25 janeiro, 2009

Gestão Autónoma do Aeroporto Sá Carneiro - Sessão Pública

Também disponível no novo site da ACdP - www.acdporto.org

No passado dia 22 de Janeiro decorreu, no auditório do Clube Literário do Porto, uma  sessão pública organizada pela Associação de Cidadãos do Porto.

A sessão, conduzida por alguns dos dinamizadores deste movimento cívico, versou sobre a temática da Gestão Autónoma do Aeroporto Sá Carneiro, tendo sido expostas as preocupações relativamente ao modelo proposto para a privatização da ANA. Foram também apresentados os instrumentos de luta e divulgação a utilizar pela ACdP.

É entendimento da AcdP que o modelo para a privatização da ANA em bloco comporta sérios riscos não só para a Região Norte, como para todo o País, questionando-se relativamente  à eficácia tanto de modelos baseados em monopólios, como de modelos com participação exclusiva de privados. Esta dúvidas são  sustentadas tanto pela experiência internacional como por estudos desenvolvidos por entidades de credibilidade inquestionável.

 A ACdP entende assim que estruturas de importância estratégica não podem ser geridas em função das mais-valias financeiras que o seu negócio proporciona, mas em função do desenvolvimento das regiões, onde esta mais-valia é  injectada directamente no seu tecido económico, gerando receitas adicionais no turismo na opção Gestão Autónoma ,na ordem dos 400 milhões de euros, aumentando a competitividade das empresas exportadoras e a criação de 25000 empregos.

A vocação do Aeroporto  Sá Carneiro tem que ser a de um instrumento estruturante ao serviço do Noroeste Peninsular e de duas das regiões mais deprimidas da Europa. Não é suposto que seja apenas parte de um negócio lucrativo para quem o explorar a partir de Alcochete.

A este nível,  foi apresentada uma solução concreta e inovadora para o modelo de gestão do aeroporto, denominada de Parceria Público-Privada Auto-Regulada, segundo o novo modelo de Negócio Social proposto pelo Prof. Mohammad Yunus. A propriedade e gestão é privada e das autarquias, mas o seu objecto social não é a maximização dos seus lucros, mas o desenvolvimento da região, medido por indicadores económicos concretos.  Após a recuperação do capital investido pelos accionistas, o aeroporto passará a ser a verdadeira fonte de rendimentos para as acções de desenvolvimento da região.

Para a defesa da Gestão Autónoma do Aeroporto Sá Carneiro, a ACdP tem desenvolvido algumas acções junto da população, destacando-se a afixação de cartazes em algumas das principais zonas da Cidade do Porto, incluindo os Aliados, Bolhão, Gonçalo Cristóvão, Cedofeita, Boavista, Ribeira, Campo Alegre e o Palácio. Está previsto um aumento da intensificação das suas acções junto da população proporcional ao aumento da dimensão do já enorme silêncio do Governo relativamente a todo este processo.

Na sessão pública foi também apresentado o site www.acdporto.org, onde podem ser encontrados, informações sobre a ACdP e as posições que defende, incluindo a apresentação desta sessão pública, e também diversos documentos relativos ao processo de privatização da ANA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...