16 fevereiro, 2008

1º.EXEMPLO DE "SERIEDADE"



Ontem fiz aqui um comentário ao Centralismo e aos "atalhos" da vida entre Sul e Norte. Estes casos do futebol, podem servir de paradigma ambivalente para melhor apreciar os sucessos de Pinto da Costa e do F.Clube do Porto. Se por um lado prova que apesar do Centralismo é possível ao Norte ultrapassar barreiras e vencer, por outro lado retrata que as dificuldades para o conseguir são infinitamente maiores e que isso, é fazer batota.

Ontem também, o F. Clube do Porto foi a única a equipa a jogar na 1ª. Liga. Um jogo importante, dadas as habituais dificuldades que o Marítimo da Madeira costuma colocar ao clube da nossa cidade.

Observem-se bem as primeiras páginas dos 3 diários desportivos. Só o jornal "O JOGO" (o menos mau dos três) é que dá à vitória do Futebol Clube do Porto o destaque merecido.

Os outros dois de Lisboa, da capital da 'coesão nacional', da 'seriedade', da 'isenção', do 'respeito pelas práticas democráticas', votam ao F. C. do Porto o desprezo habitual. Como se vê.

Presumo que no desporto, serão estes os exemplos a seguir para dissuadir eventuais guerrras do tipo "Norte-Sul", que para nosso espanto e como a própria definição sugere, devem ter sido despoletadas pelos energúmenos do Norte.


PS
Apesar desta desonestidade deontológica e cívica, será curioso atentar a um pormenor de refinado cinismo: a espaços (muito espaçados mesmo) estes exemplos de 'fair play' patente nas capas dos referidos jornais mudam de tom, apresentando as camisolas listadas de azul-e-branco, que é para servirem de "prova", para a eventualidade de terem de nos contradizer...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...