13 dezembro, 2007

O Tratado do Centralismo

Em tempos idos, Cavaco Silva lançou uma frase que se tornou célebre, disse: "raramente me engano e nunca tenho dúvidas!"

Longe de mim emitá-lo, mas entre esta frase e aquilo que penso, é que às vezes, tenho dúvidas.

Neste momento, por exemplo, tão tenho dúvidas em desligar as televisões onde estão a tentar convencer-me que algo de extraordinariamente importante está a acontecer em Lisboa. Ao que parece, trata-se de uma cerimónia onde será assinado um tal Tratado de Lisboa do qual (como sempre) muito pouco se sabe das suas vantagens para nós e para a Europa. Tal como a entrada para a Comunidade Europeia não se reflectiu na qualidade de vida dos portugueses, este deve ir pelo mesmo caminho. Adiante.

Apesar disso e como vem sendo costume, há muita vaidade em LISBOA (parece que orgulho mesmo), rejubila-se com o feito e até já se compara o acto à partida das caravelas dos descobrimentos...

Há um pormenor nesta cerimónia do qual não duvido, que a classe política se sente realizada nestes palcos, mesmo que no futuro se venham a revelar inconsequentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...