07 março, 2016

O Xistrema é isto. Haverá dúvidas?

A Coisa
Não quero falar do jogo em pormenor. Apenas direi que os jogadores deram o seu melhor na 1ª.parte. Correram, pressionaram, e nem sequer os vi praticar aquele futebol de bola para trás e para o lado que Lopetegui tanto gostava.

Estou revoltadíssimo com o que se passou ontem, mas mesmo assim não consigo criticar os jogadores porque tenho memória. E a memória diz-me que, quando uma equipa, ou melhor, um conjunto de jogadores, andaram época e meia a serem castrados na sua componente criativa, para obedecerem a critérios de jogo de contenção, sem terem uma estratégia bem definida de ataque, é um disparate quererem que a reviravolta técnica e anímica aconteça em poucas semanas.

É que, a reviravolta que era preciso fazer, é também de ordem psicológica. Por quê? Bem, só não vê  mesmo, quem não quer. Acham que, porventura, estes atletas se sentiram - ao longo destas 2/3 épocas -, alguma vez protegidos, desta praga de «árbitros», pelo Presidente, como o que ontem esteve na Pedreira? Acham que, com a sua já longa experiência de vigarista, este gajo não fez tudo o que podia, e sabia, para condicionar a equipa do FCPorto?

Acham que o responsável por estes abusos, é o porteiro, a senhora da limpeza, ou jogador A, ou B, do FCPorto? Querem exigir garra, aos jogadores nestas condições humilhantes? Pensam que Pinto da Costa é o mesmo, que está ali para defender o clube destas provocações? É uma heresia, nestas circunstâncias, nesta anarquia directiva, pretender que os jogadores se transcendam, como antigamente, para ganhar também à equipa de arbitragem. Não sejam líricos, esse tempo já passou.

Uma coisa lhes digo. Nestas circunstâncias, em que tudo vale para discriminar o FCPorto, até acho que os jogadores mereciam uma estátua. Sabem por quê? Porque se fosse comigo, cagava-me para a disciplina, e partia os queixos com um enorme prazer a esta besta que está aqui vestida de amarelo. E nem sei se conseguia parar.

Era despedido? Paciência. Mas ficava dado o recado. Já que não há liderança, outros terão de a fazer lembrar.
  

12 comentários:

  1. Esta besta, é uma aberração da arbitragem, é um ladrão premeditado, faz parte do Sistema Vermelho na arbitragem, é uma praga igual a muitos outras que apitam o FCP. Mas que dizer a tudo isto, quando temos alguém que preside o destino do Clube, que é uma madre de Calcutá, um acomodado já há muito tempo a esta parte.

    Vai ser muito, mas, muito difícil, voltar-mos a ser aquele Clube como diz e bem, que em campo lutava-mos contra tudo e contra todos e mesmo contra os corruptos que nos arbitravam. Eram outros tempos outras mentalidades e outros interesses.

    Abílio Costa.


    ResponderEliminar
  2. Abílio,

    a melhor prova que podemos ter que a mão do "vermelhame" continua activa (apesar das Portas 18 e dos Damásios), é a reacção que os meus escritos lhes provocam. São de um fanatismo, de uma boçalidade inqualificáveis. Mas não dão a cara, estes pedaços de estrume sem nome...

    ResponderEliminar
  3. Os Lampiões são uma praga rastejante em tudo que mexe em portugal, são o nojo da sociedade. Esta coisa que arbitrou em Braga é um dos tentáculos vermelhos que os beneficiou este ano em Guimarães é uma espécie rara de peçonha no futebol.
    O futebol está minado há muitos e muitos anos por esta praga vermelha da capital do império.

    Gostaria que houvessem eleições para presidir os destinos do FCP, mas que não entra-se esta gente que por lá anda, já com bolor a cheirar a mofo, gente nova, com voz e personalidade de Líder. Vai ser muito difícil enquanto houver barbas medalhas e afins a cheirar o cu ao dono.

    Arménio, Dragão pagante de alma e coração.

    ResponderEliminar
  4. Perante o comportamento dos dirigentes do FCP, este porco que está na fotografía, está como peixe na água, ele e todos os que nos têm apitado esta época, salvo raras excepções. Eu até acho que alguém dentro do nosso clube está a facilitar a vida a estes gajos, tal é a passividade perante tanta roubalheira ao longo destes três anos, parece que têm um pacto com o clube da 2ª circular para ganhar o tri.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  5. M: Moutinho,

    se fôr esse o caso "facilitar a vida a esta garotada, em obediência a um suposto pacto", então, é caso para uma rebelião maciça dos adeptos.

    A mim, já nada me surpreende vindo da SAD. Suspeito, que isto só lá vá pela força. É bom que os portistas, aqueles que nada devem ao clube,que pagam e nada recebem, os sócios pagantes, tomem uma decisão corajosa e obriguem os viscondes da SAD, a retratarem-se. Senão, ainda vão ser acusados de cumplicidade pela derrocada final do FCPorto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. O problema caro Rui Valente, é que uma grande parte dos adeptos acha que perdemos porque o plantel não tem qualidade. Para consumo interno este plantel não tem qualidade? Não me façam rir.

    Esta SAD é inenarrável. Uma SAD que imagine-se, se auto-elege e ao mesmo tempo se demite da defesa do clube e dos seus jogadores e técnicos.

    Os casos passados no hóquei e no futebol nos últimos três anos são vergonhosos.

    Ontem decidi que para este peditório não dou mais. Dói ver os desgraçados dos jogadores e técnicos passar por isto. É um desastre.

    ResponderEliminar
  7. Eu pelo menos estou a pensar seriamente na próxima época deixar o meu lugar cativo, (para alem de ser já algum dinheiro que eu sacrifico mas que o faço por amor ao meu clube) porque não pactuo com muita coisa que se passa neste momento no FCP.
    Não vamos voltar a falar no mesmo, toda os sócios e simpatizantes já sabem do que é que eu estou a falar.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  8. infelizmente pc e companhia vao deixar o fcp nas ruas da amargura.

    ResponderEliminar
  9. Soren,

    é possivel que alguns jogadores não tenham a qualidade que imaginávamos, mas não querer compreender que TODOS eles foram contaminados pelo modelo demasiado contido de Lopetegui, e que isso acabou por os inibir os nas dinâmicas ofensivas, é sinal de fraca capacidade de observação e compreensão.

    Apesar disso, agora, já se nota outro arrojo, os jogadores c/ os adversários pela frente já não regridem tanto, já ousam enfrentá-los, avançar com a bola. Mas, acertar posicionamentos e corrigir erros antigos, leva o seu tempo. Se a isso juntarmos a desmoralização das arbitragens cozinhadas sem que haja uma voz de comando a repudiar a pouca vergonha, está conseguido o caminho do fracasso.

    Nestas condições, nem Peseiro, nem qualquer outro treinador, podem fazer milagres. A verdade, é que a manutenção do Lopetegui por mais tempo só ia agravar mais o problema, porque a verdade é que os jogadores estavam cada vez mais baralhados e inseguros. A SAD esteve muito mal a gerir esta situação.

    PS-Quanto àquilo que me disse, quando fôr altura diga-me, ou envie-me uma mensagem c/ o s/ endereço electrónico (se assim entender).

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Enquanto houver ditos portistas nas televisões a criticarem a visita de um pequeno grupo de super-dragões a um tasco do pai de um arbitro comprovadamente vermelhusco e desonesto.. sim estou a falar de Rodolfos e outros do género isto não vai lá. Grande campanha dessa visita nas televisões e CM a que se aliou o falso e hipócrita JN rendido á capital do reino, não foi a mesma quando num país estrangeiro um bando de vermes vermelhuscos fizeram a um jovem inválido. Para quando uma tomada de medidas pela SAD (a qual já não acredito). E que me dizem ao Porto Canal... não é ora deste se retratar e dizer o que pretende já que definitivamente não está ao serviço do clube. Aquilo mais parece um grupo de amigalhaços pelo que tenho pena que um dia o BB e o CC possam bater com a porta.
    Por vezes dou comigo a pensar que foi bom o Porto Canal passar para a MEO já que deixei de ver (e não tenho sentido falta) é questão de hábito. Podem fazer entrevistas a lampiões a músicos e artistas de diversas áreas de "nacionalidade"lisboetas que eles já trazem o disco gravado " gosto muito da cidade do Porto e das pessoas...blablabla, e os lorpas do Porto ficam todos babados.

    Cumprimentos
    A.Martins

    ResponderEliminar
  11. Caro Rui Valente, mais vozes se fazem ouvir, nas mesmas palavras que vem proferindo há já algum tempo...

    http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=5065686

    ResponderEliminar
  12. Rui Valente,

    Digo sim senhor. Está combinado.

    Eu não defendia a continuidade de Lopetegui. Não por achar que é incompetente, mas porque já não tinha ambiente nem margem de manobra para fazer a equipa sair do "buraco". É verdade que em determinadas situações não teve unhas para tocar a guitarra, mas foi vitima do abandono a que foi deixado por uma SAD autista, com uma estratégia de comunicação inexistente.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...