26 junho, 2012

do semanário Grande Porto


Pesquisa
Editorial: A galinha dos ovos de ouro
Autor : Miguel Ângelo Pinto - Director E-mail : miguel.pinto@grandeportoonline.com Data : 22-06-2012


1. Há dois grandes produtos pelos quais o Norte é reconhecido internacionalmente. Um é o Futebol Clube do Porto, um dos grandes embaixadores da região, que fruto das grandes vitórias internacionais que alcançou ganhou no estrangeiro um estatuto que muita boa gente na sua própria cidade teima em não lhe reconhecer. O outro é o vinho do Porto. Há mais de dois séculos que a Região Demarcada do Douro dá ao mundo um dos mais preciosos vinhos que se conhecem, levando bem longe o nome de Portugal e do Porto. Por isso, toda a polémica em torno da produção é difícil de compreender. O que parece é não existir uma estratégia clara sobre o vinho do Porto e a prova disso é a guerra pegada que todos os anos por esta altura rebenta em torno do benefício (quantidade de mosto que pode ser transformado em vinho do Porto). A plantação desenfreada de vinha no Douro, fora os últimos anos, não ajudou a estabelecer uma política coerente para este sector. Comparado com a Alemanha (sempre este país fatal!), o Douro tem uma produção por metro quadrado absolutamente inconcebível. Por todo o país de Angela Merkel, há cerca de 102 mil hectares de vinha. Só no Douro há perto de 45 mil hectares.

O perigo que está a correr-se é o de matar a galinha dos ovos de ouro. Na última década, as exportações de Porto foram decrescendo de forma sustentada, mas a quantidade de vinho que se foi produzindo manteve uma tendência ascendente. Em 2010, por exemplo, estima-se que cerca de 90 mil pipas tenham ficado sem comprador. Assim sendo, é fundamental que o Governo pense o vinho do Porto e a região do Douro como central para as nossas exportações e reconhecimento internacional. Urge o estabelecimento de uma política clara, que imponha limites, que congregue a produção e que faça do vinho do Porto aquilo que efectivamente é: um produto de excelência. De zurrapas já está o país cheio.

2. O GRANDE PORTO inicia hoje a publicação semanal de centenas de ofertas de trabalho contantes dos centros de emprego do Norte. Estamos inseridos numa região onde a violência do desemprego se nota com especial vigor, com todos os problemas sociais que isso acarreta. O que apresentamos não é a solução mágica para algo de tão complexo. É sim um contributo que, estamos certos, poderá ser útil aos milhares de
pessoas que neste momento estão em busca de trabalho.
*



1 comentário:

  1. Alguma vez estes Ladrões de governantes que nós temos, autênticos Ditadores disfarçados que nos roubam até à medula, Que são chulos do povo. Que são sempre os mesmos apagar a factura, e que os reformados da Banca e os ricos nada contribuem para a crise. Que os que roubaram o país não são presos. Que não há segurança nenhuma, não se vê policias em parte alguma, a não ser para dar segurança aos privados e às grandes superfícies comerciais. Será que estes ladrões incompetentes que nos governam, enxergam o porquê do vinho do Porto se vender menos, ou que o Douro é património mundial!.. eles estão mais preocupados é em roubar dinheiro aos portugueses. Cada vez se vê mais mercado paralelo a fugir aos impostos e esta corja não enxergam nada.
    Mais logo se Portugal ganhar à Espanha o povo transforma a vitoria em ópio e fica mais calmo, e os patriotas dos governantes aproveitam a ocasião para roubarem mais um pouco.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...