21 abril, 2010

Trio de Ataque e o fair play de Rui Moreira

Ontem à noite, ainda tentei ver o programa Trio de Ataque, não obstante a sua crescente perda de qualidade, mas a verdade é que não consegui. E não consegui por uma simples razão, é que sempre que ligava a RTPN,  praticamente só se ouvia falar o A.Pedro Vasconcelos. Foi demais!

Consta que o pivôt, é simpatizante do FCPorto, mas se é, não parece. Nem se lhe pede que pareça. O mínimo que se lhe exige é imparcialidade e uma rigorosa gestão dos tempos de antena dos intervenientes, coisa que, objectivamente, não faz, ou não deixam que faça. Como o seu antecessor, o camaleão Carlos Daniel, este Hugo Gilberto também não tem emenda, tal é o facciosismo com que conduz o programa.

Como não suporto ouvir o Cinismo vestido de cineasta ou de outra coisa qualquer, sempre que o homem falava mudava de canal e até esperava pacientemente largos minutos para lhe dar tempo de se cansar, mas não adiantava nada, porque quando sintonizava o canal 8, lá continuava ele, armado em vedeta, a prosapiar.

Fartei-me daquilo, e pulei de estação para ver o que estava a dar no Porto Canal e não perdi pela troca. Vi um novo programa [bastante interessante] dirigido pelo bem humorado Jorge Fiel sobre a instalação de portagens na A28 onde apresentou uma bela ideia para os utentes contestarem mais esse desaforo do Governo Central. Aconselhava os utentes daquela via a bloquearem com carrros "roubados" as vias de acesso a Lisboa, lá, e não aqui, que pouco efeito produz. A ideia é boa mas um tanto arriscada [não sei onde iria arranjar os carros roubados] e além disso, teria custos acrescidos...

De vez em quando carregava outra vez na tecla 8 e lá estava sempre aquele insuportável personagem a falar. É preciso mesmo ter muita paciência. Como poderão constatar no link a vermelho [em baixo], o Rui Moreira chegou ao ponto de dizer "que pensava que estava dispensado de falar no programa".

Esta nossa Democracia é tão prisioneira de demagogias que até quase nos nega o direito de pensar. A Comunicação Social que se produz na TV não é Comunicação Social, é uma caixa viciada de vending. Para ser respeitável e condizente com o serviço que presta devia chamar-se talvez Comunicação Corporativa, ou Comunicação para Lobbys. Tudo, menos Comunicação Social.

O Trio de Ataque, supostamente um programa desportivo, é um programa anti-FClube do Porto, um atentado à inteligência dos espectadores e à própria Democracia. Não consigo por isso compreender, como é que o Dr. Rui Moreira se permite continuar a colaborar num "jogo" daqueles, com os dados todos viciados.

É óbvio que o deixam falar, mas sob critérios editoriais e de repartição de tempos manifestamente arbitrários! A época está a terminar, quem aguentou até aqui, também aguenta até ao fim. Mas, depois disso, talvez aconselhasse o Dr. Rui Moreira a reconsiderar a sua participação num programa cujo objectivo principal é projectar a imagem de um clube e ofuscar um outro, que ainda por cima é o seu.


15 comentários:

  1. JÁ ALGUMAS SEMANAS QUE NÃO VEJO NA INTEGRA O PROGRAMA PELO MESMO MOTIVO. NUNCA OUVI O SR. APV A ELOGIAR A EQUIPA DO PORTO EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA PELO CONTRÁRIO, E AINDA POR CIMA DÁ-SE AO TRABALHO DE GRAVAR OS JOGOS DO FCPORTO PARA DIZER QUE O HULK É UM FLOP. ATÉ PARECE QUE O CARDOZO DOMINA TODAS AS BOLAS E NÃO FALHA GOLOS A BOCA DA BALIZA... SE O FALCAO ESTIVESSE NO SLB JÁ TINHA MARCADO MAIS DE 30 GOLOS NESTA EPOCA

    ResponderEliminar
  2. Ó Rui, vou ver a parte inicial, qua não vi e depois comento.

    ResponderEliminar
  3. O grande problema do Trio D' Ataque e por isso eu raramente vejo, é o senhor que já foi apresentador, saiu, mas condiciona tudo o que diz respeito ao programa. É o benfiquista de Paredes que escolhe os temas e as peças, é ele que manda o aprentador fazer isto e aquilo, dar mais tempo a este ou aquele. É óbvio que assim e como o Hugo Gilberto não faz nada para desagradar ao chefe, o Trio D' Ataque é aquilo...

    Se o Rui Moreira tivesse o estilo do Rui Oliveira e Costa, o Vasconcelos, mesmo com todos os apoios, baixava mais a bolinha.


    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu continuo a vêr, acima de tudo, pelas intervenções do sportinguista! Que nunca lhe doa a voz...
    Tambem gostaria que o Rui Moreira endurecesse o discurso, mas o estilo dele é aquele e pronto.

    ResponderEliminar
  5. O Hugo Gilberto é mais um escravo do emprego, escravo do medo, escravo sem carácter, nem ideias.

    Presumo que, hoje em dia, só tendo este comportamento canino se consegue manter o lugar de trabalho.

    Democracia, é isto mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Já há muito que perdi a paciência com esse e outros programas de idêntica matriz. É uma pura perda de tempo. Ao princípio, alimentei alguma expectativa quanto ao desempenho de Rui Moreira, porém, ao fim de algum tempo, comecei a dar conta da sua pouca convicção na defesa de situações menos favoráveis ao FCP, talvez por lhe ser difícil sobrepor os interesses do clube que lhe cumpre defender às suas próprias convicções. O mesmo comportamento não é assumido pelo dito cineasta subsidiodependente, o qual, encarnando o papel de virgem em bordel, não desperdiça a mínima oportunidade de diminuir, melhor denegrir, os dirigentes e êxitos do FCP, e nunca se expõe, como Rui Moreira, falando das maleitas da sua própria casa e de quem a dirige.
    E José Guilherme Aguiar, ali ao lado? Esqueçam, por favor...

    ResponderEliminar
  7. Amigo Rui Valente

    eu vi antes o primeiro programa do Jorge Fiel e digo que pena é o Porto Canal ser no cabo.
    Muito bom
    até o monarquico e benfas
    Souza Cardoso.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. També eu faço zapping quando o verrinoso cineasta zurra.
    Ontem não vi - esqueci-me ... o que mostra o desinteresse que começo a ter pelo programa, não porque não goste do Rui Moreira que admiro, e até do O. Costa, mas porque é tendencioso e o nosso Rui tem um registo soft de mais para aquela trupe, embora tenha posições correctas mas polidas, como é o seu estilo.
    Bons tempos do Manel Serrão que atropelava a maralha e os levava à loucura...
    Já gora, que ando distraído, como se chama e quando dá o programa do Jorge Fiel? (Ainda por cima um amigo que não vejo faz algum tempo e de quem sou seguidor nos seus Blogs).

    ResponderEliminar
  9. Eu que costumo ver o Trio D'ataque, desta vez não vi e pelos vistos não perdi nada! De certeza que me iria insurgir contra os responsáveis do programa por permitirem que o pseudo-cineasta que se julga detentor da verdade tripudie a seu bel-prazer dizendo o que lhe apetece sem controlo de ninguém!
    Se dúvidas houvesse quanto ao facto da RTP (RTPN) estar ao serviço do SLBosta, elas seriam dissipadas.
    A promoção do clube dos lampeões pela RTP e não só é constante e chega a ser fastidiosa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. ...Se o Rui Moreira tivesse o estilo do Rui Oliveira e Costa, o Vasconcelos, mesmo com todos os apoios, baixava mais a bolinha.

    Bravo, Vila Pouca! É assim mesmo!
    É fantástico como consegues adivinhar o sentir dos portistas!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. ... O Hugo Gilberto é mais um escravo do emprego, escravo do medo, escravo sem carácter, nem ideias.

    Caro Rui Valente, muito bem classificado o tal de Hugo Gilberto.

    É mais um com uma consciência muito elástica...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Caro Jorge Aragão,

    foi a 1ª.vez que vi o programa e já o apanhei quase a acabar. Chama-se "Será assim tão difícil" e é transmitido às 22 horas de 3ªs.feira.
    É uma pena que o Porto Canal não tenha ainda uma grelha de programas completa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Obrigado Rui Valente Vou estar atento. Abraço.

    ResponderEliminar
  14. se eles tivessem inventiva, fosse a isenção a sua postura, pretendessem discutir as situações, dando enfase aos diferentes pontos de vista, teriam um programa sério, onde o tempo fosse administrado com lisura.
    Os espanhóis da televisão pública, tem um a que chamam "59 segundos", que é o que participante tem de cada vez que fala. Aqui, pretende-se dar uma "patine" de democracia, e depois tem estes comportamentos. Cortam e reduzem a palavra, censuram as imagens, e "convidam" os "representantes (?) que mais lhes convém.
    É o Portugal dos "Hyuppies" à moda do Minho...

    ResponderEliminar
  15. É claro, que este Vermelho de Paredes, é que manda a seu belo prazer no canal de televisão pública RTPN; ou pensa que é o dono canal.
    Eu estou convecido, que um dia destes o R.O.Costa se o pseuda- cineasta vermelho (como diz a canção dos Trabalhadores do Comércio)não tiver juízinho leva no focinho e acaba o programa.
    O dr Rui Moreira é boa pessoa! se tivesse um bocadinho mais nervo só
    lhe ficava bem.
    Já à tempos falamos sobre isto: ninguém desiste do programa; porque dá aos paineleiros muito carcahol,muito arame,muito metal.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...