15 julho, 2009

Chamem a pulissia



Seria óptimo se todos nós pudéssemos aceder em tempo útil aos quadros superiores dos partidos* políticos. Sabem por quê? Podíamos fazer as trafulhices que nos aprouvesse para singrar na vida, sem nos preocupar-nos muito com o serviço público que é suposto um político sério desempenhar, com a garantia de nunca sermos chamados a prestar contas à Justiça. Ou, por outra, até podíamos ser apanhados "com a boca na botija" e talvez "obrigados" a depor em Tribunal, mas mesmo assim podia valer a pena, teríamos sempre a possibilidade de usar instrumentos de defesa que o cidadão comum não tem.
Ora vejam lá se o tesoureiro [a definição perdeu actualidade] de uma empresa particular se atreveria a dizer ao patrão que não se apercebera de um desfalque produzido na respectiva contabilidade [mesmo que alegando ingenuidade...], sem ser imediatamente despedido, ou mesmo preso? Pois, foi precisamente isso que disse, Victor Constâncio, o Governador do Banco de Portugal, à comissão de inquérito da Assembleia da República sobre os cambalachos BPP/BPN, mas sem que alguém acima dele, tivesse a coragem de o despedir. Estão a ver as diferenças? Mais. O dito senhor, deu-se à petulância de carregar o sobrôlho ameaçador aos deputados que o inquiriam. Já viram a força e a arrogância que o excesso de dinheiro confere?
Mas, os exemplos de banalidade na actividade política não se ficam por aqui. Os próprios deputados que interrogaram este "digno" governador, consideraram o inquérito um sucesso, um passo enorme para a dignificação da democracia! Ou seja, um homem pago a peso de ouro para controlar os movimentos da banca, que provou não controlar coisa nenhuma, não só conserva o fausto lugar, como não é responsabilizado à altura da dimensão do crime que "deixou" praticar e ficam todos contentes. Foi ingénuo, coitado... Já imaginaram quantos de nós gostariam de ganhar dezenas de milhares de euros só por ter sobre os ombros a "responsabilidade" de admitir que se foi ingénuo? Dito de outra forma, o senhor Governador não é pago para ser rigoroso, competente, é pago pela arte de "pincelar" as suas próprias asneiras. Neste caso chamou-lhe ingenuidade, e os senhores deputados gostaram. Vão de férias com o sentido do dever cumprido...
Querem outro caso? Isaltino Morais, o da Câmara de Oeiras. Esse, deu-se ao desplante de abandonar a sala do tribunal porque não estava para ouvir as acusações que lhe estavam a ser feitas pelo juiz. Sabem qual é o truque nestes casos: perseguição política! Estão a ver, caso isto se passasse connôsco, simples cidadãos, como as coisas funcionavam? Pensam que o Juiz nos permitia a retirada de uma cessão de julgamento usando a mesma justificação do autarca? Perseguição política?
Outro caso. Lopes da Mota o Presidente da Eurojust, o cavalheiro que está acusado de ter pressionado os magistrados do caso Freeport. Como se sentiu alvo de investigações, não hesitou, pediu o afastamento do inspector responsável pelas investigações do referido processo. Faz sentido. O que não faz sentido nenhum é que estes casos se acumulem uns atrás de outros, com protagonistas que deviam estar acima de qualquer suspeita. Casos como estes, começam a não ser tão isolados como alguns querem pintar. Isto aproxima o país de uma lixeira a céu aberto, de um república das bananas à imagem de países africanos e sul-americanos. Isto é Máfia!
Por favor, chamem a Polícia!
*Deve-se excluir desta "generalização" os partidos que nunca chegaram a constituir Governo, porque, como compreenderão, têm responsabilidades consideravelmente diferentes dos outros
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...