13 julho, 2009

Rede Norte (2)

No passado dia 11 de Julho foi lançada a REDE NORTE, numa acção promovida no Clube Literário do Porto pela Associação de Cidadãos do Porto, Associação Comboios XXI e Associação Campo Aberto.

A sessão, conduzida por Alexandre Ferreira (ACdP), José Pedro Santos (Combóios XXI) e Nuno Quental (Campo Aberto), resultou num entendimento relativo à forma como as associações, os movimentos e os cidadãos, podem criar, de forma articulada e complementar, uma plataforma de intervenção cívica com uma abrangência concordante com a dimensão da Região Norte.

A massa crítica proporcionada pela abrangência dos movimentos e a interpartilha de contactos, experiência e conhecimento permitirão aos aderentes à REDE NORTE ver os seus problemas e causas tratados de uma forma mais eficiente, com mais visibilidade e elevados do nível local para o nível regional e nacional.

A REDE NORTE pretende ser um elemento de forte pressão junto dos decisores políticos, procurando incluir na agenda mediática causas do foro económico e social e do da sustentabilidade, dando uma extrema relevância aos temas abordados e criando uma ideia de Região construída a partir dos cidadãos.

Na sessão de Sábado foi abordada a causa da defesa da Linha do Tua, por se tratar de um tema transversal às preocupações das associações presentes e sobretudo exemplificativo do trabalho e pensamento estruturado em equipa, que a REDE NORTE pretende desenvolver. Nesse sentido os presentes propuseram-se desde já a analisar os contornos deste dossier – a partir de diferentes pontos de vista – e estudar os eventuais meios de intervenção. Posteriomente, e em data a anunciar em breve, será realizada uma nova sessão pública onde serão expostas as ideias concretas da REDE NORTE relativamente a este tema.

A Associação de Cidadãos do Porto (ACdP – www.acdporto.org) é um movimento apartidário, que tem como único propósito a defesa dos interesses colectivos da Área Metropolitana do Porto e da Região Norte. A ACdP assume-se como uma plataforma de debate, de apresentação de propostas e de acção efectiva, onde através da congregação e mobilização de esforços e vontades, os cidadãos da AM Porto e Norte poderão voltar a ter uma palavra a dizer sobre o seu Futuro.

A Associação Combóios XXI, é uma associação de utentes dos comboios, com sede em Braga, e resulta da evolução do movimento "Comissão de Utentes da Linha Braga-Porto". O seu objectivo central é promover a melhoria do serviço de transporte ferroviário a nível local, regional e nacional, dando particular atenção às linhas do serviço Urbano do Porto e a outras linhas que sirvam ou venham a servir a região.

A Campo Aberto, é uma associação ambientalista que visa debater e promover o exercício da cidadania no domínio do ambiente, sobretudo nas suas dimensões natural, rural e urbana. Nisso assenta o interesse que vem dedicando às questões urbanísticas, que se consideram decisivas em matéria de qualidade de vida e do ambiente citadino.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...