15 julho, 2009

Elisa Ferreira vs. Rui Rio

Quem vai ganhar as eleições para a Câmara do Porto? Ninguém sabe, mas se neste momento eu tivesse de apostar, tipo totobola 1x2, apostava em Rui Rio sem necessidade de me socorrer das sondagens. Várias são as razões para não acreditar na vitória de Elisa Ferreira. Eu sei que a campanha ainda não começou oficialmente, mas até agora não se viu nem ouviu nada de mobilizador ou de entusiasmante por parte da candidata. Que projecto tem para a cidade? Como se propõe reanimar este corpo morto em que RR transformou o Porto?

Depois, por aquilo que tenho lido e ouvido por parte de quem diz que vai votar em EF, a decisão é tomada maioritariamente pela negativa, com um raciocínio do género "é preciso correr com RR, tenho esperança que ela nos surpreenda agradavelmente". Não chega. Não vejo entusiasmo, não vejo convicção. Por outro lado, a inevitável colagem ao PS é, para mim e para muita gente, penalizador. O PS-Porto está totalmente desacreditado, e o PS nacional... é aquilo que se viu nas eleições europeias. Acresce que a máquina comunicacional de EF, ou ainda não existe ou então não funciona. A candidata pode ter um milhão de ideias brilhantes mas se elas não atingem o alvo...

Devo confessar que acreditei que EF poderia ganhar a eleição porque do outro lado está um candidato que não fez nada pela cidade e que, pelo contrário, só tem arranjado complicações e quezílias. Pelo que ouço, o que dizem os seus apoiantes? Que é sério e um bom gestor. Será uma coisa e outra, nem quero discutí-lo, mas onde é que isso levou o Porto? Mais quatro anos de "seriedade e boa gestão" vão-nos atirar certamente para um buraco ainda mais fundo. Há ocasiões em que duvido da justeza de decisões democráticas.

De RR já sabemos o que (não) esperar. De Elisa Ferreira não conhecemos o pensamento. Se fosse jornalista gostaria lhe fazer umas quantas perguntas e gostaria também ( perdoem-me a prosápia) de lhe dar alguns conselhos. Voltarei a este assunto.

2 comentários:

  1. Seriedade e boa gestao ja nao e pouco tendo em conta os casos tristes que o Rui Valente descreve no post anterior e que infelizmente se tornaram a norma e nao a excepcao na III republica portuguesa.
    O Porto esta num buraco e isso reconhece-se facilmente; nao e discutivel. Discutivel e responsabilizar a gestao autarquica por isso.
    O modelo industrial, assente na mao de obra barata, que efectivamente dinamizou a economia nortenha durante dezenas de anos esta morto e enterrado.
    A asfixia fiscal e a maquina kafkiana que e a justica portuguesa impede a iniciativa privada em projectos de pequenas e media empresas.
    A lei do arrendamento impede a dinamizacao do mercado e consequente renovacao urbana.
    Vai culpar-se um presidente da camara por isto? Meus caros, presidentes da camara nao fazem leis, para isso votamos nas legislativas...
    Mas nem tudo e mau, o Porto nos ultimos 8 anos teve conquistas notaveis...podem nao ter sido projectos iniciados por Rui Rio mas foram concluidos por ele, e e disso que o povo se recorda. Antes nao fosse assim, mas a realidade e o que e.
    E reafirmo, do Aeroporto Sa Carneiro, ao Metro do Porto, das Corridas da Boavista, a Red Bull Air Race, da conclusao da Casa da Musica, a requalificacao de Miguel bombarda e a renovacao da noite da baixa com todos os clubes e discotecas que surgiram nos ultimos anos, vejo muita, muita coisa boa a acontecer. Pode nao ser o Porto que conheciamos, mas isso nao e necessariamente mau...

    ResponderEliminar
  2. Qual é importância do PS ganhar
    no Porto?!...

    Importante; é PS ganhar na capital
    do reino.

    Como é possivel arranjar-se uma candidata do PS para o Porto
    sem primeiro limar-se arestas.

    Com muita pena minha, a candidata
    sempre indecisa!... se Bruxelas ou
    o Porto ou as duas coisas.

    Claro: que o Alcaide RR veio logo
    colocar cartazes, dizendo:"Com os
    pés bem assentes no Porto".

    Eu continuo acreditar, se o PSD
    for governo; (o diabo seja surdo e mudo)ele até sai, nem que seja em
    cadeira de rodas.

    O presidente do PS da distrital
    do POrto Renato Sampaio:também é um apagado.

    Infezmente mais uma vez: vamos levar com este ignorante da cidade
    do Porto; Rui Rio.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO:

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...