26 novembro, 2008

O despertar do Dragão

Posted by Picasa

Parece que os êxitos do Futebol Clube do Porto deixaram de interessar a alguns tripeiros.
Não faltam blogues temáticos sobre futebol e para o melhor clube da nossa cidade, mas continua a notar-se noutros espaços de cidadania, algum "desconforto"(ou complexo), em abordar um dos maiores pólos de sucesso da Invicta.
Ontem, contra as expectativas de muitos (incluindo, eu), o FCPorto ultrapassou mais um obstáculo, atingindo um dos objectivos desta época: atingir os oitavos de final da Liga dos Campeões Europeus.
Se existe assunto em que não me importo, mesmo nada, de me equivocar, é nos insucessos do Futebol Clube do Porto, incluindo nos do seu treinador...
(Foto de RV)

7 comentários:

  1. Vivo no estrangeiro e emociono-me sempre que vejo esse estádio.

    O Porto tem uma coisa que nem o Benfica nem o Sporting algum dia conseguiram ter: é um símbolo regional, identitário, como o Barcelona.

    Quando vejo esse estádio penso não nas numerosas vitórias do Porto mas sim na minha cidade, na minha gente, nos milhares de pessoas nas ruas a festejar as vitórias do clube da cidade!

    Sou tripeiro e com orgulho!

    ResponderEliminar
  2. e de reconhecer que o jesualdo não é assim tão mau :-)

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Rui, o facto de você se enganar não significa nada. Você faz comentários, de autêntico especialista de futebol.
    Vou deixar aqui um comentário que deixei no meu blog:

    Meus caros e cara Neli, o F.C.Porto tem uma capacidade espantosa para surpreender, mesmo aqueles, como eu, que o acompanham de muito perto e já passaram pelas mais variadas situações.

    No jornal O Jogo de hoje, J.Pinto a propósito do F.C.Porto, diz que recebeu uma mensagem de um amigo portista, que dizia:"Precisavamos de ganhar em Kiev e ganhamos.Precisavamos de ganhar em Alvalade e ganhamos. Precisavamos de ganhar na Turquia e ganhamos.
    O F.C.Porto faz-me lembrar um grande amigo:quando precisamos dele está lá."

    Acho que é uma definição feliz, do que é o nosso clube.
    Uma das poucas instituições do Norte que não se verga.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro António Alves,

    Coo Adrianse, foi campeão no FCP, pela 1ª. vez na sua vida e talvez pela última... E depois? Sabe onde ele pára agora? Fernando Santos, tem continuado a revelar dotes de campeão? Mourinho, esteve no Benfica. Resultado: zero! Projectou-se para os grandes palcos a partir do FCP.
    É o clube,meu caro, o clube, a estrutura, o Presidente, são "meio-treinador". Mas mesmo assim, acho que o FCPorto merece melhor.

    ResponderEliminar
  5. obviamente que é a estrutura. nunca eu disse o contrário. mas falemos de mourinho: depois do fc porto ganhou ele algo de relevante? não. ganhou uns titulos internos na inglaterra à custa duma incomensurável pipa de massa que deu para juntar um dream team. qualquer treinador mediano faz figura com um conjunto de jogadores como os que ele tinha no chelsea. mas fora, títulos europeus, nem um. e assim vai continuar.

    afinal nem o mourinho era assim tão genial. o jesualdo também não é nenhum einstein da bola. e também nunca teve uma equipa como o mourinho teve no porto. teve azar: a sad destroi-lhe a equipa todos os anos. finanças oblige. nada a criticar. nem à sad nem ao jesualdo.

    um abraço

    ResponderEliminar
  6. Quanto a Mourinho estamos de acordo, também não me deixei impressionar pelos propagandeados dotes de iluminado, desde que saiu do FCPorto - por sinal o clube onde teve mais e maiores sucessos -
    , mas continuo a convencido que Jesualdo não é um grande estratega. É verdade que teve de adaptar novos jogadores, mas até nesse aspecto é damasiaso lento a fazê-lo e a verdade é que no Campeonato Nacional já deixamos perder demasiados pontos. Esperemos que a situação se inverta. Rapidamente.

    ResponderEliminar
  7. Caro António Alves,

    Sabe aquela sensação que nós tripeiros detestamos? Aquela do tipo: "ver isto já nem me aquece nem arrefece"? É o que eu sinto com a presença de Jesualdo actualmente. Não é que eu lhe queira algum mal ou insucesso, o que seria ridiculo visto isso significar também o mal do clube, mas espero que no final da época venha sangue novo para orientar a equipa.

    Aproveitando a deixa deste blogue, é preciso "Renovar o Porto"!

    Cumprimentos a todos

    Nota: No momento em que escrevo esta mensagem, essa instituição portuguesa sediada num bairro lisboeta chamado benfica acaba de prestar mais um excelente contributo para a projecção do desporto nacional com um excelente resultado além fronteiras, mais concretamente na Grécia, mais concretamente com uma derrota por 5 golos (parece que está na moda para aquelas bandas)...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...