16 novembro, 2018

Que difícil é sentir a democracia em Portugal


Os leitores que por aqui costumam passar sabem que não acredito na autenticidade da democracia portuguesa. Não acredito e estranho de quem acredita.

E se estranho, é porque me faz muita confusão como é que alguém pode acreditar numa democracia que permite aos governantes comportamentos ditatoriais e não disponibiliza a quem é governado  mecanismos simples para se defender.

Uma democracia, que permite, por exemplo, a um organismo estatal - como a RTP - cobrar taxas de audiovisiual a todos os clientes, e ao mesmo tempo discriminar uns para beneficiar outros, não pode ser uma democracia. É um canal de oportunismo, é abuso de poder. Uma forma simples de resolver abusos desta natureza seria indemnizar rapidamente os prejudicados, ou pura e simplesmente punir a RTP retirando a respectiva taxa.  Não fazendo nenhuma destas coisas, é impossível levar a sério  um regime assim.

Não faltam motivos que provam à saciedade o embuste que é a nossa democracia. O triunvirato banca/ futebol/ política foi o seu principal coveiro. Prejudicou tudo, até a relação sadia entre comércio e cliente. Uns, são clientes da NOS, outros da MEO, mas não são tratados da mesma maneira. Um canais, a Sport Tv, por exemplo, protege descaradamente os adeptos do Benfica mas prejudica os do FCPorto. Numa democracia idónea, nem aos canais privados devia ser-lhes permitido assumirem-se independentes quando na prática são facciosos. Não estou a falar de estações de clube, isso é diferente. Mas também não devia permitir a uns clubes a transmissão dos seus jogos no seu próprio canal. Enfim, existe esta dualidade de critérios só possível num país governado por gente sem classe nem integridade. 

Eu prório neste momento, votaria impiedosamente contra o Governo, mas também contra os deputados com lugar no Parlamento! E não posso. Nem o Presidente da República conseguiu passar do patamar da mediocridade, ou fez ouvir a sua voz para exigir rigor e celeridade da Justiça com os processos mafiosos do Benfica. Nem esse merece confiança, porque até ver tem-se limitado a copiar a comunicação cobarde de Lisboa! Por que haveria de votar nesta gente? 

E por que é que já nem falo da FPF, da Liga e do IPDJ? Porque essas são instituições minadas pelo compadrio e pela farsa. São gente menor, com responsabilidades indevidas. Já não me incomodam os árbitros, a não ser como vai ser possível ao FCPorto sobreviver com eles enquanto não forem criteriosamente saneados. Mas não vai ser a Federação nem a Liga quem vai resolver este problema do qual são parte. E a Secretaria de Estado do Desporto muito menos. Falarmos seriamente de democracia num país feito num novelo tão grande e apodrecido, é insultar os países verdadeiramente democráticos. Esses sim, merecem ser respeitados. Não é infelizmente o caso de Portugal.

PS: Afinal, não foi desta feita que consegui encurtar a escrita. Fica para a próxima. 




5 comentários:

  1. concordo mais uma vez, sera que estou a ser converrtido??
    Nao existe nenhuma democracia em Portugal e quase em parte nenhuma do mundo.
    A democracia e uma especir de mal menor.
    Portugal e um pais propicio a ditaduras e mafias, tem um povo corrupto e malandro na sua generalidade.
    Quanto a partidos e policicos sao uma trampa, o sistema e esse e temos de aguentar, so tambem por acaso nao surgiu ate ao momento nenhum movimento civico que va a eleiçoes e desestablize o statos quo existente, e nao apareceu porque?? por o tuga e manso.
    Este caso do benfica e paradigmatico, como e possivel um 1 ministro arvorado sentar se ao lado de vieira? costa esta claramente conivente e porque?? porque pensa que eles sao a maioria e e melhor nao ostracizar ............ engraçado no Porto rui rio ostracizou a maior instituiçao da cidade e ate ganhou as eleiçoes porque? e um bom economista? e muito serio? nao se quis misturar com essa gentalha do futebol? adorava ve lo ministro para ver se nao ia ver a bola a luz , a alvalade ou ao jamor. ATAO NA IA.

    ResponderEliminar
  2. Vidente Mor,

    o seu problema, quando comenta, não é concordar o discordar com o que lê, é a interpretação que faz sobre o que não conhece bem. Se tenho uma péssima impressão da classe política é porque me baseio no resultado do balanço geral dos seus governos, e da qualidade dos respectivos desempenhos ao longo dos anos. Grosso modo, são fracos e nada sérios. Portanto, se perceber isso, se ler com atenção o que está escrito eu publico os seus comentários, agora se confundir as coisas, então só estou a perder tempo consigo.

    ResponderEliminar
  3. Não vale a pena, eu tinha razão. Acabou-se a tolerância.
    Vai pregar para outra freguesia. Olha, cria um blogue,

    ResponderEliminar
  4. Em tom de desabafo porque subscrevo tudo que o Rui diz, só espero que esta pseuda democracia não vá tornar-se numa republica de Noriega, pedros escobares, ou de um pirata de perna de pau qualqueres.
    Infelizmente para todos nós isto está bater no fundo. Recomenda-se? NÃO

    abílio costa.

    ResponderEliminar
  5. Abílio,

    Olhe que não deve faltar muito para isso. É uma questão de oportunidade. Há muitos gajos que vivem da política e dos "canudos" que ela abre que dariam tudo para voltar ao fascismo de Salazar (ficava tudo mais na sombra). Mas também não andamos muito longe desses tempos.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...