25 agosto, 2011

Os Grupos de Trabalho para a TV

Segundo os jornais, parece estar em marcha um estudo para avaliar o serviço público dos órgãos de comunicação social do Estado. Para o efeito, foi criado um novo Grupo de Trabalho que terá a tarefa de apreciar o que se faz noutros países nessa matéria. Essa equipa, será liderada por João Duque*, e contará com a colaboração de: Ribeiro Cristóvão, E. Cintra Torres, Felisbela Lopes, F. Sarsfield Cabral, João do Amaral, José Manuel Fernandes, Manuel J. Damásio, M. Villaverde Cabral e Manuela Franco.

Cito estes nomes, porque quase todos eles são gente ligada ao jornalismo, conhecida pela maioria das pessoas, sobre as quais seguramente alguns de nós já teremos a nossa opinião formada, enquanto profissionais. Este grupo, terá assim dois mêses para tirar conclusões e apresentar o respectivo relatório ao Governo.

A curiosidade desta notícia, consiste no facto de não o ser. Ou seja, obriga-nos a pensar se valerá a pena avançar com ela. Isto, porque no passado recente [em 2002], outros Grupos de Trabalho foram criados para o mesmo fim e com alguns dos actuais elementos, sem grandes resultados. Podemos dizer, sem exagero, que daí para cá, o serviço público de televisão piorou. E muito. Até porque, Miguel Sousa Tavares, um dos analistas do Grupo de 2002, assegura que o trabalho sobre serviço público já foi feito, apenas não foi levado a sério pelo Governo de então... Então, para quê repetir a receita se o "cozinheiro" Governo não a garantir? Estarão desta vez asseguradas as responsabilidades governativas, se as conclusões do estudo não forem colocadas em prática, como em 2002? E se estiverem, quais são? Teremos alguma vez conhecimento delas?

Espanta-me [ou se calhar, nem por isso], que tratando-se de uma discussão de interesse público, que neste Grupo de Trabalho não conste um, ou mais cidadãos, desvínculados do jornalismo, o que, desde logo, abona muito pouco em favor da seriedade do objectivo, e lhe compromete o sucesso. Como diz o outro, as ovelhas não se tosquiam a si mesmas...Isto, já para não falar da credibildade de alguns membros da equipa, para não dizer mesmo, de todos eles.

Até hoje, não me parece ter ouvido uma única palavra crítica da parte de qualquer destes jornalistas em relação à qualidade do serviço público, de determinados programas desportivos, da RTP e RTPN [e também dos dois canais privados], que mais parecem autênticos silos de pólvora, de sectarismo e provocação apontados manifestamente ao FCPorto e aos seus adeptos.

Se estas pessoas fossem verdadeiramente idóneas, já há muito se teriam demarcado destes critérios "jornalísticos", não só para os rejeitar, como para condenar os colegas que os seguem,  desonrando-lhes o nome, e o da própria classe. Não o tendo feito, é porque corroboram com essas práticas.

Está pois, bem à vista de todos, aquilo que podemos esperar deste Grupo de Trabalho:  zero!

*João Duque é economista e líder desta equipa. Não é jornalista, mas tal como Villaverde Cabral, está bem relacionado no meio...

6 comentários:

  1. Mais uma vez na minha opinião, vai ser limpar vidros com panos sujos.
    Isto é tudo farinha do mesmo saco.

    Começo a ter ódio a estes políticos ladrões do povo, que nos sugam até ao tutano.
    São governos de incompetentes que estão acabar com a classe média, que é, quem sustenta este país.

    Falam em facturas de milhões de euros que não foram contabilizados. O ex/secretário de desporto diz que não sabe nada dessas contas. Ninguém é responsável, ninguém vai preso, porque são todos amigos e têm telhados vidro.

    Desculpem isto é só um desabafo, para libertar um pouco de raiva, que tenho por esta corja maligna.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Rui, será impressão minha - sou cá um má língua! -, ou a nomeação do Duque para essa comissão, é um prémio pelo apoio entusiástico às ideias do actual partido do governo?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Zé da Póvoa25/08/11, 21:30

    É claro que o governo só segue as orientações do grupo de trabalho se elas forem coincidentes com aquilo que já está decidido há muito tempo.
    O João Duque já tem instruções do Relvas sobre o que é preciso aprovar e a ele compete "convencer" todos os outros, o que nem sequer é difícil porque são todos do mesmo pote!

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui Valente,

    Em Portugal os governos passam, as caras e as cores politicas dos nossos governantes mudam mas, no essencial, o país de hoje é o país de há cem anos atrás, isto é, um pais atrasado, desiquilibrado e feito de gente cacique,mesquinha e que olha apenas aos seus próprios interesses pessoais ou corporativos. Com este governo, nada de novo! Apesar da conversa mole, durante a campanha, de que a rtp seria imediatamente privatizada isso não aconteceu, nem acontecerá e em vez disso... cria-se uma comissão para estudar o óbvio: que a rtp está falida e que, pior que tudo, não presta nenhum serviço público! Para sorte de alguns caciques que os portistas bem conhecem -como podemos esquecer nomes como o Carlinhos Daniel ou o Conduto - o seu futuro está garantido, sem que para isso tenham que mudar o péssimo trabalho que fazem...

    Depois, devemos também dar atenção aos interesses das outras televisões privadas que logo vieram a terreiro afirmar que não havia espaço, no mercado publicitário, para mais uma estação privada. Como, podem repetir!? Então, esta gentinha das televisões - com o liberal Balsemão à cabeça - que tão defensoras se dizem do mercado livre, vêm agora impor condições ao próprio mercado e determinar o que pode ser ou não privatizado?

    Enfim, olhando para esta questão mas também para toda a trapalhada em que vivemos não me canso de referir um dos meus livros favoritos do Eça e que, infelizmente, se mantém mais actual que nunca. Chama-se "A Capital" e o que está lá escrito é o retrato fiel do Portugal...de hoje!

    Um abraço para si e parabéns pelo seu fantástico blogue! E, já agora, que amanhã o nosso clube nos possa dar mais uma alegria!!

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  5. caríssimo(s),

    hoje, independentemente do resultado final, seremos Porto! sempre!


    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  6. Portista de Cascais,

    não reconhecer que está cheio de razão [aliás,como todos os comentadores], seria ficcionar a realidade.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...