28 março, 2012

Porto eleito "Melhor Destino Europeu 2012" entre 20 cidades


Porto eleito "Melhor Destino Europeu 2012" entre 20 cidades




O Porto foi eleito o "Melhor Destino Europeu 2012" entre 20 cidades selecionadas por um júri da Associação dos Consumidores Europeus.

A votação online decorreu nas últimas três semanas no sítio da Internet do European Best Destination, tendo sido contabilizados mais de 212 mil votos.

Em 2.º lugar ficou Viena, na Áustria, e em 3.º Dubrovnik, na Croácia, tendo Lisboa ficado em 8.º lugar no ranking.
À frente da capital portuguesa ficaram Praga (República Checa), Bruxelas (Bélgica), Berlim (Alemanha) e Budapeste (Hungria).

Em 2010, Lisboa foi a cidade eleita pela Associação dos Consumidores Europeus para o "Melhor Destino Europeu 2010" e, em 2011, a vencedora foi Copenhaga, na Dinamarca.

O Porto -- vencedor do título "Melhor Destino Europeu 2012" - vai poder incluir a utilização do logótipo "Escolha do Consumidor Europeu", durante um ano, em toda a comunicação do turismo oficial.

Nota de RoP:
Pois, é... Este Porto e este Douro, que tão mal tratados são, valem mais pelo labor das suas gentes e pelo que a natureza lhes deu, do que pela solidariedade dos nossos governantes, que comprovadamente não os merecem. Bem podem orgulhar-se os centralistas por mais esta distinção que a cidade do Porto oferece a todo o país. Desta vez, tenham pelo menos a humildade de fechar o "o", porque este, é um orgulho  com forte pronúncia do Norte.

4 comentários:

  1. Apesar do rio, que não é o Douro...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Claro que como portuense que gosta da sua cidade, esta notícia é super-agradável.Se nunca tivesse estado mais longe das nossas fronteiras do que em Tui ou Fuentes de Onoro, sentir-me-ia vaidoso e com aumento da minha estima própria. A questão é que, tal como dezenas ou centenas de milhar dos dos nossos compatriotas, conheço algumas das cidades nomeadas, e aí deixo de entender o resultado da eleição. Alguém me explica?
    Entretanto faço votos que tanto o Porto como todo o Norte por arrastamento consiga aproveitar economicamente com esta inesperada(pelo menos para mim) distinção.

    ResponderEliminar
  3. A explicação é capaz de estar na mobilidade que hoje é oferecida, sobretudo aos europeus, com os vôos low cost, e paralelamente a fraca promoção da cidade no passado, que é um problema antigo no nosso país.

    A mim, o que me surpreende é que o Porto tenha merecido este prémio com o centro histórico a cair de pôdre. Isso é que me deixa intrigado.

    ResponderEliminar
  4. Ora,os turistas gostam de vir ao porto para assapar com os seus bolides na maravilhosa pista da avenida da Boavista!
    Tudo graças ao empenho do nosso amado lider o Sr Dr Rui Ri!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...