12 julho, 2009

Um vómito chamado Benfica

Todos os anos é a fanfarronice do costume. O campeão é o FCPorto, mas é ao Benfica que os media em geral, concedem toda a primazia. É um facto. É sempre assim e, não é um problema de somenos importância, é, pelo contrário um assunto muito grave a que urge pôr fim. Entretanto, é sempre bom lembrar que o senhor Salazar, o ditador cuja largura de costas serviu de álibi para muita e variada asneira democrática, já morreu há quatro dezenas de anos... Malgrado o facto, o desrespeito pelo clube do Norte e pelos seus imensos adeptos é tão libertino e desafiante, que nem sequer se dão à maçada de nos explicar como é que tal comportamento convive em boa consciência com as mais elementares regras da Democracia. Bem podemos esperar, que não se faz luz naqueles democráticos espíritos, excepto a Luz daquilo que deveria ser o estádio de um suposto clube de futebol.
A imbecilidade dos media adquire tamanhas proporções que nem se dão conta dos tiros sucessivos que dão nos próprios pés. Começam sempre as pré-épocas, com mariquices e exibicionismos em torno das contratações de jogadores, misturadas com apreciações individuais e colectivas ao "nível" dos galácticos do Real Madrid [passe o exagero]. Conforme costumam noticiar, cada jogador que entra [ou está para entrar] no Benfica, realiza um sonho pré-natal, uma espécie de Euromilhões formatado em paixão clubística. É extraordinário, como um clube praticamente desconhecido na Europa e no Mundo, com um inexistente currículo de sucessos nos últimos 30 anos, "consegue ser" o sonho da vida de tantos jogadores de outros continentes! Só é possível acreditar nesta publicidade vigarista [com a cooperação do próprio Estado], se lá pelas Américas do Sul, estiverem proibidas notícias sobre clubes como o Barcelona, o Manchester U., o Liverpol, ou o FCPorto!
A gabarolice, da mais repugnante que nos foi dado observar em qualquer outro ponto do planeta, empurra-os para um precipício interminável onde, mais tarde, o ridículo acabará invariavelmente por se transformar numa bomba, explodindo-lhes nas próprias mãos. Aquela gente está tão embrutecida, que se mortifica com masturbações de vaidade em vez de se animar com expectativas assentes numa política de organização séria e comedida [à Porto].
Como é possível, vender-se um produto com uma chancela de qualidade adquirida antes mesmo de ter passado pelo respectivo controlo? Por outras palavras: como é possível que jornais e televisões afirmem à boca pequena que Jorge Jesus É o MELHOR TREINADOR português sem ainda ter ganho nada? É possível sim, no mundo surreal e patético do Benfica, ou do Centralismo [vai dar ao mesmo]. Parece até, que o José Mourinho já foi a enterrar [salvo-seja]... e que o Jesualdo Ferreira nunca ganhou nada! Há, nestes manifestos de total desonestidade, para lá da própria farsa, uma sonegação sistemática da realidade e do mérito. Isto, em absoluta impunidade.
Pois bem, para nós portistas, até nos dá jeito que continuem a afogar-se nesse mar de paranóia crónica, porque tiramos sempre dividendos de tanta estupidez repetida. Mas atenção, se passadas as primeiras jornadas de erecção matinal, os resultados não corresponderem à genialidade das expectativas, podemos estar certos que de alguma gaveta de um juizeco benfa sairá a segunda série de um processo qualquer, contra o nosso clube e Presidente.
Vai uma aposta? Se isso voltar acontecer, meus caros, só nos resta levar à letra o inofensivo chavão: nós só queremos Lisboa a arder! Será a última oportunidade dada à justiça portuguesa para mostrar que existe, que não anda distraída, e que é de facto, como diz: cega!

20 comentários:

  1. Meu caro Rui, se o Benfica fosse um exemplo de boa gestão, de uma política desportiva de sucesso, nós, embora nos custasse muito, tinhamos de aguentar, agora, como se viu na entrevista de Vieira à TSF e ao DN, é a exaltação da demagogia, do populismo e do trauliteirismo foleiro, e aí, meu caro Rui, você tem toda a razão para falar em vomito.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Vi este texto copiado num outro blog com a devida identificação da fonte.

    Sem hesitar, vim cá dar-lhe os mais sinceros parabéns pela excelente crónica.

    É da mais explícita descrição que já li sobre a mentalidade futebolística, que me atrevo a considerá-la nacional. Uma regra com uma honrosa excepção.

    Aproveito também para enaltecer o seu grande blog que acabo de conhecer. O Porto merece ser dignificado da forma que o faz.

    Uma vez mais, os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Caro Vila Pouca,

    repare, que os sportinguistas apesar de serem adversários mais fortes que o clube do milhafre e da mesma cidade, não me provocam tanto desprezo. Aquilo parece um manicómio! Puxa!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Meu caro joão,

    sem falsa modéstia, talvez sejam exagerados os elogios que dirige a este blogue, mas mentiria se lhe dissesse que não os recebi com imensa satisfação. Obrigado.

    Um abraço para si também

    ResponderEliminar
  5. Manuel Pedroso Quental13/07/09, 08:54

    Caro Rui Valente,

    Concordo quase na totalidade com os argumentos expostos na sua crónica.

    Deixo-lhe só duas interrogações:

    - Como acha que se sente um portista de Lisboa (sócio desde que nasceu e com Dragon Seat) ao ler a sua crónica?

    - Não acha que assim estamos a dar-lhes motivos para nos apelidarem de “clube regional”?

    Os meus mais sinceros cumprimentos,

    Manuel Pedroso Quental
    manuel _pedroso_quental@hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. António Soucasaux13/07/09, 11:23

    Os meus parabéns pelo texto publicado.

    ResponderEliminar
  7. Tenho para mim, que sou Benfiquista e residente no Porto, que o facto de os Jornais Desportivos se focarem mais no Benfica que noutros clubes é mais mau que bom.

    Não gosto dos Jornais Desportivos, tenho pouca paciência para o que escrevem que a mais das vezes tem pouca qualidade. Por mim até agradecia que dividissem a sua atenção por outros clubes. Agradeceria do fundo do coração.

    Parece-me mais que óbvio que os Jornais Desportivos não são mais que um negócio de venda de papel do que propriamente de jornalismo. E provavelmente falar do Benfica, hiperbolizar as contratações do Benfica e tudo o mais deve vender mais papel do que com outros clubes.

    Se você quer isso para o Porto, e se fosse eu a mandar era seu amanhã, ou ainda hoje. Mas não lhe gabaria a sorte.

    Atacar o meu clube por causa dos Jornais acho mal. É como ver os Super Dragões a cantar "SLB, SLB ... fdp SLB" em qualquer campo aonde estejam (de Norte a Sul de Portugal). Porque não se viram eles para o clube que defrontam?

    Mas é só a minha opinião.

    ResponderEliminar
  8. Mas de quem é a culpa?

    É da comunicação social vermelha
    da capital do reino.

    É dos Vasconcelos de 1640 que
    ainda cá existem no Norte.

    É do centralismo poderoso e doentio.

    É dos políticos Pinóquios que são
    mais de que muitos.

    E Tambem não será de todos nós.

    Eu vou continuar a dizer.
    -Antes de ser do Norte sou Portuense.
    Antes de ser Português sou do Norte.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  9. Gato frustrado...

    Há gatos que passam toda a vida a ver o FC Porto vencer e que, se tivessem nascido nos saudosos tempos de glória do seu emblema, jamais poderiam fazer as figuras que fazem. Portanto, tem algum sentido que não se dêem bem com o presente?

    O Labaredas tem uma teoria: Faz todo o sentido! Esses gatos querem a liberdade (caso contrário arrumariam carros na Caparica…), mas não querem que o FC Porto ganhe. E isto porque é provável que, no decorrer da sua vida «fácil», alguns portistas lhes tenham roubado o chupa-chupa, concebido piadas bem mais interessantes que as suas ou, ainda mais crível, enfeitado a fronte com um vistoso par de «chifres». E, neste último ponto, é mesmo possível que tenham sido vários!

    Já viram o que é passar a infância, a juventude e a idade adulta a ver o FC Porto festejar, consentindo-lhes apenas o «prazer supremo» de celebrar uma final de futsal como se fosse uma conquista planetária...

    Labaredas

    ResponderEliminar
  10. Caro M.Pedroso Quental,

    boa pergunta, a sua, só que eu não sou refém desse estigma muito "elástico"...Mas, não há volta a dar-lhe. Os simpatizantes, sócios e adeptos do FCPorto, de Lisboa, só podem é lamentar não viverem mais próximo fisicamente de uma cidade que, para além de ter o nome do seu clube de coração e de a representar tão bem, representa ao mesmo tempo, e MELHOR QUE NENHUM OUTRO, o seu país. Que mais podem querer eles?
    Civismo? Boas Maneiras? Se calhar até o desejam mais que os próprios portuenses, porque devem sofrer na pele as barbaridades que nos são servidas a nós, que aqui nascemos e residimos, por toda a propaganda anti-FCP e anti Porto, feita pela comunicação social centralista.

    Mas o meu amigo pensa,por acaso, que somos nós portistas, os provincianos? Acha que nos preocupa o que Lisboa pensa de nós? O que nos preocupa, sim, é a perseguição obcessiva e injusta que nos andam a mover na esperança de um dia nos prejudicarem. Isso preocupa-me sim, porque é obsceno porque se trata de actos perfeitamente CRIMINOSOS, não são brincadeira de meninos, percebe.

    Lisboa não é nome de templo de virtudes, que se saiba para pregar a moral ao resto do país. Eu já aí vivi, portanto sei do que falo.

    Cartazes como "Porto é Merda", serão símbolos de gente civilizada?
    Você só se recordou do "Lisboa a arder", e os outros?

    Claro que, quando a democracia permite esta troca de mimos, isto nunca mais irá acabar.Não se iluda.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. SimNão

    Primeiro vou felicitá-lo por ser uma pessoa educada, mas algo ingénuo [como o Governador do Banco de Portugal...]

    Mas é claro que eu não quero "esse" folclore mediático para o meu clube - como já aqui escrevi amiúde - porque é por demais rasca. Repudio-o com todas as forças. Agora, você não quis ou não soube interpretar correctamente as minhas palavras.

    O que eu não quero é que se adultere a ordem natural das coisas, estou-me a marimbar para os negócios dos media. Que se afoguem com eles, mas o seu a seu dono!

    O que eu quero é que tratem o meu clube como merece, com a prioridade que num país democrático é devida a um TETRA CAMPEÃO NACIONAL. Percebe?

    O que os media fazem, para lá do circo à volta do Benfica, é vigarice, é anti-democrático. Fala-me do negócio da imprensa desportiva. A prostituição também é um negócio, não é apenas a imprensa, nem a TV, só com uma diferença: as prostitutas, não pregam a moral aos outros que é o que comunicação social passa o tempo a fazer. Contudo, prostitui-se também e de forma mais indigna!

    Eu ataco o seu clube, como atacaria o meu, se, enquanto adepto ou sócio, sentisse que se deixava envolver pelo acessório, fazendo figuras tristes, e a não ganhar nada em campo. Vocês quiseram prejudicar um homem [Pinto da Costa] só porque teve a "fraqueza" de se ligar a uma mulher que se calhar soube proporcionar-lhes uns "bons momentos", e fazer disso um cavalo de batalha para o abater. Serviram-se dela para o apanhar. Não serviu para nada, porque esse homem "fraco" é melhor do que os vossos presidentes todos juntos, a gerir um clube, que é a essencia da questão.
    Vocês têm a mania que são democratas, mas é mesmo só para armar. Fechem as portas aos jornalistas, mesmo àqueles que se dizem benfiquistas, porque são eles que vos empurram para o carrocel, e o problema é que vocês, além de o permitirem, parecem gostar...

    Porque não se insurgem contra esses palhaços que andam a "mamar" à vossa custa, em vez de se preocuparem com apitos desafinados?

    Quanto a si, abra os olhos, meu caro! Mude de clube, inscreva-se sócio do FCPorto! Vai ver como compreende bem o que escrevi.

    PS-Olhe, é só um palpite, mas à parte de ser benfiquista [o que lamento], fiquei com a impressão que você até deve ser "boa praça" - passe a expressão...

    ResponderEliminar
  12. Como disse antes não gosto de Jornais Desportivos e apesar de os usar on-line para acompanhar um pouco a actualidade desportiva, não perco muito tempo com eles. Gosto de ver as fotos dos desportos que aprecio e saber o que se passa, sem contudo me debruçar em demasia sobre os comentários e as opiniões. Não tenho paciência.

    Não se esqueça que os Jornais Desportivos, que critica e que associa à Direcção do Benfica e até, generalizando erradamente (a meu ver), a todos quantos são sócios ou simpatizantes do Benfica, são os mesmos que publicam notícias afirmando que este aquele levou X ou Y minutos a decidir-se por um clube. Imagino que esses títulos já lhe despertem um sorriso no rosto, mas para mim são apenas mais um exemplo da ausência de Jornalismo.

    Se calhar eu sou o pior cego e não quero ver. Mas gosto pelo menos de pensar que não é com muita estima que a maioria dos sócios (ou pelo menos assim o esperaria eu) não vê com bons olhos a passagem do circo mediático. Faz-nos mais mal que bem.

    De qualquer modo eu estou farto de me insurgir contra os jornais desportivos nos locais que frequento, mas tenho mais que fazer do que fazer disso a minha luta de vida. Evito-os o máximo que posso, e assim já não me chateio.

    De qualquer modo volto a repetir aquilo é um negócio e apesar de não se concordar se calhar é assim que eles fazem mais dinheiro. E nem acho que todos eles se foquem exclusivamente no Benfica, há alguma divisão. Acho eu. Mas volto a repetir... é um negócio, também ninguém vai dizer ao Senhor Reinaldo Teles como gerir o dele. =p ;)

    Cumprimentos. =)

    ResponderEliminar
  13. SimNão

    Não vou fazer-lhe a maldade de ler o muito que já aqui escrever a dizer tudo o que penso sobre a credibilidade dos jornais desportivos (e não só), mas p/ simplificar só lhe digo isto: não os compro, nem leio! Ok?

    Quase sempre digo "os media",ou, a comunicação social, precisamente para evitar especificações que constituem um óptimo pretexto para quem [como o senhor], não se disponibiliza para ver as coisas como elas são de facto.

    Curiosamente, o meu amigo esqueceu-se do mais importante: a televisão!
    Hoje, como concordará, qualquer pessoa tem um aparenho de tv em casa, e os mais pobres [a maioria] limitam-se a ver os 4 canais generalistas, todos eles "democraticamente" instalados em Lisboa. Não são de certeza esses que compram jornais desportivos nem os outros. Certo?

    E da televisão o que é o sr. tem a dizer? Seremos nós, portistas, que estamos sempre debaixo da mira conspirativa das tvs que devemos deixar de ter o direito de ter e ver na televisão o nosso clube, que vence, que é melhor que os outros?

    Para terminar, veja o tipo de associação que o sr. faz ao meu clube: Reinaldo Teles = a negócio de p.! O que sugere e procura concluir que no Benfica, toda aquela maralha é gente respeitável... Ó meu caro, Vale e Azevedo é portista? Filipe Vieira ainda há-de ser julgado por traficancias várias [talvez quando sair do Benfica]. Há uma parte do cérebro dos benfiquistas que paralisa quando aponta malfeitorias ao Porto, ou então é falta de seriedade crónica. Vocês não têm sustentação argumentativa porque ela é compulsivamente falsa!
    Ponto.

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  14. Olá outra vez.

    Não pretendia associar o Porto a negócios de putas, apenas achei que era uma piada gira. =)

    Não me vou alongar na discussão porque acho que me perderia a meio. Era só um comentário que queria ter feito e acabei a extender-me. =)

    Peço desculpa por não continuar, mas descobri hoje que vou ter que fazer um tratamento menos agradável e a minha cabeça não está essas maravilhas.

    Boa tarde. =)

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde SimNão,

    e volte sempre que quiser, porque você não tem culpa das tramóias indecentes de tudo o que envolve - como vocês gostam de enfatizar - a "marca" Benfica, a tal que vende cà dentro, mas é completamente ignorada lá fora...Tenha paciência, isto não é simpático, mas você sabe bem que é uma fatal realidade.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Manuel Pedroso Quental14/07/09, 22:09

    Caro Rui Valente,

    Expresso os meus mais sinceros agradecimentos pela sua simpatia, prontidão e sobretudo elevação na resposta à minha mensagem colocada no seu blogue. Blogue que tenho vindo a descobrir e a “devorar” lentamente – a reforma deu-me tempo para explorar outros espaços e outros mundos.

    De facto, sou um apaixonado deste nosso país e o Porto, é uma das minhas cidades de eleição, independentemente dos laços familiares que me ligam à Cidade Invicta: a minha mulher (apesar de ser benfiquista – quem disse que a vida era justa) nasceu no Porto e o meu filho António aí vive e labora. Como tal, parabéns pelo seu blogue que mui justiça faz à Cidade Invicta.

    Quanto aos outros factos, nomeadamente a esta bipolarização que alguns teimam em acentuar, sou inteiramente contra e tenho lutado ao longo da minha vida para diluí-la em prol de um país uno e indivisível. Infelizmente, sou mais um grão de areia numa engrenagem que teima em toldar-se ou ser toldada por interesses vários. Mas enquanto a voz não me doa…

    Quanto aos cartazes, slogans, cantorias, palavras de ordem e quejandos que infestam os nossos estádios, desde os citados “Lisboa a arder”, “Porto é m***a”, “Slb,filhos da …”, entre outros que a minha memória faz por esquecer, infelizmente, esse tipo de comportamentos completamente deploráveis são mútuos e não dignificam nenhuma das partes.

    Mas conhecendo o mundo em que vivemos, será difícil esperar algo diferente. Para resolver estes enigmas teríamos que ir à sua génese. E isso, caro Rui Valente, daria pano para mangas. Como diz um amigo meu, a culpa de tudo isto é de um senhor chamado Plato.

    Com os mais respeitosos cumprimentos,

    Manuel Pedroso Quental
    (manuel_pedroso_quental@hotmail.com)

    PS: O que nos vai valendo são as vitórias do nosso clube e os prazeres gastronómicos que vou degustando de Norte a Sul.

    PS1: Espero que este post não tenha sido colocado em duplicado.O meu portátil teve um problema e não sei o que consegui publicar.

    ResponderEliminar
  17. Caro Manuel P. Quental,

    eu é que agradeço as suas palavras de simpatia.

    Só o amor pode superar a fé clubística, por isso, o que interessa é a felicidade de cada um. A clubite passa para plano secundário. Mas, vou-lhe fazer uma confidência algo "pretensiosa", mas sincera.

    Tive algumas namoradas benfiquistas e não tive grandes dificuldades em "ensiná-las" a gostar do FCPorto...

    Um abraço e continue a acompanhar-nos

    ResponderEliminar
  18. Este artigo representa o pior que existe no Porto (cidade)... que são os portistas que acham que as cidades e os clubes de futebol são a mesmíssima coisa.

    Mau serviço está a prestar à cidade... e ao clube.

    Até porque, diga-se, os adversários do FCP já não o SLB e o SCP. São o Barcelona, o Manchester, Inter, Bayern, etc.

    ResponderEliminar
  19. Snowball

    A acreditar nas suas «sentenciosas» palavras, o melhor que o Porto, cidade, tem, serão os benfiquistas e sportinguistas... Para si, fazer publicidade enganosa como a que é feita pelos media ao Benfica e todo o aparato à volta dele, é normal. Como escrevi neste post, mas parece que vou ter de o repetir, a nós portistas até nos dá jeito este crónico festival de promoção de um clube do passado, que não ganha nada, mas nem por isso têem o direito de nos tentar ROUBAR a relevância que POR MÉRITO PRÓPRIO CONQUISTAMOS!

    Como portuense e portista, ao contrário dos lisboetas, benfiquistas e sportinguistas, não confundo a minha cidade com o clube, nem muito menos com o país, como vocês aí em Lisboa se encarregam de dar disso provas sucessivas.

    Vá lá confesse a sua côr [e dôr]e deixe-se de tretas. O post fez-lhe formigueiro, não foi? Pois pode contar com mais. Repito: o Benfica é um vómito! E quer saber mais: digo-o aqui publicamente que ficarei contente que o Benfica se mantenha na penumbra e no charco de ordinarice em que atolou.

    Passe bem

    ResponderEliminar
  20. Caro Rui Valente.

    Não sou Lisboeta nem Benfiquista.
    Sou portuense e estou-me nas tintas para o futebol. Considero que tem razão em grande parte do que diz [excepto sobretudo no que diz respeito ao Estado promover a omnipresença no benfica na comunicação social]: o Benfica é um clube invejoso do sucesso dos outros, é um balão inchado sem mérito nenhum, é um arrogante convencido que entra sempre de peito feito e sai com o rabinho entre as pernas, a clamar "justiça" perante as justas vitórias dos adversários.

    É um clube sem fair play, que não respeita os adversários, nem antes dos jogos, não lhes reconhecendo valor, nem depois dos jogos, não lhes reconhecendo mérito e usando os métodos desleais que possa para lhes usurpar ou "diminuir" as vitórias.

    Nem o FCP nem Sporting têm isto. Poderiam dizer que o FCP também é arrogante, mas não é verdade. O FCP não canta vitória antes. O FCP mostra é uma forte confiança nas suas capacidades, sem deixar de ser humilde, e em campo dá o que tem [mas também é um facto que por vezes lhe falta algum fair play, muito mais raras as vezes que ao SLB]. Este espírito o FCP bebeu-o do espírito liberal do Porto, é uma evidência.

    Mas quem diz que "O Benfica é um vómito" não partilha nem deste espírito do FCP, nem sobretudo do espírito portuense. Quem afirma que quer "Lisboa a arder" não distingue entre adeptos de um clube e os cidadãos da cidade onde o clube está sediado. A maioria dos lisboetas está-se nas tintas para o Benfica, porque motivo há-de arder a cidade deles?

    Nós, portuenses, somos superiores a essas merdas que querem fazer ao FCP. Não nos devemos calar perante a desfaçatez e a injustiça. Não devemos ter medo de bater o pé a quem nos quer mal. Sempre o fizémos no passado, de forma intransigente. Mas não costumamos partir directo para o queixo dos adversários nem esmurrar a eito a toda a gente sem fazer caso de quem é adversário e quem não é. Quem faz isso não são os portuenses. São as claques.

    Por mim, casque à vontade. Mas respeite os adversários (sem ter problemas em por o dedo na ferida) e sobretudo, respeite os que não são adversários e não têm nada a ver com isso.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...