26 março, 2012

Quem quer afinal o insucesso do FCPorto?

Como é possível, a pretexto dos nossos afectos clubistas, ver uma equipa que o ano passado ganhou praticamente tudo que podia ganhar, interna e externamente, a praticar um futebol miserável, durante quase toda esta época, e imaginar que isso não está relacionado com a competência do treinador? Como é possível observar, jornada após jornada, o mau desempenho colectivo de uma equipa, espelhado no rosto impotente de um treinador, sem lhe apontar o dedo?  Só porque matematicamente ainda não perdemos o campeonato? Mas que masoquismo é este! Nem no futebol conseguimos ter sentido crítico? E o balanço do que entretanto já se perdeu esta época, não interessa? Será essa a melhor forma de darmos apoio ao nosso clube? 

Caros amigos, continuo a pensar que num espectáculo [e o futebol, é sobretudo um espectáculo], há os actores, e se uns, por serem bons, merecem ser aplaudidos, os maus não raramente justificam uns assobios. Caso contrário, deixa de fazer sentido a interactividade do público. Tudo isto, claro, não pode nem deve levar os espectadores a excessos, porque esses são sempre contraproducentes, mas entre uma assobiadela relaxante e o arremesso de pedras, ou very-lights, vai uma distância muito grande. A propósito, seria importante tentar perceber por que é que, agora, exceptuando as claques, muitos espectadores se tornaram aburguesados e tristonhos, para depois não nos queixarmos da falta de alegria no futebol.

Vão-me desculpar aqueles que não aceitam críticas objectivas a um treinador, só porque sim. Mas, por mais que a paixão ao clube nos possa tolher o espírito, antes de sermos adeptos somos pessoas, independentes, e não uma multidão acéfala de fanáticos da IURD. Todos os portistas querem o melhor para o clube, e tem de existir sempre essa premissa para aceitarmos as diferentes reacções. No que me diz respeito, nem Victor Pereira passará a ser um bom treinador, caso venha a ganhar este campeonato, nem quem o apoia perderá o estatuto de bom adepto, caso o perca. 

No final da época, ninguém gozará de privilégios especiais ou merecerá severas censuras pela forma como avalia as prestações do técnico do clube. Há quem não saiba quando deve criticar o clube e quando o deve apoiar incondicionalmente. Eu nunca o farei para dar trunfos aos nossos adversários. Esses, estarão sempre do lado de fora das minhas prioridades. As nossas críticas, têm de ser para o clube e para o bem do clube. No caso Victor Pereira, só me resta esperar que não afunde mais o "barco" FCPorto, porque confiar nas suas capacidades, francamente, já não confio há muitas e angustiantes jornadas. E não me interessa nada saber que o tempo me está a dar razão. Enquanto portista, ter razão neste contexto, é sempre uma perda.

5 comentários:

  1. Quem preferiu meter 15 milhões de euros nos cofres da SAD, em detrimento de mais uma época com o mesmo treinador, que responda.

    É incrível o grau de desleixo que o clube atingiu. Salários em atraso nas modalidades ditas amadoras; a programação (anedótica) -vide a contratação de um ponta-de-lança, no último dia do fecho das inscrições- da nova época, entregando o plantel a alguém sem a mínima qualificação e experiência; o autismo da SAD perante os roubos a que a equipa tem sido sujeita; etc., etc., etc. ...

    ResponderEliminar
  2. Eu estou como o tolo no meio da ponte,já não sei quem criticar,se o treinador,se os jogadores,aquele lance que dá o empate é uma vergonha,estavam todos a dormir,se a SAD por não tomar uma atituda enérgica em relação a tudo o que se tem passado este ano incluindo a vergonha da RTP paga por todos nós.Há que tem paciencia até ao fim da epoca,mas lá que é dificil,isso é!
    Um abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  3. M.Moutinho,

    tenho por norma, quando um grupo de homens trabalha em conjunto, numa fábrica, num escritório, ou numa equipa de futebol, atribuir a responsabilidade a quem os dirige. Só me importam os erros individuais caso o grupo não tenha ninguém a dirigí-lo. Não é o caso na equipa do FCPorto. Há um treinador, logo, em 1ª.análise é ele o responsável. Se não tem capacidade para se auto-avaliar, de perceber se está a dar conta do recado ou não, é também problema dele. Não me parece sério estar agarrado ao lugar depois de ter vindo a dar sinais claros que não tem mão nos jogadores.

    A única coisa em que ele não tem culpa, é de ter sido convidado in extremis para treinador principal em resultado da saída extemporânea do Villas Boas. Essa é da Direcção do clube.

    um abraço

    ResponderEliminar
  4. Este treinador, desmembrou toda uma equipa que na época passada ganhou tudo que havia para ganhar.
    As suas opções, muita das vezes são idiotas, só ele é que entende.
    Tirando os jogos contra os vermelhos em que demos mais velocidade ao jogo, o resto são jogos mal jogados e lentos alguns com resultados que já sabemos. Substituições muita das vezes
    inventadas por ele, a dar resultados péssimos.
    Não sei qual é mensagem no balneário, mas dá a entender que a equipa não está com ele.
    Depois do inimigo, nos dar tantas baldas este senhor não consegue descolar-se.
    Penso eu, que se estivesse tudo bem e só a jogar um bocadinho melhor, já íamos com uns bons pontinho de avanço dos mais directos adversários.
    Já não tenho pachorra, nervos, para sofrer tanto.
    Conclusão são erros a mais.

    Não sei porquê, mas algo me diz que na próxima época temos cá o AVB.
    A bem do FCP.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  5. A resposta à pergunta só pode ser uma: a SAD, não é Rui?
    Tem um treinador incompetente, pelos menos é a opinião de muita gente e de há muitos meses a esta parte, mas continua a manter a incompetência.

    Abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...