17 fevereiro, 2010

Meritocracia, não é isto.

Se há coisa que me incomoda seriamente, é que alguém publicamente opine por mim sem o meu consentimento, e se há alguém que o faz frequentemente sem que os possa impedir, são os senhores jornalistas. A fasquia da arrogância desta classe está instalada tão alta, que nem se dá ao cuidado de pensar uns segundos nas atoardas patéticas que rabiscam nos jornais ou que deixam soltar pela bôca.

Seria importante que estes senhores, que tanto se empolgam com as ameaças à Liberdade se habituassem a explicar qual é a base científica das suas opiniões quando falam em nome dos portugueses. Vem isto a propósito de coisas como a que foi  ilustrada no jornal Público de ontem e que reproduzi neste post, bem como comentários como o do Sr. Sócrates e de alguns políticos [até da oposição], que consideram um orgulho para os portugueses a eleição de Victor Constâncio para a vice-presidência do Banco Central Europeu. Ora, até prova em contrário consta do meu B.I. que a minha nacionalidade é portuguesa e contudo não sinto um pingo de orgulho nesta ocorrência. Tal como não senti nem sinto por Durão Barroso ter sido nomeado Presidente da Comissão Europeia.

É do conhecimento público que estas nomeações são puramente estratégicas e  decididas por membros representantes dos países poderosos para atingirem objectivos realmente importantes, como é o caso da Alemanha que perspectiva um alemão para a Presidência do BCEuropeu. Técnica e teoricamente, Victor Constâncio, como outros candidatos à vice presidência do BCE reunirão as condições básicas para o cargo, mas o facto da escolha incidir sobre o português, como incidiu sobre Durão Barroso para a UE, expressa mais uma garantia de obediência fiel às directrizes traçadas pelos países mais fortes [que são quem efectivamente manda] do que um voto de confiança na independência executiva do eleito. Por isso, só patriotas de inspiração scolariana é que se podem regozijar com estas patriotices. 

Não é aceitável que um jornalista se arrogue ao direito de retirar conclusões pessoais como se fossem opiniões de todos os portugueses. Pela minha parte, e contrariamente ao escrito pelo Público, esta nomeação não só não acaba com as vagas de críticas que foram  justamente dirigidas a Victor Constâncio, como fragiliza a confiança dos portugueses nos critérios selectivos e de competências da União Europeia. Uma das principais funções de Victor Constâncio enquanto Governador do Banco de Portugal era supervisionar o sistema bancário nacional, função essa completamente falhada pela não detecção atempada dos escândalos do BPN e BPP . Assim sendo, das duas uma. Ou a União Europeia anda a leste do que se passa na Banca Nacional, ou tem conhecimento, e prefere fechar os olhos à negligência do Governador  do BP para melhor o "controlar"... Não me parece pois, que se forem estes os critérios de avaliação da UE haja motivos respeitáveis para nos sentirmos orgulhosos.

Orgulhoso e pofundamente feliz deve estar Victor Constâncio. Trezentos e tal mil euros por ano de vencimento, extra mordomias, são razões quanto baste...

6 comentários:

  1. Empresário de Hulk: «Dirigentes da Liga são de baixo nível»
    TEODORO FONSECA DIZ QUE AVANÇADO SE SENTE INJUSTIÇADO

    No dia em que Hulk pode regressar aos relvados, o seu empresário, Teodoro Fonseca, veio dar conta da "revolta" do avançado e rotular os dirigentes da Liga de Clubes "de baixo nível".

    "Ele sente-se muito injustiçado até pelo tempo que se leva a decidir alguma coisa em Portugal. Um pai de família vai para outro país para trabalhar, que é para isso que é pago, e não consegue ajudar a equipa. É natural que se sinta injustiçado (...) Os jogadores portugueses, o futebol em si, são de 1.º nível. Agora a Liga e os que a dirigem são pessoal de baixo nível. Daí este tempo todo para dar uma resolução", referiu à Antena 1.

    À Renascença, Teodoro Fonseca foi tão ou mais duro nas declarações que fez: "Alguém tem de tomar uma atitude. A Liga não está a fazer nada. Devem estar a tomar um cafezinho ou um vinhozinho. Está virando uma pizzaria. Só se reúnem para conversar, beber, gastar e não decidem nada. É uma palhaçada".

    Teodoro Fonseca acrescentou ainda que a suspensão imposta pela Liga também penaliza Hulk no que à Canarinha diz respeito. "Se ele tivesse jogado certamente que estava na seleção. Vamos esperar. Tenho a certeza que o Dunga vai acompanhar o jogo de hoje e permitir que o Hulk concretizeo seu sonho", referiu.

    record

    ResponderEliminar
  2. 1. Cenas do último episódio: os assistentes de recinto desportivo têm algo a ver com o que ocorre na zona de ligação - balneários/campo, inscreve-se nas suas funções, como legalmente estabelecidas, assegurar a segurança numa zona onde não há - por princípio - espectadores? Inclinamo-nos a responder pela negativa.

    2. Prossigamos a nossa saga sempre sem seguranças e com dúvidas.

    3. Vejamos se o Regulamento de Competições (RC) da LPFP diz algo sobre os assistentes de recinto desportivo. No artigo 18.º, afirma-se que compete aos clubes, na qualidade de visitados, assegurar a manutenção da ordem e disciplina dentro dos seus recintos desportivos, antes, durante e após os jogos neles realizados, mediante policiamento e vigilância adequados. De seguida, adita-se que, sem prejuízo das competências das forças de segurança, as tarefas de controlo de acesso, vigilância, acompanhamento e distribuição de espectadores pelos diversos sectores podem ser exercidas por assistentes contratados pelos clubes visitados ou considerados como tal. Espectadores é, também aqui, como na lei, a palavra-chave. Onde não haja espectadores parece não haver necessidade de assistentes desportivos.

    4. Isso mesmo é de alguma forma confirmado pelo artigo 20.º do RC, que estipula quem, durante o tempo regulamentar, (só) pode entrar e permanecer na zona entre as linhas exteriores do terreno de jogo e as vedações e na área de ligação entre o campo e os balneários. Ora, no elenco das pessoas aí referidas, que vão desde o delegado da Liga até aos funcionários de apoio às acções de promocionais dos patrocinadores da Liga, passando, entre outros, pelos delegados ao jogo, médicos, massagistas, treinadores, jogadores suplentes e fotógrafos da imprensa, não há referência aos assistentes de recinto desportivo. Todavia, o artigo é bem claro (dir-se-ia em contraposição) em prever a presença dos agentes das forças de segurança. E, espero que aqui ninguém tenha dúvidas, uma coisa são as forças de segurança, outra, bem diferente, são os assistentes de recinto desportivo.

    5. Ou seja, no final do episódio de hoje, julga-se que também o RC da LPFP não determina, nem mesmo parece admitir, a presença de assistentes de recinto desportivo nos "túneis".
    JOSE MEIRIM in PUBLICO


    OU seja stewards não são agentes desportivos e a pena de Hulk e Sapunaru não deve exceder os 4 Jogos.

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui, é por isso que eu já tenho candidato à presidência da República: Dr.Fernando Nobre.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Porque razão nos devemos de orgulhar de alguém que nada fez e
    nem vai fazer pelos portuguêses.

    O orgulho é dele e dos amigos que lhe arranjaram um bom tacho.


    O PORTO É GRANDE VIVAO PORTO.

    ResponderEliminar
  5. Nesta terra os incompetentes têm sempre um prémio grande, quando abandonam as instituições públicas, depois de só fazerem asneiras! Sai-lhes sempre o euromilhões!

    Os tachos dourados para os amigos, faz parte da "meritocracia"!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. O treinador ensinou-me, como nunca antes na minha carreira, o que preciso para a minha posição e isso está a dar frutos", comentou.
    __________________
    Palavras do Jogador Falcão em entrevista para a Colombia.

    Por falar em mérito...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...