19 maio, 2010

O troca-tintas

Cada vez que ouço o 1º. Ministro falar consolido a convicção de que não há boa política que sobreviva à má formação dos protagonistas. É impossível almejar a um melhor futuro para o país com gente da qualidade do actual 1º. Ministro. Não é o único. Houve outros antes dele que não fizeram melhor, mas nunca como hoje se ouviu tantas vezes um 1º. Ministro afirmar categoricamente uma coisa num dia, e a dizer com igual determinação, o seu contrário, poucos dias depois. Falo do aumento dos impostos, como já perceberam.

Há muito que tenho concluído o diagnóstico sobre o perfil pessoal e político de José Sócrates, só continuo admirado é como a Democracia, da qual, todos tanto esperávamos, permite que alguém com as suas características se mantenha à frente do Governo. É esta vulnerabilidade perversa da Democracia que leva algumas pessoas a concluir que a solução está na Ditadura ou, como diria Manuela Ferreira Leite, a mandar a Democracia de férias durante uns meses para endireitar o país. O problema é que a "solução" podia fazer com que nunca mais regressasse...

É impressionante a naturalidade  como José Sócrates procura convencer-nos da bondade das más notícias. É como ver alguém sorrir à devastação de um tsunami.

Sócrates, vive num mundo imaginário, provavelmente pela origem grega do nome, julga-se um dos doze Deuses do Olimpo. Sócrates é mitológico e irresponsável. A Democracia não pode servir-lhe de palco, tem de se expurgar. Para tanto, bastam duas premissas.

A primeira é respeitar piamente o articulado da nossa Constituição original [1976]. A outra, é encontrar um mecanismo célere e eficaz de exonerar do cargo qualquer governante que revele comportamentos desviantes como o do actual 1º. Ministro.

3 comentários:

  1. Eles sabem que o povo é sereno e por isso, provocam e gozam com a nossa cara a toda a hora. Essa dos impostos com efeitos retroactivos, anunciada por um secretário de estado, é fazer de todos nós uns anormais e uma provocação grosseira que devia merecer do presidente da República uma tomada de posição. Mas Cavaco, que pôs o país em estado de alerta por causa do estatuto dos Açores, agora não diz nada - ainda está nas núvens com a visita do Papa...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Já não há pachorra para ouvir este 1º ministro.
    Lunático, mentiroso, obsecado, megalomano, centralista em fim como
    alguém disse num canal de televisão: um parolo chico- esperto.
    Claro que já passaram muitos ministros noutros governos até à chegada deste que ajudaram afundar este país. O que eu já não me lembro é há quantos anos andamos apertar o cinto.São os responsaveis
    competentes que nós temos no país.

    Cavaco Silva.
    O exemplo mais felagranfe da venda de valores humanos, foi deste presidente da República!... a justificar no seu discurso para promulgar voto dos casamentos entre os homossexuais, falar na conjuntura actual do país, (pensando ele que nós somos ignorantes) O que ele pretendeu foi caça ao voto para as novas eleições para a presidencia da Répública. Enquanto andou com o papa não passou de um Judas.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO

    ResponderEliminar
  3. Sabe Rui Valente,este PM está a prazo,não há-de demorar muito a ser substituido, mas quando pensarmos na diminuição progressiva da qualidade dos nossos políticos,até tremo quando tento imaginar o que vem a seguir!Oxalá isto seja só pessimismo meu..
    Um abraço.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...