29 dezembro, 2008

JN - o jornal do Porto?

Que o Jornal de Notícias se tem abastardado, sobretudo depois que passou a pertencer à família Oliveira, e deixou de ser um veículo de comunicação do Porto e do Norte do país, é sobejamente conhecido. Se ao menos tivesse incrementado o seu nível de qualidade informativa e literária, ainda vá que não vá, mas a qualidade dos redactores continua pelas ruas da amargura e envergonha o jornalismo diário nacional. Porque continuarei eu então a insistir em "bater no ceguinho"? Porque acho que um silêncio prolongado acaba por ser uma forma de conivência com a mediocridade, que inclui ainda uma tendência anti-Porto e até anti-FCPorto. Não estou a inventar nada e se duvidam leiam o jornal com atenção.

Raramente compro o JN. Hoje comprei. Verifico então que, a propósito do actual surto de gripe, é publicado com grande destaque o horário alargado dos Centros de Saúde a que os doentes podem recorrer, mas ... apenas os Centros de Saúde de Lisboa e arredores! Sem comentários.

Já agora, e a propósito, nunca entendi porque motivo o JN não publica a grelha de programas do Porto Canal, nem sequer no suplemento das sextas feiras onde têm lugar todos os canais, incluindo aqueles que são uma chachada e que ninguém vê. Será que o Porto Canal um dia ofendeu o Sr.Oliveira e agora, como retaliação, é ignorado pelo jornal? Por simples curiosidade gostava de saber o motivo, alguém me poderá esclarecer?

Aos meus colegas bloguistas e a todos os visitantes, desejo um 2009 com tudo de bom . Não percamos a coragem de combater tudo o que em nossa consciência está errado e necessita de ser alterado.

4 comentários:

  1. Também concordo que o JN é um jornal complexado à procura de conquistar Lisboa aos mouros, mas os mouros estão mais virados para outros lados.
    Desejo a todos um bom ano.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Olhe que não, olhe que não! Basta ler as colunas de opinião desse jornal para ver o cariz marcadamente regional (que até se saúda) dessa publicação! O que queria o sr? Um pasquim anti-Lisboa?
    ps- compro o JN diariamente, falo com conhecimento de causa. Votos de feliz ano novo para todos os tripeiros, nortenhos e portugueses de todo o Portugal. Votos ainda para que usem o vosso blog como instrumento de elevação da vossa cidade sem recorrerem a meios como a maledicência pura e simples e elegendo Lisboa e os lisboetas como "inimigos" que o não são!

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui Farinas,

    Aqui o "nosso" conselheiro-mor centralista - que gosta de imitar o Cunhal e o Soares -, julga que está na SIC ou na RTP, a falar para uma plateia que o aplaude antes mesmo de ser ouvido, porque já sabe o que ele tem para dizer.

    Pensa (pensa?), que o que escreve tem qualquer relevância para as nossas convicções, que são bem fundamentadas e alicerçadas no "terreno". Não lhe passa pela cabeça que é também o cansaço, o fastio de ouvir, durante dezenas de anos, opiniões como as dele, que consolidaram as nossas convicções. «Gosta» muito do Porto, mas rejeita sempre as nossas opiniões, chama-nos provincianos e dirige-nos torpes insinuações. Que "amor" estranho este...
    Só publiquei este comentário para lhe sentirmos o cheiro mas não vou permitir abusos.

    ResponderEliminar
  4. Excelente! Comungo desta proposição aqui apresentada.
    Tomei a liberdade de copiar o post (embora com referência ao autor e ao blog) para o meu espaço.
    É também uma forma de elogiar o excelente trabalho que desenvolvem. Bem hajam.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...