20 novembro, 2007

A Noruega é isto, nós temos o Prós e Contras...

A economia norueguesa é próspera, com um capitalismo de bem-estar caracterizado por uma combinação da actividade do mercado livre com a intervenção do governo. As áreas chave estão sob controle do governo, tais como o sector vital do petróleo, com as empresas de estado em grande destaque.

O país é dotado de ricos recursos naturais - petróleo, energia hidroelétrica, peixes, florestas, e minerais - e está altamente dependente da sua produção e dos preços internacionais do petróleo; em
1999, o petróleo e o gás somaram 35% das exportações. Somente a Arábia Saudita e a Rússia exportam mais petróleo do que a Noruega.

A Noruega optou por permanecer fora da União Européia, através de um referendo em 1972, e outra vez em Novembro de 1994. No entanto, a Noruega, juntamente com a Suíça, a Islândia e o Liechtenstein firmaram um acordo económico com a União Européia. Este países formam a Associação Europeia de Livre Comércio.

O crescimento económico em 2000 foi de 2,7%, comparado com os 0,8% de 1999, mas voltou a cair, para 1,3%, em 2001. O governo avançou com privatizações em 2000, vendendo um terço da companhia de petróleo Statoil, que tinha 100% do capital estatal.

Com a qualidade de vida mais elevada do mundo, os noruegueses preocupam-se bastante com as duas décadas seguintes quando o petróleo e o gás começarem a acabar.Consequentemente, a Noruega tem acumulado os seus excedentes orçamentais, derivados do petróleo, num fundo governamental que investiu no exterior e que em 2003 foi avaliado em 114 bilhões de dólares americanos.

A administração do fundo petrolífero da Noruega, criado para que a riqueza criada pela extração do petróleo possa beneficiar gerações futuras, é um tema de discussões acesas na actual sociedade norueguesa.
POLÍTICA
A Noruega é uma monarquia constitucional, com uma democracia parlamentar.
O primeiro-ministro, ou Statsminster (literalmente "ministro do país"), é o chefe do governo, e nomeia um gabinete executivo de entre os membros do parlamento norueguês, que se chama Storting (literalmente "assembleia grande").
O Storting é composto por 169 membros, eleitos por um sistema de representação proporcional. Embora seja oficialmente uma legislatura unicameral, os membros do Storting elegem 40 dos seus membros para formar uma câmara alta, o Lagting, que considera e modifica os projectos de lei. Os outros membros formam uma câmara baixa, o Odelsting.
A tradição do governo monárquico norueguês sob diversas formas prolonga-se até há mais de mil anos.
A Noruega fez parte de uma união com a Dinamarca entre 1381 e 1814 e posteriormente com a Suécia entre 1814 e 1905, altura em que mais uma vez se tornou independente sob o reinado de Haakon VII da Noruega.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...