector privado, falsificação de notação técnica e perturbação de arrematações.

Visados nesta acusação são, além de Manuel Godinho e vários elementos e funcionários das suas empresas, os socialistas Armando Vara, José Penedos e Paulo Penedos.

Também no rol dos acusados estão vários administradores de empresas de capital público que efectuaram negócios com Godinho, em que o erário público terá ficado a perder (ver caixa). Fonte ligada ao processo explicou ao JN que o julgamento pode realizar-se em Lisboa, local da sede de empresas públicas lesadas.

Colaboração com o PS

Alegadamente, em vez de promover a demissão de Luís Pardal, Mário Lino terá tentado convencer Ana Paula Vitorino - então secretária de Estado dos Transportes do Governo PS e actualmente deputada - a diligenciar pela resolução amigável do diferendo. Um argumento utilizado terá sido o facto de Manuel Godinho já ter prestado colaboração ao Partido Socialista. O que também terá sido feito por Armando Vara. No entanto, em declarações de há um ano, Ana Vitorino negou ter sofrido qualquer pressão.

Estes factos poderão, eventualmente, enquadrar-se num crime de tráfico de influências. Segundo fontes contactadas pelo JN, é provável que o Ministério Público venha a optar pela abertura de um inquérito autónomo contra Mário Lino.

Godinho ganhou milhões

O empresário de Ovar detido por suspeitas de corrupção e tráfico de influências junto de políticos é acusado de ter organizado um esquema que prejudicou empresas públicas em milhões de euros. Mas, segundo os factos apurados na investigação, até conseguiu dar a ideia de que lhes fazia um favor.

Um exemplo é o caso da Lisnave (Setúbal), em que a empresa de Godinho retirou 100 toneladas de resíduos ferrosos como se fosse lixo e teriam um valor de 100 mil euros. Nas manobras de retirada do material, os resíduos foram cobertos por lixo verdadeiro, para não levantar suspeitas. E assim o empresário terá conseguido um duplo lucro.

Recebeu dinheiro pelo "favor" que fez à Lisnave e ganhou pela venda e reciclagem de metais. Tudo isto só foi possível mediante a entrega de um suborno de 10 mil euros a um funcionário daquela empresa.

8 comentários:

  1. Mas estas situações já não são novidades para ninguém.
    Eles é que já se governaram e resto são cantigas. Por este andar eles é que são os sérios, e o povo os corruptos.
    O certo é que o sucateiro está preso, e os restantes estão todos cá fora.
    Penso que mais uma vez, a montanha vai parír um rato.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. ...Num país cheio de "cunhas" e "jamés",seria do baril se houvesse,alguém condenado só por ter andado a mexer no ... lixo (tóxico e / ou, não tóxico).Lá teremos que ficar pelo(s):- "JAMAIS!"...
    Bom serão e bfds
    João Carreira (no Reino dos Algarves)

    ResponderEliminar
  3. eh pá é divulgar estas histórias, se possivel em correios massivos aqui e no estrangeiro ( quem puder claro!), hoje em dia temos essa possibilidade que a blogosfera nos dá, é a nossa arma já que nao temos tvs.
    Temos de levar estas,histórias o mais longe possivel, a Itália comparada connosco sao uns anjinhos acreditem.
    Os estrangeiros tem que perceber porque ocupamos o 32 lugar dos paises mais corruptos a nivel mundial.
    Divulguem sff.

    ResponderEliminar
  4. O Godinho é só o Bibi da face oculta!
    Cada dia que passa sinto mais vergonha em ser portugues!
    Isto parece um país africano,é só gatunos!

    ResponderEliminar
  5. E ainda há quem defenda que nos devemos orgulhar da portugalidade...

    São tão cínicos!

    ResponderEliminar
  6. Depois do Jamé o Invisível. Isto nas Obras Públicas é cada qual o pior... Mas a Vitorino já está arrependida...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Quem é a Vitorino? é da família do António Vitorino?

    ResponderEliminar
  8. É a Ana Paula Vitorino do PS.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...