15 abril, 2009

E porque hoje é quarta-feira europeia

Vitórias atraem mais adeptos
Futebol Clube do Porto é o emblema português que mais crianças e jovens tem conquistado por mérito

"Meritocracia" pode ser uma palavra difícil de entender para os jovens adeptos do futebol. E, no entanto, é por via dela que o F. C. Porto tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos entre as crianças e os jovens. Não se trata de uma constatação empírica, mas a conclusão do maior estudo realizado sobre o futebol português - "O Futebol, as marcas e os adeptos", de Carlos Liz . "O F. C. Porto tem sido mais ganhador logo os mais jovens vão para o que consideram melhor", diz o autor.
Na inocência dos seus sete anos, Tiago Martins, abordado à saída da EB1 da Fontinha, no Porto, confessou ter sido do Benfica "quando era mais novo". "Cresci e agora gosto do Porto, que ganha tudo", afirmou. O irmão gémeo, Bruno Martins, é do Porto porque "ganha sempre" e confessou não gostar de Hulk.
Rafael Oliveira, de 16 anos, aluno da "Homem Cristo", de Aveiro, é do F. C. Porto desde pequenino. Um "amor" que teve um hiato de um ano, explicado pela "pressão" de um amigo do pai. "Era sportinguista e dizia que me batia se eu dissesse que eu não era do Sporting", contou. "Na minha turma os portistas são quase a maioria", acrescentou. Tiago Machado, de 15 anos, apesar de sportinguista, não põe em causa as palavras do Rafael. "Há mais portistas, porque eles têm mais títulos nos últimos anos", desabafou.
Simão Chaves, de oito anos, não está com rodeios quando aponta os motivos que o levam ser do F. C. Porto. "A grande maioria dos meus amigos e colegas na escola também são e depois porque eu só me lembro do Porto a ganhar". Mas as razões não ficam por aqui. "A minha cor favorita sempre foi o azul e, por isso, também acho que é natural eu gostar de um clube com esta cor. Por mim, o Porto ganhava sempre".
Benfiquista "assumido", Miguel Faria, de 16 anos, aluno da Escola de Monserrate, em Viana do Castelo, admite que "tem vindo a crescer" o número de adeptos portistas. "Pessoas há que não gostam de perder e, se calhar, trocam o seu clube pelo Porto. É a única razão que consigo encontrar", justifica, considerando, também, poder tratar-se de "uma moda". Natural de Esposende, recorda uma sondagem feita na sua turma do 9.º ano (hoje frequenta o 11.º), onde "havia um só" adepto de outro clube para cerca de 30 portistas. "Quando assim é, palavras para quê?" indaga.
No 6º ano, Rui Gonçalves sentia-se uma espécie de último moicano sempre que assumia a paixão pelo F. C. Porto na turma. O cenário mudou. "A maioria dos meus colegas hoje são do Porto. Já mostrámos que somos os maiores", argumentou aquele aluno do Liceu Camões, em Lisboa. "A verdade é que o Porto ganha tudo enquanto o nosso Quique perde tempo com revistas cor-de-rosa", admitiu, um outro aluno, Salvador Pimenta, benfiquista. "Qualquer dia passo a ser portista", ironizou.
[Fonte:JN]

2 comentários:

  1. O mito dos 6 milhões já acabou e o mito do clube com mais adeptos não vai demorar 10 anos a acabar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Trata-se de um mérito que só não é visto da janela lisboeta...
    Felizmente que o mérito do FCPorto veio para ficar, assim como se espera que o "rumo" traçada pelos outros continue...
    Um abraço.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...