30 setembro, 2011

Homens rôlha

A espaços, surgem na caixa de comentários determinado tipo de indivíduos que, acoitados atrás do anonimato ou de nomes impronunciáveis [Kgrilos!!!], se arrogam ao direito de pregar sermões a quem escreve o que pensa e explica porquê. E é justamente por ter o cuidado de explicar o que penso, que abomino essa espécie de andróides. Como por qualquer razão não gostam do que digo, então, fazem de conta que não percebem os argumentos que apresento. O curioso, é que todos eles têm em comum a hibridez, ou seja, não são carne nem peixe. Juntam a essa faceta, uma outra - que se calhar até é a mesma -, a hipocrisia. E nestes casos, meus amigos, confesso-vos que a minha incapacidade de tolerância é total!

Esses hominídeos começam quase sempre por dar as suas opiniões com uma palmadinha nas costas na tentativa de nos convencer que até concordam connosco, mas logo a seguir, com aquela arrogância típica de quem está habituado a lançar areia para os olhos dos outros, disparam sobre nós feitos paizinhos na tentativa de nos 'ensinar' a pensar pela cabeça deles. São todos clones uns dos outros, só mudam na forma. Deixei de comentar num conhecido blogue do Porto, exactamente quando me apercebi que ali poisavam alguns desses pardais. 

Como aves migratórias, mas sem o seu sentido de liberdade, sabem escolher o melhor de dois mundos, que para eles equivale ao descompromisso, optando sempre pelo lado mais conveniente às suas vidinhas, próximo do Poder, e dos seus favores. São regionalistas no Porto, e hipercentralistas em Lisboa. Mas quando "são" regionalistas é sempre à condição [tipo RR], colocando invariavelmente montes de barreiras à concretização dessa reforma administrativa, sempre que sentem que ela pode avançar. São praticamente todos amigos de Rui Rio e garantem-nos que o Porto prosperou desde que ele aterrou na Câmara do Porto. Os seus olhos não vêem a degradação social e urbana da cidade que nós vemos, e acham que é a esse inoperante autarca que devemos o aumento de fluxo turístico na região, e não, como seria honesto admití-lo, à "parceria" Ryan Air/Low Cost/Aeroporto Sá Carneiro/ Metro do Porto.

As Scut's portajadas exclusivamente a Norte não os perturba, nem os desvios das verbas do Qren para Lisboa - sem qualquer efeito difusor -, lhes tira o sono. Vivem igualmente serenos com a intenção do Governo de avançar com a ligação ferroviária de velocidade elevada entre Aveiro/Salamanca/Sines, desprezando mais uma vez, a solução Leixões/Vigo, a Norte. 

Assim são os homens-rôlha, sempre, sempre a flutuar...Arrogantes, desprezíveis, mas sempre muito versáteis.

7 comentários:

  1. manuel moutinho30/09/11, 15:05

    Eu chamo-lhes homens tacho,porque só querem comer do tacho grande, os outros que se lixem,são sempre os mesmos a comer,ainda no domingo vi um desses homens,(um senhor deputado),a correr na foz junto ao mar para todos o verem, e disse para quem ia comigo,olha veio passar o fim de semana à provincia,que é aquilo que eles pensam quando vão para a capital do império,chegam lá ficam todos embasbacados com a praça do comercio e pronto a terrinha que se lixe.Mas um dia o pagode há-de abrir os olhos e tirar-lhes o tapete,pode é já ser tarde!

    ResponderEliminar
  2. Rui, o problema dos spam, penso ser do Blogger que anda outra vez meio dispassarado. Eu publico.

    também tenho a minha conta desse tipo d egente, vêm anonimamente dar lições de democracia, como quem é anónimo tenha o direito de falar em democracia a quem dá o nome e comenta com o nome.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Extraordinária observação! Muito bom post! Tem as palavras certas para explicar este continuo subjugar do Porto e Norte ao centralismo. Afinal são uma cambada de infelizes, que têm medo de agitar as águas e chamar os bois pelos nomes. Fazem-me lembt«rar alguns conhecidos que são muito machos na rua mas ovelhas dentro de casa... Azeiteiros, portanto.

    Já agora, tomo a liberdade: o Norte precisa de nós! Juntem-se ao Movimento do Partido do Norte. Precisamos de assinaturas!

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente este mundo está cheio de hipocrisia, e eu, conheço alguns.
    A hipocrisia dá um grande jeito a alguns, para atingir objectivos.
    Um dos exemplos é o presidente da Câmara de Matosinhos e presidente da Câmara do Porto em relação ao TGV para o Norte. Estes srs estão em desacordo, não para defender as populações, mas sim os seus partidos, sempre com o fito de virem a ter um tacho. O fim é sempre o mesmo... a historia, e a vida, ensina muito.
    Infelizmente, os portugueses estão a viver um dos piores momentos das suas vidas. Sem trabalho, sem futuro à vista! tudo por culpa de alguns políticos incompetentes e ladrões que governaram e governo o nosso país. Quem paga esta crise!? - são sempre os mesmos. Quando o presidente da ordem dos advogados os jornais falam em políticos e juízes corruptos, meus senhores estamos falados.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  5. Kosta de Alhabaite,

    eu fui um dos primeiros a assinar pelo MPPNorte, mas este povo, politicamente, ainda vive muito na apatia e pôe-se a jeito para ter "governantes" nível das suas baixas exigências. Protestar anonimamente não serve para grande coisa, é preciso dar a cara.

    Esta gente ainda não percebeu que quem habituou os políticos à mentira e à vigarice foi a sua própria permissividade.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente este povo é extraordinariamente inculto, pouco dado a reflectir, e depois espera que pensem por ele. Para lhes dar lustro ao ego, haverá sempre umas novas oportunidades a carregá-los de "competencias", mantendo-os dóceis.
    Ainda esta semana houve um episódio digno das novelas bufas, com um senhor do PSD a insurgir-se contra os tiques centralistas que ele via na admnistração central, e logo um dos poucos deputados que deu a cara para rebater a posição do correlegionário foi um senhor do CDS eleito pelo Porto (!!!), e cuja única ligação à cidade é a hostilização frequente e gratuita ao Futebol Clube da Cidade, que lhe tira o sono.
    Estou a falar, é claro, dessa eminência parda que é o senhor Ribeiro e Castro, que nem presidente de Junta da terra que o viu nascer, consegue ser. Mas lá que é deputado pelo Porto, é uma evidência.
    Depois, os muitos rios que por aí fluem, fazem manifestos de indignação.
    Eu estou sempre do outro lado deles!

    ResponderEliminar
  7. Caro Victor Sousa,

    essa do Ribeiro e Castro, eleito pelos ciclos eleitorais do Porto é das maiores aberrações políticas a que já assisti. É uma provocação nojenta!

    Não tarda, ainda vamos ouvir o povo a pedir o regresso do Salazar.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...